Chevrolet S10 chega com wi-fi nativo e mais tecnológica

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021

A Chevrolet S10 está completando 25 anos no Brasil. A primeira picape média nacional também comemora outro feito: a produção de 1 milhão de unidades no país.

Dessas, 750 mil unidades foram comercializadas no mercado local, o que faz da S10 a única picape do segmento a alcançar tal volume. As 250 mil unidades restantes foram destinadas à exportação. Todas elas saíram do complexo industrial da GM em São Jose dos Campos – SP.

E para celebrar, a nova versão da picape chega recheada de novidades.

A S10 atualmente é oferecida em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4). A novidade é a volta da oferta da 2.8 com câmbio manual (LS 4×4).

Ao todo são 12 configurações para o campo ou cidade.

Além da ampla disponibilidade de itens tecnológicos, como acionamento remoto do motor, alerta de saída involuntária de faixa e direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos, a S10 se diferencia pela oferta de equipamentos exclusivos.

Entre eles, o sistema de telemática OnStar e o CPA (CentrifugalPendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração além do consumo de combustível.

Em relação aos equipamentos, a versão 2021 da picape passa a ser equipada com 6 airbags de série em todas as versões, enquanto a LTZ e High Country seguem com o alerta de colisão frontal, mas agora atualizado com frenagem automática e detector de pedestres. A câmera de ré ganha linhas para auxiliar o engate de reboques. A estrutura também foi reforçada, com 20% a mais de resistência.

Nova S10

O agronegócio é o setor que mais cresce na economia, e a forte ligação da Chevrolet S10 com o campo ganha ainda mais relevância. A picape chega à linha 2021 com uma série de recursos inovadores que agregam produtividade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo.

Da pecuária até a agricultura de precisão, tudo gira em torno da conectividade. Além disso, a picape acaba se transformando no escritório do homem do campo e a internet é uma ferramenta de trabalho estratégica para administrar e operar o negócio em tempo real.

O sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo da Nova S10, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

O wi-fi nativo oferece conexão para até 7 dispositivos.

A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet.

Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, a mais avançada disponível no mercado.

A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país.

Evolução da S10 no Brasil

Desde a chegada no país, a S10 não parou de se transformar. Foram diversas evoluções estruturais, mecânicas, tecnológicas e de aparência.

Confira as principais delas, por ano ou modelo:

Legado começou há 25 anos no Brasil. Derivada do modelo norte-americano, a S10 brasileira chegou em 1995 com design mais aerodinâmico e itens de luxo.

A primeira picape média produzida no país estreou com o conjunto cabine simples, motor 2.2 EFI de 106 cv, transmissão manual de cinco marchas e opção de freios ABS nas rodas traseiras.

Apenas um ano após o lançamento, surgia a versão cabine estendida, com 37 cm a mais de entre-eixo, suficientes para acomodar dois bancos traseiros, escamoteáveis.

Em 2007, a picape ganhou motor bicombustível. O motor 2.4 FlexPower entregava até 147 cv.

S10 com mais espaço

A mais impressionante evolução da S10 foi apresentada em fevereiro de 2012. Uma picape completamente nova do ponto de vista de aparência, estrutura e dirigibilidade.

Alinhada com a “irmã” Colorado norte-americana, a S10 nacional progrediu em tamanho, chegando a 5,35 metros de comprimento, tornando o habitáculo e a caçamba ainda mais espaçosos – o veículo tinha a maior capacidade de carga da categoria (1,3 tonelada).

No novo painel, sobressaia o quadro de instrumentos, inspirado no do Camaro, e o seletor giratório da tração 4×4 no console central. A lista de equipamentos disponíveis ganhou itens como o ar-condicionado digital e o controle eletrônico de estabilidade e tração.

Estreava junto o motor 2.8 Turbo Diesel CTDi com duplo comando de válvulas e turbocompressor de geometria variável. A transmissão também era nova, tanto a manual de cinco marchas como a automática, agora de seis velocidades.

No ano seguinte, o motor turbo diesel teve aumento de potência, de 180 cv para 200 cv, e de torque, de 47,8 kgfm para 51 kgfm. Já a cabine passou a contar com o multimídia MyLink com leitor de CD e DVD e um navegador GPS incorporado ao sistema.

Conectividade total

A S10 ganha em 2016 uma nova dianteira e rodas, além de uma série de novos equipamentos tecnológicos, como alerta de colisão e de saída involuntária de faixa, faróis com LED, acionamento do motor por controle remoto, OnStar e multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.

O utilitário da Chevrolet ainda passou por um “regime” para ficar mais leve e econômica. Também evoluiu dinamicamente, principalmente em uso urbano, com a adoção da direção elétrica inteligente e da nova suspensão.

Tabela de preços Chevrolet S10 2021

  • Chevrolet S10 Advantage 2.5 Flex 4×2 MT – R$ 125.390
  • Chevrolet S10 LT 2.5 Flex 4×2 AT – R$ 141.990
  • Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex 4×2 AT – R$ 146.790
  • Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex 4×4 AT – R$ 156.690
  • Chevrolet S10 LS 2.8 Turbodiesel 4×4 MT – R$ 169.200
  • Chevrolet S10 LT 2.8 Turbodiesel 4×4 AT – R$ 187.590
  • Chevrolet S10 LTZ 2.8 Turbodiesel 4×4 AT – R$ 206.190
  • Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbodiesel 4×4 AT – R$ 213.290