A evolução do Kia Sportage 2017

A Kia lançou a 4ª geração do Sportage no Brasil. E ele está mais sofisticado em conta agora com muitos itens de conforto e de segurança.Desde o seu lançamento no Brasil, em 1996, foram comercializados 554 mil unidades da 1ª geração (de 1996 a 2002), 842 mil unidades da 2ª geração (2004-2009) e pouco mais de 1,6 milhão da 3ª geração, a montadora espera ultrapassar a marca de 3
milhões de unidades com a 4ª geração, no período médio de 5 anos. O Sportage chega em duas versões, a EX e a LX.

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José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors

“Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe”, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, diz.

As versões do Kia Sportage

As versões do Kia Sportage

Uma coisa logo se vê. O SUV da Kia ficou mais bonito e imponente. E se por fora já chama a atenção, espere até olhar o novo interior. O acabamento melhorou muito. O painel está mais refinado. De espuma injetada, ficou mais suave ao toque. O mesmo material reveste as portas, que contam com detalhes em black piano e aço escovado.

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E a marca não está para brincadeira. Durante a apresentação do Sportage, foram apresentados os seus principais rivais. E entre eles, estão o Audi Q3, BMW X1, Land Rover Discovery Sport, Toyota RAV4, Honda CR-V e Mercedes GLA . E pretende disputar no segmento oferecendo menos preço e mais equipamentos.

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Como opcionais, agora oferece controle de assistência em aclives, faróis de neblina em LED, detector de ponto cego, assistente de tráfego e seletor de modo de condução. Nesta versão, no entanto, deixou de fora a tração 4×4. E outro ponto positivo é o espaço interno. Esta versão ganhou mais 40 mm no comprimento (4.480 mm), mais 30 mm na altura (1.655 mm), 30 mm (2.670 mm) na distância
entre-eixos e manteve a largura de 1.855 mm, ante as medidas do modelo anterior. Além de mais espaço para os ocupantes, o Sportage oferece agora mais espaço também no porta-malas. A capacidade subiu de 740 litros para 868 litros.

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No visual externo, detalhe para os faróis de neblina em LEDs, que foram divididos em quatro “canhões”e as rodas aro 19″. Estes itens são exclusivos da versão EX topo de linha. Falando em conforto interno, o banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no do passageiro são oito). No banco traseiro, há oito posições de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).

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Interior da versão EX, topo de linha

Na versão de entrada, a LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm (bom para pessoas de baixa estatura); porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.

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Já na versão topo de linha, a EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2.

Motor

A 4ª geração do Sportage está disponível com motor 2.0 litros, flex, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Abastecido com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm. As duas versões contam com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. A direção é elétrica progressiva.

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Segurança

Entre os equipamentos de série de segurança, estão o acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; o acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.

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Versão topo de linha, a EX

Na versão topo de linha, a EX, o Sportage traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).

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Nesta quarta geração, o Sportage teve aumento em 33 pontos percentuais na utilização de aço avançado de alta resistência na construção de sua carroceria, passando de 18% para 51% do total de aços empregados. Por causa disso, ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco estrelas no NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration e pontuação máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety.

Como ele anda

Apesar do curto teste drive, de apenas 60 quilômetros divididos entre dois motoristas, pude perceber o conforto interno, o melhor acabamento, maior gama de equipamentos e também a segurança em dirigir. Estes foram, na minha opinião, os principais destaques deste SUV. Dirigi a versão topo de linha, a EX, com teto solar e bancos em couro (A LX tem bancos em tecido).

O quadro de instrumentos está mais fácil de ler. O computador de bordo traz informações como velocímetro digital. Falta no Sportage a medição de consumo. Encontrar uma posição de dirigir é fácil, graças ao ajuste elétrico dos bancos e também do volante, que agora pode ser ajustado em altura e profundidade. O volante, aliás, está com um visual mais bonito, mais esportivo.

Durante o teste drive do Kia Sportage

Durante o teste drive do Kia Sportage

As suspensões são independentes nas quatro rodas e estão bem calibradas. A direção elétrica dá mais firmeza e segurança na hora de dirigir em velocidades mais altas. Ponto positivo para o isolamento acústico. Mal dá para ouvir o ruído do motor. O Sportage está mais silencioso.

Equipado com motor 2.0, nas subidas há momentos de falta de torque. Neste momentos, o ideal é fazer opção das trocas manuais. O câmbio automático faz trocas suaves. O Sportage é um SUV para quem busca conforto e segurança.

E se você quer saber sobre consumo, o modelo levou nota C no selo de eficiência energética do Inmetro. Com etanol, faz média de 6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. Com gasolina, 8,7 km/l na cidade e 11 km/l, na estrada.

Topo do ranking

E no mesmo dia do lançamento do novo Sportage, a Kia recebia uma importante notícia. Pela primeira vez em 27 anos, a marca ficou no topo do ranking de qualidade inicial elaborado pela J.D. Power nos EUA. A marca coreana bateu Toyota, Hyundai, Porsche e Lexus.

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Isso quer dizer que nos primeiros 90 dias de compra,o índice verifica o número de ocorrências a cada 100 veículos vendidos. Quanto menor o número, melhor avaliada a marca e o modelo. Em 2016, a média geral da indústria norte-americana foi de 105 problemas a cada 100 veículos, sendo que a Kia registrou 83.

Em segundo lugar, ficou a Porsche, com 84. Em seguida estão Hyundai (92), Toyota (93) e BMW (94). As cinco piores fabricantes foram a MINI (127), Land Rover (132), Volvo (152), Fiat (174) e a smart (216).

Preços do Kia Sportage 2107:

LX – R$ 109.990,00
EX – R$ 134.990,00

*O Hi-Mundim viajou a convite da Kia Motors do Brasil