Começa nesta sexta, dia 20 e segue até o dia 29 de julho, o 2º Festival Infantil: O Teatro vai ao Shopping na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping.
Serão 10 dias de espetáculos, sempre às 17 horas, com artistas da cidade e da região.
Na programação, teatro de máscaras, teatro para bebês, teatro de bonecos manipulados, montagens clássicas e espetáculos circenses.
Nesta sexta, dia 20, a estreia será com o Circo Biruta. A peça é uma produção da Cia. Palhaçaria Gisele Lançoni e Cia. Livre de Teatro, que resgata a tradicional arte mambembe.
“O objetivo com a realização do festival é transformar o shopping em um espaço para a disseminação da arte e cultura. Além disso, incentivar a produção local e movimentar a cena teatral da cidade, além de oferecer entretenimento de qualidade”, conta Ayla Farias, organizadora do evento.
Espetáculos do Festival de Teatro Infantil:
- Dia 20, Nina e Carambola (Cia. Da Casa Amarela);
- Dia 21, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Grupo Teatro de Sala);
- Dia 22, Show de Bonecos (CiaCômica);
- Dia 23, Tomie (Cia. Da Casa Amarela);
- Dia 24,Cuidado com a Cuca (Cia. Apocalíptica);
- Dia 25, A Fabulosa História do Patinho Feio (Mídia Produções);
- Dia 26, Circo Biruta (Palhaçaria Gisele Lançoni & Cia. Livre);
- Dia 27, Pequenas Coisas Espetaculares (Palhaço Purunga);
- Dia 28, Adondedormem (Cia. O Que Será de Nós?!);
- Dia 29, O Casório de Floripe (Varanda Produções Teatrais).
Todos às 17h. A entrada é gratuita.
Sinopses:
Dia 20 – Nina e Carambola – Cia. Da Casa Amarela
Uma delicada e divertida história sobre a ratinha Nina que acaba de perder seus pais e tem que encarar o mundo hostil de ratos, gatos e humanos. Nesse delicado momento, depara-se com o faminto Gato Cinza – devorador de camundongos. Entre fugas e batalhas, os dois descobrem muito em comum e passam e confrontar conceitos de sobrevivência. Inspirado no livro “Ficar triste não é ruim”, de Michaelene Mundy.
Texto e Direção: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Coreografias: André Perosa
Dia 21 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Grupo Teatro de Sala
O Grupo formado por jovens atores traz para a cena a história de amor impossível entre dois seres de diferentes espécies. O espetáculo conta o lindo romance vivido por dois animais tão distintos: a formosa andorinha e o temido gato. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo.
Texto – Livre adaptação da obra de Jorge Amado
Direção – Murilo Gussi
Cenografia – Marcelo Mitsu
Dia 22 – Show de Bonecos – CiaCômica
“Show de Bonecos!” Um show de variedades musicais com bonecos de manipulação direta, sem texto, onde vários quadros, uma sequência de números musicais, formam o espetáculo.
Direção, cenografia, bonecos e figurinos: João Guerreyro
Dia 23 – Tomie – Cia. Da Casa Amarela
Primeiro espetáculo da Trilogia de Teatro para Bebês da Cia da Casa Amarela, Tomie é um exercício de sensações que viaja pela vida e obras da artista plástica Tomie Ohtake. A proposta é a iniciação estética dos bebês por meio de formas, sons e sensações que as obras da artista proporcionam. Uma aventura delicada pelo universo da pintura.
Texto e Direção: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Dia 24 – Cuidado com a Cuca – Cia. Apocalíptica
A história do espetáculo se passa numa floresta onde os animais, a flora, os índios e os seres fantásticos do Folclore viviam em perfeita harmonia. Com o passar dos anos, a modernidade aos poucos foi tomando conta desta floresta e com a chegada de outras culturas todo o meio ambiente se desestruturou. Alguns seres como a Cuca e o Saci se deixaram influenciar por cada novidade. Já os irmãos Curupira e Caipora se agarraram com toda a força que tinham às suas raízes e continuam protegendo a floresta.
Dia 25 – A Fabulosa História do Patinho Feio – Mídia Produções
Bonito? Feio? Diferente. A beleza está nas diferenças. Um ovo maior que os outros aparece no ninho e nasce um “patinho” estranho e desengonçado. Todos o achavam feio, mas com o tempo ele acaba vivendo aventuras que lhe mostrarão quem realmente é. O clássico de Hans Christian Andersen é uma história de superação, um grito de amor frente ao preconceito e a intolerância.
Direção e Cenografia: Daniel Neves
Dia 26 – Circo Biruta – Palhaçaria Gisele Lançoni & Cia. Livre
Um casal de palhaços, dono de um circo antigo, foi abandonado pelos demais artistas da trupe. Ao ficarem sozinhos, Boo e Tango Loko se desdobram de uma forma mais atrapalhada do que nunca, encenando números imperdíveis. Um espetáculo para toda a família com o compromisso de resgatar a essência do circo mambembe.
Texto: Gisele Lançoni e Anderson Niels | Direção: Leandro Aveiro |Cenário, Figurinos e Adereços: João Guerreyro
Dia 27 – Pequenas Coisas Espetaculares – Palhaço Purunga
Purunga é um palhaço de rua que busca mostrar a importância da participação ativa de todos, seja na política, na educação das crianças ou num simples espetáculo em praça pública. Com números de equilibrismo, malabarismo e magia cômica, provoca riso e brilho nos olhos das crianças e devolve o olhar infantil para os adultos.
Roteiro, direção e atuação: Tiago Oliveira Dantas
Dia 28 – Adondedormem – Cia. O Que Será de Nós?!
Os palhaços Dona Miúda e Tatugambetta surgem com seus colchões em busca de um lugar para dormir. Entre uma tentativa de soneca e outra, muita brincadeira e situações cômicas.
Dia 29 – O Casório de Floripe – Varanda Produções Teatrais
No distante reino de Catigarragafun, a desbaratinada Barata Floripe encontra 1 tostão durante uma faxina em seu velho baú. Diante da notícia espalhada aos quatro ventos, surgem inusitados pretendentes a se casar com Floripe, que se depara com uma grande dúvida: Com quem se casar?
Direção: Guilherme Hernandes
Máscaras: Laura Barbeiro