Grito Rock em Mirassol chega a 4ª edição

Uma ideia que nasceu do trabalho colaborativo e rola em todo o Brasil, a 4ª edição do Grito Rock acontece no dia 12 de março, em Mirassol, SP. E quem promove é o Barata Coletivo – uma galera que gosta de impulsionar a cultura e que não quer deixar morrer o espírito “bate cabeça”.

Em 2016, diferente dos anos anteriores,  evento acontece no sábado (e não no domingo. Bom, pois dá pra aproveitar mais e descansar no dia seguinte 😉 ), a partir das 15 horas, no Recinto Leopoldo Gottardi, em Mirassol. A proposta é conectar ainda mais gente pela arte.

“Vamos movimentar mais uma vez a cidade expondo artistas independentes, intervenções, obras, apresentando produtores, parceiros e colaboradores dispostos a produzir e a compartilhar com o público um dia além do comum, que possa integrar pessoas, impulsionar conhecimento e diversão. É disso que a gente realmente precisa, não de manchete ruim”, ressalta a organização.

Serão seis atrações musicais – selecionadas entre as mais de 370 bandas inscritas – que irão apresentar ao público músicas autorais com uma pegada que varia do metal a suavidade do reggae. As bandas O.UD.N (Death Metal), The’Brisantinos, Above Reality, Samara Bueno & The Black Wolves e o Rhafaman vão fazer muito barulho.

Além dos shows, a artista rio-pretense ANNA M.O é uma das convidadas e aterrissa em Mirassol com sua série de ilustrações “Vaginarte” (2015), “África” (2015), “Flores de raiz” (2015) e “O que não é branco” (2016). A desenhista aborda as temáticas de sexualidade feminina, identidade étnico-racial e racismo.

“Todas as séries têm a intenção de despertar a reflexão sobre diversos tipos de opressões vividos em nossa sociedade”, diz Anna. Os interessados em adquirir seu trabalho podem escolher uma das obras das séries “Flores de raiz” e “África” que estarão à venda* no dia do evento, além de produtos da lojinha da artista.

Tradicionalmente, durante o Grito Rock também rola graffiti, com diversos artistas da região, e slackline. A parceria do Grito Rock Mirassol com a assessoria de meio ambiente da Prefeitura Municipal vai permitir a distribuição de 30 mudas de árvores gratuitamente para a população no dia do evento.

Quem toca

O.U.D.N

hi-mundim-grito-rock-OUDN

Deslanchando em uma região considerada o “berço do sertanejo”, a O.U.D.N. mostra como se toca Death Metal. Crescendo e conquistando o público com suas canções autorais, a O.U.D.N. foi uma das revelações do Planeta Rock 2015, evento que rola em São José do Rio Preto, SP. Em fevereiro do ano passado, a banda lançou seu primeiro EP (Save us From Ourselves) e já em agosto foi campeã do festival rio-pretense na categoria “composição”. A individualidade dos artistas que compõem a banda se revela formando um grupo com uma grande presença de palco que vale a pena ser vista em uma performance ao vivo.

The’Brisantinos

hi-mundim-grito-rock-Brisantinos

O som dos Brisantinos é o rock n´roll. O gênero? É a brisa! Formada há 5 anos, a banda carrega uma roupagem simples e apresenta composições que transpassam do bucólico ao esquizofrênico. Baixo, duas guitarras, bateria e vocais trazem por gosto – ao mesmo instante e seguindo ambiências distorcidas – dissonâncias e silêncio. Um segundo de anestesia: é a expressão de novidades próprias e musicais, de um crescimento intuitivo e gradual. Com proposta autoral, as canções são cantadas em inglês, mas livres para qualquer incursão idiomática. A temática do grupo vai desde tiroteios e estradas vazias até grama verde, poeira e noites sinuosas em uma casa noturna.

“O show Brisa é energia pura, a galera pode esperar soft music e tiroteio na cachola!”, garante o baterista da banda, João Bolzan. Ele conta ainda que “é muito bom poder começar o ano tocando em casa e em um festival que considero ter vivido um dos meus melhores momentos no palco”, afirma. Bolzan já foi integrante da primeira formação da Banda Shotdown, natural de Mirassol, e se apresentou na primeira edição do evento no município, em 2013.

Above Reality

hi-mundim-grito-rock-above reality

Formada há pouco tempo, a Above Reality chega no cenário do metal com uma proposta diferenciada e traz em seu repertório composições próprias que abordam os acontecimentos atuais, sob um olhar crítico em relação aos problemas sociais. A banda, do gênero metalcore, reveza entre vocais limpos e scramo/gutural.

“Queremos passar nossa mensagem ao público, não somente com a letra, mas através do ritmo e todo o sentimento que procuramos taxar nas nossas músicas. Buscamos também evoluir sempre a cada show, a cada ensaio, a cada crítica”, frisa Gabriel Brito, Vocalista da Above e natural de Mirassol.

O grupo, de São José do Rio Preto, é formado pelos músicos Gabriel Brito – voz, Gabriel De Aro – guitarra, Mateus Jammal – bateria, Caio Patuto – baixo e 2ª voz – e Eduardo Macedo – guitarra e backing vocal. As principais influências musicais são Asking Alexandria, As I Lay Dying e Avenged Sevenfold.

Necrofobia

hi-mundim-grito-rock-necrofobia

Com mais de 21 anos de estrada e referência quando o assunto é trashmetal na nossa região, a Necrofobia também estará no Grito Rock Mirassol 2016. Depois de dividir o mesmo palco com bandas como Sepultura e Korzus, a banda de Ribeirão Preto volta a Mirassol depois de 10 anos, e promete um show com muito barulho. A última apresentação da Necrofobia na cidade foi no Festival Atentado Homicida, em 2006.

Com timbres pesados, as letras da banda também carregam críticas sociais gritadas pela voz de Romulo Felicio. “Dead Soul, por exemplo, diz que as pessoas estão se esquecendo da alma. Não apenas no sentido de “espírito”, mas esquecendo daquilo que é realmente importante como conteúdo para a alma. Do respeito ao próximo, pela natureza e pelas particularidades de cada um… Esperamos passar um pouco do que a gente pensa e mostrar toda a nossa energia em Mirassol!”, afirma.

Romulo convida toda a galera da cidade e comenta ainda a importância de iniciativas como o Grito Rock: “Os festivais colaborativos são fundamentais não só culturalmente falando, mas também pelos laços de união que eles geram. As pessoas se unindo em prol de uma coisa em comum, isso é demais! Se em diversas áreas tivéssemos isso, o mundo seria muito melhor. O Grito Rock se trata disso, e em grande proporção, é um continente inteiro unido em prol da expressão cultural. Espero vocês lá!”.

Samara Bueno & The Black Wolves

hi-mundim-grito-rock-Samara Bueno

Quem conhece, sabe. Ela tem a atitude do rock n’roll. E não vem sozinha pra Mirassol: Samara Bueno & The Black Wolves vão uivar muito na quarta edição do Grito Rock. Power trio de Rio Preto, a banda tem 2 anos de existência e leva uma galera aos bares da região. Com influências que vão de Black Sabbath a cantoras de jazz como Nina Simone e Amy Winehouse, o grupo já fez apresentações em casas como Sesc Rio Preto e Sesc Bauru, além de se destacar na categoria composição do festival Planeta Rock 2015.

O que vai rolar então no show do dia 12 de março? A cantora responde: “Adorei o convite e a oportunidade de mostrar nosso trabalho autoral em um evento que eu sempre acompanho e estou presente. Pro pessoal que for, podem se preparar para a junção de guitarras distorcidas e sujas com uma voz feminina e melodiosa”.

Rhafaman acústico

hi-mundim-grito-rock-Rhafaman

Explorando novas formas de apresentações e composições musicais a partir do reggae e suas vertentes, o cantor e compositor Rhafaman é outra atração do Grito Rock. Há 12 anos na estrada e natural de Rio Preto, o músico trilha atualmente na carreira acústica. Suas composições são feitas a partir de vivências e experiências pessoais, englobando temas como ganja, caráter, política, educação e amor, trazendo uma pegada suave e agradável.

Sobre a apresentação no Grito, ele afirma: “será tranquila, trazendo composições autorais em meio a canções que me influenciaram no decorrer da carreira… Boas vibrações com a simplicidade do acústico”, pontua.

Intervenções

Anna M.O

A artista ANNA M.O é uma das convidadas e leva para o evento as séries de ilustrações “Vaginarte” (2015), “África” (2015), “Flores de raiz” (2015) e “O que não é branco” (2016).

Slackline

Dando um passo de cada vez – e pulos e giros no ar entre uma manobra e outra – os praticantes de Slackline se equilibram na fita de aproximadamente 5 cm de largura. O esporte, que ganha cada dia mais adeptos em nossa região, será uma das atrações durante o evento.

Graffiti

Pelo quarto ano consecutivo, a galera do Cenora Coletivo participa do Grito Rock Mirassol. Eles prometem rabiscar as paredes do Recinto, deixando a casa colorida.

Grito Verde

A parceria do Grito Rock Mirassol com a assessoria de meio ambiente da Prefeitura Municipal vai permitir a distribuição de 30 mudas de árvores gratuitamente para a população no dia do evento.

Feira de livros

Mais de 50 livros diversos foram disponibilizados pela Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” para o público do Grito Rock Mirassol. A proposta é incentivar a leitura entre a população. Entre os exemplares à disposição do público estão: “Macbeth” de Shakespeare e O Símbolo Perdido, de Dan Brown.

Mehndi – Bruna Lujan

Tradicional da Índia, a Mehndi é a aplicação de uma tatuagem provisória, que utiliza henna para decorar a pele. Combinando o material com seu talento, a artista Bruna Lujan estará no evento.

Grito Solidário

Além de cultura, educação e cidadania, o Grito Rock terá também conscientização social. No dia 12 de março, serão arrecadados alimentos não-perecíveis e/ou leite integral na entrada do evento, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Mirassol.

Ingressos

E tá todo mundo dois pelo ingresso. Sabe por quê? É uma caneca personalizada com a imagem de um astro do rock. O difícil vai ser escolher entre gigantes como Rita Lee, Lemmy e Ozzy. O primeiro lote custa R$ 15 e pode ser comprado pela internet, pelo link: bit.ly/1V5ZlYS. Após isso, é só escolher como deseja retirar seu convite (você pode efetuar o pagamento pela internet e retirar o ingresso no Mirassol Conectada – endereço abaixo – ou no dia do evento).

Pontos de Venda:

MIRASSOL

Mirassol Conectada | Rua José Bonifácio, 2627, Centro

Studio 13 | Rua Santo Antônio, 2213, Centro

Estúdio Color Style Tattoo | Rua Campos Sales, 2521 – Centro

Camisaria Montana | Rua 9 de julho, 1841, Centro

Agropet | Av. Natalino Ailson Fregones, 3591, alvorada

RIO PRETO

Lujan Tattoo e piercing | Rua Marechal Deodoro, 2761, Boa Vista

Link do evento: https://www.facebook.com/events/1684800325099571/

Página do Grito Rock Mirassol: https://www.facebook.com/GritoRockMirassol/?fref=ts

Grito Rock Mundo

O Grito Rock é um dos maiores festivais independes do mundo. Em 2016, a expectativa do evento é atingir mais de 400 cidades em 40 países de todo o planeta. Moldado sob o conceito de artes integradas, o Grito leva ao público uma grande variedade de bandas, músicos, teatro, dança e diversas outras intervenções culturais, como o Graffiti e o Slackline.