A última Kombi

Chegou a hora do adeus. Após 56 anos ininterruptos de produção no Brasil, a Volkswagen tira a Kombi da sua linha de produção.

O veículo tem a história de maior longevidade na indústria automobilística mundial.

E para dar o adeus em grande estilo, a marca lança a Kombi Last Edition, oferecida a partir deste mês de agosto, com preço de R$ 85 mil.

Com 600 unidades, a série especial traz pintura em dois tons “saia e blusa” e equipamentos exclusivos.

As unidades serão numeradas com placa de identificação no painel e certificado de autenticidade.

A Kombi é produzida no Brasil desde 2 de setembro de 1957.

Até julho de 2013 foram produzidas 1.551.140 unidades do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Kombi: interior com tratamento especial

O interior da Kombi Last Edition tem acabamento e itens diferenciados.

Vem com cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro.

As braçadeiras trazem o logotipo ‘Kombi’ bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970.

Os bancos têm forração especial de vinil: bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca).

As laterais e as costas dos assentos têm acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O modelo tem capacidade para 9 ocupantes.

O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas também é de vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas.

O assoalho e o porta-malas são recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo material que reveste o estepe.

O revestimento do teto é em material não tecido Stampatto.

Edição especial

No painel, um dos destaques é a plaqueta de alumínio escovado que identifica a série especial, com o número correspondente a uma das 600 unidades.

Por exemplo: a primeira unidade levará a placa “001/600”. O sistema de som tem LEDs vermelhos, lê arquivos MP3 e possui entradas auxiliar e USB.

Motor da Kombi

O modelo é equipado com o motor EA111 1.4l Total Flex.

Desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm.

O torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm.

O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas são de 14 polegadas, com pneus 185 R14C.

Todo mundo na “Kombosa”

Quem não tem uma história, uma lembrança com a Kombi? A minha é, claro, no jornal, quando saíamos na “Kombosa” para fazer reportagem.

Confesso que na maioria das vezes ela era evitada, pois não tinha ar-condicionado….rs

A Kombi, aliás, é utilizada em diversos segmentos e é sempre lembrada como ícone hippie.

Servia como ambulância, viatura policial, veículo do Corpo de Bombeiros, veículo de lazer, escritório volante, biblioteca circulante, carro funerário…

O cinema foi um dos responsáveis em popularizar a Kombi.

Ela está presente na animação Cars, Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine), Diamante de Sangue (com Leonardo Di Caprio e em Goodbye Bafana. Lars von Trier, diretor de Dogville e Breaking the Waves, dirigiu da Dinamarca até Cannes em uma Kombi.

A história da Kombi

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940, que combinou o conjunto mecânico do Volkswagen Sedan em um veículo de carga leve.

Lançada na Alemanha em 1950, o modelo foi adotado tanto para transporte urbano de carga como para levar passageiros. Seu motor era o quatro-cilindros 1.2l com refrigeração a ar e 25 cv.

Ao lado do Fusca, a Kombi marcou o início das atividades da Volkswagen no País, há 60 anos.

Sua montagem começou no ano de 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

A partir de 2 de setembro de 1957 o modelo passou a ser efetivamente produzido no Brasil, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

A Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo do Fusca – e o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha.

O nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.

Na Alemanha o modelo recebeu o nome VW Bus T1 (Transporter Número 1).