Fiat Toro custa a partir de R$76.500

Versão Volcano, topo de linha

A Fiat lançou na noite desta segunda, dia 15, a sua picape Toro. Ela chega em versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. A versão de entrada tem preço de R$76.500.

Serão quatro versões – Freedom 1.8 16V Flex AT6, Freedom 2.0 16V Diesel (com câmbio manual de 6 marchas) 4×2 e 4×4 e a top da gama, Volcano 2.0 16V Diesel AT9 4×4. Mais a série especial de lançamento: Opening Edition 1.8 16V Flex AT6.

Versão Freedom com motor flex

Versão Freedom com motor flex

A fabricante deu nome de Sport Utility Pick-up (SUP). Com cabine dupla de quatro portas, tem capacidade para acomodar até cinco pessoas, levando até uma tonelada. A picape Toro é fabricada no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).hi-mundim-fiat_toro_freedom_flex1

Construído sobre a plataforma global Small-Wide, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas.hi-mundim-fiat_toro_freedom_flex3

A carroceria é apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas. Uma novidade é sua tampa da caçamba, que é bipartida, patenteada pela FCA. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. A tampa facilita o acesso ao compartimento de cargas que tem capacidade para 820 litros e pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu extensor.

Detalhe da caçamba, que tem abertura diferenciada

Detalhe da caçamba, que tem abertura diferenciada

Interior

O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite integração com o motorista; volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”.

Interior da versão Freedom diesel

Interior da versão Freedom diesel

Os bancos trazem regulagem elétrica na dianteira. O porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas.

Detalhes dos bancos da versão Volcano

Detalhes dos bancos da versão Volcano

Tecnologia

A suspensão é totalmente independente na dianteira e traseira. A dianteira traz o sistema McPherson e a traseira é uma multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

O conjunto motor/câmbio (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema sofisticado de fixação, inclusive com coxins hidráulicos, para isolar com eficiência o interior do Toro de ruídos e vibrações.

Interior da versão Volcano

Interior da versão Volcano

Sua direção tem assistência elétrica e a picape conta também com controles de estabilidade e de tração. Ele também chega com sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. Além disso, o Fiat Toro pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).

Interior da Freedom Flex

Interior da Freedom Flex

Em todos os detalhes existe uma preocupação com a segurança, até mesmo na fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.

A chave canivete conta com telecomando. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry ‘N’ Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.

Detalhe do painel na versão Volcano

Detalhe do painel na versão Volcano

Até tarefas corriqueiras de manutenção são aperfeiçoadas com a eletrônica, caso do monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que avisa qualquer irregularidade mesmo com o Toro em movimento. Na tela do painel, avisos também mostram qualquer disfunção ou necessidade de manutenção. Mesmo a direção com assistência elétrica conta com monitoramento através do STC, o controle eletrônico de esterço.

Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o veículo imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

hi-mundim-fiat_toro_freedom_flex1Conheça as versões:

Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4P

Essa versão de entrada vem com o motor 1.8 Flex, tração dianteira, já equipada com câmbio automático de 6 marchas.

Seu motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado e ganhou o VIS (Variable Intake System), tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com o VIS, o Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas revela mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, faixa de utilização na maioria dos grandes centros urbanos.

Usando o câmbio automático de 6 marchas perfeitamente integrado ao motor, com gerenciamento eletrônico, a versão Freedom 1.8 16V garante boa performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro).

Vem equipado de série com piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de partida em subidas) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade.

Para o conforto, a versão Freedom traz também de série banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

Como opcionais, rodas de liga leve de 16”, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus até o teto solar, passando por câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P

Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento do Fiat Toro, a Opening Edition, traz ainda mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta ainda com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. E tem mais: caracterizações exclusivas da versão, como revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4×2 e 4×4

O Freedom também tem duas outras versões com o consagrado motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA. Tem potência máxima de 170 cv e mostra o excelente torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Estas duas versões do Toro Freedom trazem sempre câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4×2 ou 4×4.

Elas trazem todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel com tração 4×2 vem ainda com Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter.

O Toro Freedom 2.0 diesel 4×4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Volcano, a versão topo da gama do Fiat Toro

Como topo da gama, o Fiat Toro tem a versão Volcano. Ela chega com as mesmas vantagens do motor 2.0 turbodiesel, com o câmbio automático de 9 marchas e com tração nas quatro rodas.

O Toro Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores, e traz ainda mais: ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos) e muitas outras tecnologias.

O Fiat Toro chega na rede de concessionárias da marca com 3 anos de garantia de fábrica completa e ainda traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.

Outra comodidade que a marca inaugurou com o Fiat Toro é o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.

Preços:

✔Freedom 1.8 flex, AT6 4×2 – R$76.500
✔Opening Edition 1.8 flex AT6 4×2 – R$84.400
✔ Freedom 2.0 Diesel MT6 4×2 – R$93.900
✔Freedom 2.0 Diesel MT6 4×4 – R$101.900
✔Volcano diesel AT9 4×4 – R$116.500