Chevrolet Nova Montana esgota lote de pré-venda

Nova Montana chega às concessionárias em fevereiro de 2023

Apresentada no dia 1º dezembro, a Nova Montana 2023, lançamento mais aguardado da Chevrolet, já vendeu as duas mil unidades disponibilizadas para a pré-venda. A Nova Montana estreia nas concessionárias Chevrolet a partir de fevereiro de 2023.

De acordo com a General Motors, todas as duas mil unidades disponibilizadas para na pré-venda foram vendidas no mesmo dia da apresentação. Agora, os interessados devem procurar as concessionárias da marca e aguardar até fevereiro.

Os preços na pré-venda da nova Montana foram de R$ 134.490, para a versão LTZ e R$ 140.490, para o pacote de topo de linha Premier (esta das fotos). No site da Nova Montana, o prazo de entrega das 2 mil unidades da pré-venda está previsto entre fevereiro e maio de 2023.

O modelo inaugura um novo conceito de picape médio-compacta, ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e a robustez de uma picape.

Nova Montana chega às concessionárias em fevereiro de 2023

“Este conceito inovador da Montana se encaixa perfeitamente nos novos hábitos, valores e necessidades do consumidor, que busca um estilo de vida mais saudável, com melhor harmonia entre o trabalho e o lazer, com mais produtividade e satisfação. Somente um carro tão multifuncional e disruptivo poderia entregar tudo isso com qualidade e prestígio”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A Nova Montana tem 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. A inédita caçamba Multi-Flex é um diferencial importante do produto e foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante (874 litros). Traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento.

A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque. A oferta de equipamentos para a Nova Montana inclui: seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

A Nova Montana é um projeto desenvolvido em parceria com os centros tecnológicos da GM na America do Sul, América do Norte e Ásia. Chega como o maior integrante da família de veículos global da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker.

Interior da Nova Montana traz sofisticação e acabamentos premium

Nova Montana oferece melhor aproveitamento de espaço

A Nova Montana é o primeiro modelo de produção local escolhido para estrear a nova identidade de design global da Chevrolet, que se caracteriza pelo conjunto ótico bipartido na dianteira.

Por isso a picape traz a luz de posição (DRL) na parte superior. Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados.

Ao mesmo tempo que o consumidor deseja uma picape mais espaçosa para a família, ele se preocupa também com as dimensões do veículo, principalmente pelo tamanho das vagas de estacionamento disponíveis em grandes centros urbanos. O uso de materiais mais leves e resistentes para a carroceria dispensam a necessidade de um motor grande para empurrar o veículo. Isso permitiu aumentar a área destinada à cabine e garantir amplo volume para carga.

A Nova Montana traz pelo menos 20 milímetros a mais para o joelho do passageiro traseiro em relação a concorrência. A ergonomia é outro destaque deste projeto, que se traduz na melhor acomodação dos até cinco ocupantes.

As rodas de 17 polegadas, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam este aspecto aventureiro.

A Nova Montava estreia com o conceito de tela do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca. O multimídia está na parte superior do painel e seu visor de 8 polegadas, por ficar na posição horizontal, facilita a leitura principalmente de mapas de navegação e reduz a possibilidade de distração ao volante.

Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente

O MyLink da Nova Montana, aliás, é um dos mais avançados do mercado e oferece Wi-Fi com sinal de internet até 12 vezes mais estável e sistema de telemática avançada OnStar integrados. Projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play também fazem parte do pacote de conectividade, que ainda oferece atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução magnética.

A Nova Montana chega como a primeira picape equipada com Wi-Fi e OnStar de série em todas as versões.

Ao todo, são mais de 50 padrões de acabamento, que variam conforme a função e aplicação do componente. Nas versões Premier, por exemplo, elementos do painel, bancos, portas e console trazem revestimentos premium.

Robustez de picape e caçamba Multi-Flex

O consumidor de picapes médio-compactas está mais interessado nos objetos que ela consegue devidamente acomodar na caçamba do que necessariamente na capacidade de peso total, que quase nunca chega a ser utilizada.

Por isso a relação entre comprimento, altura e largura do compartimento de carga da Nova Montana considera os itens que as pessoas mais costumam transportar, seja para viagens em família, atividades do trabalho ou aquelas habituais do dia a dia.

A questão é que além de objetos mais volumosos, como um móvel, um carrinho de bebê ou uma bicicleta, o consumidor costuma levar também itens menores, como compras de supermercado, malas ou caixas de ferramentas. Para atender perfeitamente estas duas situações, a Chevrolet está lançando com a Nova Montana a caçamba inteligente Multi-Flex além de uma ampla linha de acessórios. Ao todo são mais de 20 itens para otimizar o transporte de carga.

Caçamba Multi-Flex da Nova Montana com as divisórias Multi-Board

Um dos acessórios mais interessantes são as divisórias Multi-Board. Ele é composto por quatro peças. Dois trilhos que vão fixados no porta-objetos lateral da caçamba, uma grande prateleira e uma prancha, que podem ser encaixados em seis posições diferentes. Com a prateleira e a prancha na horizontal quase à meia altura, cria-se uma caçamba de dois andares. Como a prateleira tem como ser posicionada logo na entrada da caçamba e possui diversos compartimentos, dá para acomodar facilmente ali objetos menores, para que eles não viagem soltos. Ganchos na parte inferior permitem ainda pendurar sacolas e mochilas.

Uma das maiores queixas dos donos de picape no uso urbano é quanto a intrusão de água na caçamba em dias de chuva. Para a Nova Montana foi desenvolvido um sistema inovador de vedação da capota marítima. Esta solução foi pensada para os consumidores que pretendem utilizar a caçamba como um porta-malas gigante ou para aqueles que desejam maior nível de proteção no transporte de objetos. Há opção também de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto.

Mecânica customizada e dirigibilidade de SUV

O segmento de picapes cresceu quase 50% em participação de mercado na última década no Brasil. Uma das razões deve-se ao fato deste tipo de veículo ter evoluído principalmente em comodidade e sofisticação. A Nova Montana chega para elevar ainda mais esse patamar e foi pensada para agradar igualmente ao público feminino. Afinal, as mulheres são grandes apreciadoras de automóveis versáteis, bem-acabados e agradáveis de dirigir.

A Nova Montana é o mais recente integrante da família de veículos globais da Chevrolet, já composta por Onix, Onix Plus e Tracker. Todos referência em seus respectivos segmentos e campeões de vendas na América do Sul. Eles têm carroceria, dimensões e acerto dinâmico distintos para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

O Onix e Onix Plus têm plataforma de mesma largura. Mas enquanto o hatch traz acerto de suspensão e direção mais esportivo, o sedã caracteriza-se pelo maior espaço para o banco traseiro e porta-malas.

O Tracker e a Nova Montana compõem uma outra dupla, por compartilharem uma plataforma mais larga e sofisticada. Apesar de apresentarem um comportamento dinâmico e uma performance muito semelhante, diferem bastante em estilo, comprimento e na calibração.

A picape costuma ter uma maior variação de condições de uso e muitas vezes reforços estruturais são necessários. No caso da Nova Montana, customizamos toda a mecânica para que o veículo tivesse o maior conforto e a melhor dirigibilidade da categoria, vazia ou carregada.

Algumas dessas inovações da Nova Montana estão na suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável. Ela ajuda a manter o veículo sempre estável e confortável, independentemente se ele está transitando com carga mínima ou máxima.

Já o sistema de freios da Nova Montana foi reforçado para ser um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recursos tecnológicos:

Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento. A picape é capaz de identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do equipamento são mais intensas. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.

O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.

Outro segredo do excelente desempenho da Nova Montana está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, com uma central que permite até 3 vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior. Tudo isso potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, sempre de seis marchas.

Até por isso a Nova Montana tem uma relação entre aceleração e consumo de combustível superior à média do segmento, de acordo com projeções da GM.

Neste contexto, a futura representante da Chevrolet chega, entre as picapes automáticas, como a campeã em economia. O veículo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.