Conheça os tipos de manutenção veicular

De acordo com o último levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), de janeiro deste ano, o Brasil tem mais de 49 milhões de veículos de passeio nas ruas. Com tantos veículos em atividade, não são poucos os serviços de reparação necessários e disponíveis no mercado automotivo. No entanto, o que muitos motoristas não sabem é que existem tipos diferentes de manutenção e períodos específicos para cada uma. Para ajudar os motoristas, o Cesvi Brasil reuniu algumas dicas que explicam as diferenças e quando procurar pelas manutenções preditivas, preventivas e corretivas.

Durante a manutenção preventiva, que como o próprio nome diz é realizada mesmo quando o veículo não apresenta nenhum problema no intuito de preveni-lo, o motorista deve ficar atento ao prazo dado pelas montadoras – disponíveis no manual do proprietário – para as revisões periódicas e assim não perder nenhuma data ou quilometragem especificada. Entre os diferentes tipos de manutenção, essa é a mais indicada para manter a segurança do veículo, a qualidade de performance e conservação do carro, sem chegar ao ponto de ocorrer falhas ou quebras de peças.

“Nesse processo, é essencial que o motorista também monitore e verifique se, de fato, a montadora revisou os itens dispostos nos manuais. É nesta etapa em que as peças e fluidos são verificados pela equipe técnica, a fim de prevenir eventuais problemas mecânicos”, afirma Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil.

É durante a manutenção preventiva que a preditiva pode ser realizada. “Nessa etapa, é realizada uma análise das peças do carro por técnicos especializados, via um monitoramento minucioso dos componentes do veículo, com o objetivo de identificar e avaliar peças que estão no final de sua vida útil, pois caso isso não seja realizado, os danos podem ser maiores, o que levaria a uma manutenção corretiva. Saber quais peças estão mais desgastadas é essencial para evitar gastos extras”, complementa.

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O terceiro tipo de manutenção, e também a mais cara, segundo o executivo, é a corretiva. “A prática consiste em todo tipo de reparação parcial ou troca completa da peça para a restauração imediata do veículo. Ou seja, só é realizada quando o problema existe e a troca de alguma peça for imprescindível para que o veículo volte a funcionar. Por terem a necessidade de uma reparação emergencial e pela possibilidade de extensão de avarias para outros componentes, a manutenção corretiva muitas vezes acaba encarecendo os custos e estendendo o tempo que o carro fica parado, causando ainda mais dor de cabeça ao motorista”, comenta.

O especialista comenta a importância de cada uma das manutenções e quando utilizar cada uma. “As manutenções preventivas e preditivas são importantes e fundamentais para manter as boas condições do carro e garantir a segurança no trânsito, acima de tudo. Cada uma, no entanto, tem as suas particularidades. As manutenções preventivas e preditivas existem para evitar imprevistos; aqui, o objetivo é a prevenção. Já na corretiva, o objetivo é reparar para que o veículo volte a rodar”, finaliza.

Confira uma lista de recomendações do Cesvi para uma manutenção preventiva:

Troca de óleo
Principal responsável por manter a lubrificação interna do motor, o óleo deve ser substituído seguindo as recomendações do fabricante do óleo e as especificações da montadora, evitando que haja deterioração do produto o que pode acarretar em atrito entre as partes mecânicas e o desgaste prematuro dos componentes.

Dica: verifique periodicamente o nível do óleo do veículo. Caso ele esteja baixo, vale levar o carro ao mecânico da sua confiança para identificar a causa.

Líquido de arrefecimento
É importante verificar o nível do reservatório de arrefecimento do motor. Esse fluido faz parte de um sistema que tem a função de manter o motor em temperatura ideal de trabalho, com o objetivo de evitar um superaquecimento que danificaria as demais peças importantes para seu funcionamento.

Dica: Fique sempre atento à qualquer indicação de superaquecimento do motor. Essa indicação pode ser feita através de luzes indicativas ou por meio de indicadores de temperatura no painel de instrumentos do veículo. A avaliação periódica do nível do reservatório também é recomendada.

Filtro de óleo
Responsável por eliminar eventuais impurezas contidas no óleo, como as partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis internas do motor.

Dica: essa troca é recomendável ser realizada periodicamente ou sempre quando se substitui o óleo por outro de especificação diferente do utilizado anteriormente, evitando que as sujeiras não danifiquem itens específicos, como pistão e válvulas do motor.

Filtro de ar
Outro item responsável por barrar impurezas, o filtro de ar do motor bloqueia as partículas do ar que é aspirado pelo motor do veículo, deixando apenas o ar puro ir para a câmara de combustão.

Dica: a falta de troca desse componente pode dificultar a entrada de ar no motor e provocar o aumento do consumo de combustível.