Em março, Sesc Rio Preto tem shows, feira cultural e espetáculos

A programação de março do Sesc Rio Preto tem atrações para crianças, cursos de dança, atividades de literatura e ações junto ao público jovem e da terceira idade. Reúne atividades em diversas linguagens como música, teatro, tecnologias e artes, dança e artes visuais, através de cursos, oficinas espetáculos e shows.

Com exceção dos espetáculos que acontecem no teatro, as atividades são todas gratuitas e abertas para todos os públicos. Lembrando que o Sesc SP mantém os protocolos de segurança frente à Covid-19, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, para pessoas maiores de 5 anos, com pelo menos a primeira dose, ou esquema vacinal completo para adultos, e um documento com foto, além do uso de máscaras.

Abrindo a programação de março, o destaque do mês fica por conta do projeto “Nós: criação, trabalho e cidadania”, uma mostra de iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário. A ação convida artistas e artesãos de Rio Preto e região a exporem e comercializarem seus trabalhos e produtos em uma Feira Cultural Independente.

Simultaneamente à Feira são realizadas oficinas diversas como Lettering, criação de bijuterias com resíduos eletrônicos e pedras, confecção de casa de passarinho utilizando como matéria prima a cabaça, customização de uma tirara em crochê com referências à Frida Kahlo e confecção de um objeto a partir de materiais recicláveis. A Feira recebe a ambientação sonora do DJ Henrique Cass, que também é produtor cultural aqui na cidade de Rio Preto. O evento acontece nos dias 18, sexta, a partir das 17h e dia 19, sábado, a partir das 10h.

No aniversário da cidade, a homenagem fica por conta da apresentação com a Orquestra Sinfônica de Rio Preto, que em 2022 completa 80 anos. Na apresentação, o público pode conferir um repertório que abrange Bach, Vivaldi, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Tom Jobim. A apresentação acontece dia 18, sexta, às 21h no teatro do Sesc e os ingressos estarão à venda a partir da segunda quinzena do mês.

Cinema e arte no Sesc

A programação de arte cênica recebe a Cia. Luna Lunera de Minas Gerais, com o espetáculo E ainda assim se levantar, no dia 11, sexta. O espetáculo coloca em pauta questões sobre esperança e encorajamento para seguir a vida, frente as ameaças no futuro. No palco, um encontro entre três pessoas e seus conflitos internos é o pano de fundo para o enredo.

Outro destaque da programação que requer relevância é o Projeto Diversos 22, cujo objetivo é propor reflexões ligadas ao centenário da Semana de Arte Moderna de (1922) e ao bicentenário da Independência do Brasil (1822). A programação teve início em 2021 e se estende até dezembro desse ano em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Aqui em Rio Preto, duas atividades marcam o projeto no mês de março. No dia 31, quinta, às 19h30, acontece a palestra presencial “A Semana da Arte Moderna de 22 e o Teatro Brasileiro”, com a professora de dramaturgia, história e teoria do teatro Larissa de Oliveira Neves. No encontro, serão analisados os possíveis motivos para que não tenha havido apresentação de uma peça de teatro durante a Semana de Arte Moderna. Outra atividade que compõe a programação é o encontro on-line “Nas margens do Ipiranga: um bate-papo sobre independência”, que será realizado nos dias 23 e 30, quartas, às 15h. Nele, o historiador Bernardo Montemor abre um diálogo sobre nosso passado, presente e futuro e as dependências que ainda termos devido a nossa construção histórica.

A sétima arte, presente todos os meses na programação do Sesc Rio Preto, traz títulos adultos, infantis e um encontro sobre produção audiovisual nas escolas. No dia 9, quarta, o nacional “A Vida Invisível” traz à tona a questão da invisibilidade feminina dentro de uma sociedade paternalista e conservadora. Já a longa russo “Uma Mulher Alta”, que será exibido dia 16, quarta, aborda algumas questões do universo feminino inserido num cenário de pós-guerra. Encerrando a programação de cinema adulto, no dia 23, quarta, a Sala de Sesc de Cinema traz à tela, Pacarrete, inspirado em uma história real. O nacional mostra as dificuldades que uma mulher vive ao tentar alimentar seu sonho de ser artista e viver na ponta da sapatilha.

Integrando a programação de cinema infantil, os longas “Sonic: o filme”, “Matilda (1996)”, “Família Addams (2019)” e “Link Perdido”, serão exibidos aos sábados, dias 5, 12, 19 e 26 respectivamente, a partir das 16h. Todas as exibições são gratuitas, porém é necessária a retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Como ação formativa de cinema, o curso “O Audiovisual como Prática Pedagógica”, realizado de 8 a 23, sempre às terças, às 19h30, propõe uma aproximação entre a linguagem audiovisual e a prática pedagógica. A atividade é voltada para professores do Ensino Fundamental II e Médio, e será conduzida pela produtora e empreendedora cultural Fernanda Barban.

Integrando a programação de artes visuais, o curso “Desenho Espontâneo com Carvão” propõe a exploração livre desse material feito de madeira carbonizada. Esse método de desenho é um dos mais simples e mais antigos que se conhece. Os encontros acontecem de 5 a 26, aos sábados, a partir das 10h. A inscrição é gratuita.

Orquestra Sinfonica de São Jose do Rio Preto – Foto David Costa

Para crianças

A programação infantil conta com espetáculos de teatro e shows, com um repertório que aborda diversos temas, a partir de uma linguagem lúdica.

No dia 6, o universo da artista Tarsila do Amaral é retratado através do espetáculo a “Cuca fofa de Tarsila” representado pela Cia. Articularte de Teatro de Bonecos. E no dia 13, a mesma Companhia traz a peça “O Trenzinho Villa-Lobos” que nos mostra toda a sensibilidade musical existente em nós, por meio da contação das peripécias vividas na infância do compositor.

Já no dia 20, a contação de história “Meu Brasil, brasileiro!” partilha contos e narrativas tradicionais de nosso país. E encerrando a programação infantil, no dia 27, a Banda Severina Xique Xique leva as crianças por uma viagem ao Nordeste, por meio da união entre cordel e música, o grupo apresenta ao público infantil, grandes composições do cancioneiro popular de mestres como Luiz Gonzaga, Fagner e Pinduca.

Tem mais…

Com o objetivo de provocar o movimento e a escrita espontânea, a oficina “Corporagem de Jardinosias: Dança e Poesia”, se vale de poemas, poesia e literatura para abrir espaços poéticos para que as sensações e emoções sejam transformadas em dança. A atividade é conduzida pelo Trio Corporagem de Jardinosias e os encontros acontecem aos sábados, a partir das 10h.

Ainda, integrando a linguagem de dança, a oficina Dança Contemporânea, conduzida pela bailarina Andrea Capelli, oferece um convite para o desenvolvimento de movimentos corporais, a partir de técnicas somáticas, conscientização do corpo e movimento. Os encontros acontecem todas às quartas, às 20h.

O público idoso que está em busca de atividades, encontra no Sesc um abrigo para retomar suas rotinas culturais. A partir de março são retomados os cursos de violão e teatro, com aulas às terça e quartas, respectivamente. Para os jovens com mais de cinquenta anos, o projeto “Falando de Cinema” propõe um bate-papo para tratar de questões como vida, pessoas e relacionamentos a partir de uma obra cinematográfica, no dia 11, sexta, às 15h.

Já o Programa Juventudes provoca discussões sobre as principais questões referentes a população jovem, problematizando os anseios e dilemas vividos na contemporaneidade. Assim, no dia 24, quinta, o encontro “Educação, trabalho e sonhos” coloca em pauta a precariedade das relações de trabalho e de educação para os jovens e as perspectivas relacionadas aos aspectos sociais, culturais e econômicos enfrentados pelos adolescentes. O encontro é mediado pela educadora do programa Juventudes Karina Motta e conta com a presença de Ronaldo Santos (Duronald), diretor de videoclipes e de Guilherme Cardoso, professor e coordenador do Cursinho Vitoriano (Unesp – Rio Preto).

A programação para jovens conta ainda com duas atividades que podem contribuir com os estudos para o vestibular, “Literatura no Vestibular: atura ou surta?” realizada no dia 12, sábado às 16h e que recebe a condução do professor de Língua Portuguesa João Paulo Paladino e o encontro “Game of Trovas: a batalha entre o homem e a igreja no campo da literatura”, que acontece dia 26, sábado às 16h e que tem a mediação do também professor de Língua Portuguesa Lucas Fantini. O encontro promove um bate-papo que trará luz a dois movimentos literários importantes, o trovadorismo e o humanismo.

Encerrando os destaques do mês de março no Sesc Rio Preto, o Espaço de Tecnologias e Artes traz cursos e oficinas que dialogam com automatização, realidade aumentada, trabalhos manuais e ressignificação de matérias reutilizáveis.

SERVIÇO

PROJETO – NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA

FERIA CULTURAL INDEPENDENTE

Nesta feira cultural independente, artistas e artesãos de Rio Preto e região, que participam assiduamente das ações de valorização social do Sesc, por intermédio do projeto permanente “Tecendo a Rede de Saberes”, são convidados a exporem e comercializarem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade.

Dia 18, sexta, das 17h às 21h30.

Dia 19, sábado, das 10h às 18h30.

Área externa Comedoria. Grátis. Livre

OFICINA – CASAS DE PASSARINHO, FEITAS DE CABAÇA

Com Flávia Castilho, artesã.

Tendo a cabaça, um fruto de casca dura muito utilizado no artesanato tradicional, como material principal, além da utilização de técnicas simples de pintura, esta oficina oferecerá aos participantes a oportunidade de confeccionar um objeto decorativo que também pode ser utilizado nas partes externas das casas, ou penduradas em árvores, como casinha, ou ninho, de passarinhos livres que habitam o entorno.

Dia 18, sexta, das 19h30 às 21h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis

OFICINA – LETTERING

Com Elaine Lima, artista plástica e design de interiores.

Nesta oficina os participantes tomarão contato com técnicas básicas de lettering, técnica de escrita artística muito utilizada na confecção de produtos artesanais, cartazes informativos, entre outros objetos.

Dia 18, sexta, das 17h30 às 19h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis

OFICINA – BIJUTERIAS COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS E PEDRAS

Com Lara Spitaletti, artesã.

Esta oficina promove a junção de pedras naturais com o lixo eletrônico caseiro, tais como fios descartados de fones de ouvido, carregadores quebrados, entre outros materiais que seriam descartados, e ao unir e ressignificar esses objetos de forma criativa os transforma em assessórios de moda exclusivos, em forma de colares.

Dia 19, sábado, das 10h às 12h.

Espaço Oficina 1. 14 anos

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis

OFICINA – TIARA FRIDA KHALO EM CROCHÊ

Com Janaína Moraes, artesã.

A oficina consiste na aplicação da técnica do crochê para a confecção de um adereço de cabeça, tiara ou arquinho, que faz clara referência a um dos maiores símbolos do empoderamento feminino mundial que é a Frida Kahlo.

Dia 19, sábado, das 14h30 às 16h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis

OFICINA – PORTA COISAS DE BOLSO

Com Aparecida Cacheiro, artesã.

A partir do reaproveitamento de materiais como retalhos de papel, rolinhos de papel higiênico e materiais simples como barbante e cola, os participantes dessa oficina serão convidados a confeccionar um utilitário objeto que pode ser utilizado como álbum de fotografias ou até mesmo para guardar documentos ou cartões.

Dia 19, sábado, das 16h30 às 18h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis

PALESTRA – TECENDO A REDE DE SABERES

Com Thiago Vinícius da Agência Solano Trindade.

Este encontro regular destinado preferencialmente a artesãos e artistas, que vendam seus produtos diretamente ao público e de forma independente, visa estimular a criação de uma rede de trabalho e a construção uma grade de demandas e anseios comuns a serem abordadas em reuniões futuras, com o objetivo de ampliar o protagonismo profissional dos elos desta rede.

Sobre Thiago Vinícius.

Produtor cultural do Campo Limpo periferia da Zona Sul de São Paulo. Empreendedor Social, liderança comunitária tem em seu portfólio as principais tecnologias sociais que envolvem geração de renda, desenvolvimento local, negócios sociais e startups focadas em desenvolver serviços e produtos que dialogam com a qualidade de vida do morador da favela. Agência Popular Solano Trindade tem coworking dedicado aos empreendedores da periferia, a casa ainda abriga exposições e mostras artísticas.

Atua nas pautas da Tecnologia Social, Inovação, Juventude, Alimentação, Economia Solidária e Inovação Social.

Dia 22, terça, das 20h às 21h30.

Área externa da Comedoria. 18 anos. Grátis

ARTES VISUAIS

CURSO – DESENHO ESPONTÂNEO COM CARVÃO

Com Emmanuel Guedes, designer, artista visual e professor.

A linha é um dos elementos da linguagem visual mais imediatos e versáteis, presente em uma infinidade de desenhos e esboços. Neste curso, por meio do carvão e da sanguínea, os alunos explorarão os aspectos mais comuns de seu uso (expressão linear, perspectiva linear, ritmo, textura, direção, contraste) através da prática do desenho espontâneo, além de experimentar a mistura destes materiais.

Não é necessário conhecimento prévio em desenho.

Sobre o artista.

Emmanuel Guedes é designer gráfico há 15 anos. Entre 2014 e 2020, foi professor nos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Tecnologia em Design de Interiores do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) e atuou, entre 2014 e 2016, como docente e coordenador do curso de Tecnologia em Design Gráfico da Universidade Paulista (UNIP). Em 2019, estreou sua primeira exposição individual, intitulada “Entre a Pele e o Espelho”, cujos desenhos deram origem a este curso.

Dias 5, 12, 19 e 26, sábados, das 10h às 12h.

Sala de Uso Múltiplo. 14 anos

Inscrições online e na Central de Atendimento

CINEMA E VÍDEO – SALA SESC DE CINEMA

A VIDA INVISÍVEL

Dir: Karim Aïnouz. Brasil, 2019, 140min.

No Rio de Janeiro dos anos 1950, Guida e Eurídice são cruelmente separadas, impedidas de viver os sonhos que alimentaram juntas ainda adolescentes. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas se desdobram para seguir em frente.

Dia 9, quarta, às 20h.

Teatro. 16 anos. Grátis.

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade

UMA MULHER ALTA

Dir: Kantemir Balagov Rússia, 2019, 137 min. Legendado.

Na Leningrado de 1945, Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação permeada por morte e trauma.

Dia 16, quarta, às 20h.

Teatro. 16 anos. Grátis.

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade

PACARRETE

Dir: Allan Deberton. Brasil, 2020, 97min.

Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas o público não é muito receptivo.

Dia 23, quarta, às 20h.

Teatro. 12 anos. Grátis.

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade

CURSO – O AUDIOVISUAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Com Fernanda Barban.

Utilizando ferramentas acessíveis, como o próprio celular e softwares gratuitos, o curso tem como objetivo aproximar a linguagem audiovisual da prática pedagógica, promovendo um diálogo rico em experiências e significados. O curso é teórico-prático e é voltado para professores do Ensino Fundamental II e Médio.

Sobre Fernanda Barban.

Formada em Rádio e TV pela UNESP Bauru, iniciou-se no audiovisual na área de edição de vídeos. Em sua trajetória, atuou em diversas áreas, como locução e captação, tanto em produções comerciais quanto em documentários e trabalhos artísticos. Dirigiu o documentário vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2019 “O Lixo Nosso de Cada Dia” e a videodança “su.jei.to”, selecionada pelo edital RespirArte da Funarte. Desenvolve o seu trabalho, atualmente, como empreendedora cultural, produtora e responsável pela Casa Rosa Filmes.

De 8 a 29, terças, das 19h30 às 21h30.

Sala de Uso Múltiplo. 18 anos

Inscrições online ou presencialmente na Central de Atendimento. Grátis

CRIANÇAS

EXIBIÇÃO: SONIC: O FILME

Dir: Jeff Fowler. EUA, 2019, 99min.

Ao fugir de uma tribo inimiga, o porco-espinho Sonic (Ben Schwartz) acaba teletransportado para a Terra por meio de um portal. Após acidentalmente causar uma pane elétrica em todo o Noroeste dos EUA, ele precisa se juntar com o policial Tom Wachowski (James Marsden) para fugir dos planos malignos do cientista dr. Robotnik (Jim Carrey).

Dia 5, sábado, às 16h.

Teatro. Livre. Grátis.

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade

ESPETÁCULO – A CUCA FOFA DE TARSILA COM CIA. ARTICULARTE TEATRO DE BONECOS.

Era uma vez um duelo imaginário entre o Abaporu – quadro mais popular de Tarsila do Amaral – e o mágico Boi da Lua pelo amor da Negra Tarsila. Um embate que a fofoca do Passarinho Verde aumenta de tamanho e transforma em uma grande confusão. O único jeito de resolver o problema será com a ajuda de entes fantásticos, como a Urutu, a Uiara e a Cuca.

A companhia

Formada em 2000, a Cia. Articularte – Teatro de Bonecos trabalha de forma culturalmente engajada, a partir de pesquisas fincadas na cultura brasileira, enfocando artistas fundamentais ou clássicos universais importantes para a formação da cultura nacional.

Dia 6, domingo, às 16h.

Livre. Teatro

Ingressos

Entrada gratuita para crianças até 12 anos.

R$24,00 (inteira)

R$12,00 (credencial plena ou meia entrada)

EXIBIÇÃO – MATILDA

Dir.: Danny DeVito. EUA, 1996. 98min.

Matilda é uma menina extraordinária e inteligente, mas seus pais não percebem seu talento. Para piorar, matriculam a garota em um colégio com uma diretora linha dura e mal-humorada. Quando Matilda descobre que tem poderes mágicos, as pessoas malvadas precisarão acertar as contas essa garotinha encantadora.

Dia 12, sábado, às 16h.

Teatro. Livre. Grátis.

Retirada 30 minutos antes do início da atividade.

ESPETÁCULO – O TRENZINHO VILLA-LOBOS COM CIA. ARTICULARTE TEATRO DE BONECOS.

A infância do músico Heitor Villa-Lobos é o ponto de partida para contar a história de um menino que se apaixona pelos sons e pela música. Tuhu – apelido de infância do músico – adora empinar pipa e fazer travessuras. Quando seu cachorro Bolinha é aprisionado por uma maria-fumaça feroz chamada Trem de Fogo, ele precisa dar um jeito de resgatar seu amiguinho. Uma jornada contada através das composições mais conhecidas de Villa-Lobos.

Sobre a companhia

Formada em 2000, a Cia. Articularte – Teatro de Bonecos trabalha de forma culturalmente engajada, a partir de pesquisas fincadas na cultura brasileira, enfocando artistas fundamentais ou clássicos universais importantes para a formação da cultura nacional.

Dia 13, domingo, às 16h.

Teatro. Livre

Ingressos:

Entrada gratuita para crianças até 12 anos.

R$24,00 (inteira)

R$12,00 (credencial plena ou meia entrada)

EXIBIÇÃO – A FAMÍLIA ADDAMS

Dir.: Conrad Vernon e Greg Tiernan. EUA, 2019. 86min.

A Família Addams está de mudança. Recém-chegados a um novo bairro, Gomez, Mortícia, Wandinha e companhia aos poucos deixarão a nova vizinhança de cabelo em pé com seu jeito diferente de ver o mundo. Não vai demorar muito para a cidade tentar expulsá-los e acabar com a mansão assombrada.

Dia 19, sábado, às 16h.

Teatro. Livre. Grátis.

Retirada 30 minutos antes do início da atividade.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – MEU BRASIL, BRASILEIRO! COM FIO DA MEADA

Nessa contação serão partilhadas histórias tradicionais de nosso país, contadas de norte a sul, de boca em boca, com todas as cores, sons e formas e alegria do nosso povo. A apresentação comemora também o centenário da Semana de Arte Moderna e sua característica de valorização da identidade e cultura brasileira.

Dia 20, domingo, às 16h.

Espaço Oficina 1. Livre. Grátis

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade

EXIBIÇÃO – LINK PERDIDO

Dir.: Chris Butler. EUA, 2019. 93 min.

Sir Lionel Frost se considera o melhor investigador de mitos e monstros do mundo. O problema é que nenhum dos seus colegas o leva a sério. Sua última chance para ganhar seu respeito é provar a existência de um ancestral primitivo do homem, conhecido como Link Perdido, que muitos já ouviram falar, mas ninguém encontrou.

Sir Lionel Frost se considera o melhor investigador de mitos e monstros do mundo. O problema é que nenhum dos seus colegas o leva a sério. Sua última chance para ganhar seu respeito é provar a existência de um ancestral primitivo do homem, conhecido como Link Perdido, que muitos já ouviram falar, mas ninguém encontrou.

Dia 26, sábado, às 16h.

Teatro. 10 anos. Grátis.

Retirada 30 minutos antes do início da atividade.

SHOW – SEVERINA PARA CRIANÇAS COM BANDA SEVERINA XIQUE XIQUE.

Neste show, a banda levará crianças e familiares por uma viagem ao Nordeste, com toda sua riqueza cultural e humana. Unindo cordel e música, a banda reunirá grandes composições do cancioneiro brasileiro, de mestres como Luiz Gonzaga, Fagner e Pinduca.

Dia 27, domingo, às 16h.

Teatro. Livre

Ingressos:

Entrada gratuita para crianças até 12 anos.

R$24,00 (inteira)

R$12,00 (meia entrada credencial plena)

DIVERSOS 22

PALESTRA – A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O TEATRO BRASILEIRO

Com Larissa de Oliveira Neves, professora de dramaturgia, história e teoria do teatro.

Nesta palestra, serão analisados os possíveis motivos para que não tenha havido apresentação de uma peça de teatro durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por meio de uma contextualização sobre a arte teatral do período. Trata-se de uma questão muito instigante, porque vários dos modernistas vieram a se envolver com teatro depois da Semana. Havia, portanto, um interesse em teatro por parte dos organizadores. Por que, então, não houve teatro na Semana? A ausência de teatro foi bastante lamentada por pesquisadores e estudiosos do teatro moderno na segunda metade do século XX.

Sobre Larissa de Oliveira Neves

Professora de dramaturgia, história e teoria do teatro no Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, Unicamp (SP), desde março de 2009. Possui Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) (2016).

Por que não houve teatro na Semana de Arte Moderna de 22?

Com uma contextualização sobre a arte teatral do período, o encontro analisa os possíveis motivos para que não ter havido durante a Semana a apresentação de uma peça de teatro. A fala aborda ainda a criação do livro O dia perdido, dramaturgia que ficcionaliza uma tentativa frustrada dos modernistas de montarem uma peça para a Semana de 22.

Dia 31, quinta, às 19h30.

Sala de Uso Múltiplo. 14 anos. Grátis.

TECNOLOGIAS E ARTES

OFICINA – PINGENTE 3D PARA PETS – COM EDUCADORES DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Conheça o universo da fabricação digital caseira, e impressão 3D, e aprenda a modelar um pingente com o nome do seu Pet para identificá-lo. Após a finalização dos desenhos, os pingentes serão impressos em um conjunto de práticas com a impressora 3D e entregue aos respectivos tutores.

De 2 a 16, quartas, das 19h às 21h

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos

Inscrições no local.

OFICINA – INTERNET DAS COISAS: INTERRUPTORES INTELIGENTES – COM EDUCADORES DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

A Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) é o termo que descreve um cenário em que diversos objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, interruptores de luz, termômetros, etc, estão conectados à Internet e podem ser monitorados ou acionados remotamente. Durante estes encontros, os inscritos poderão construir um circuito microcontrolado por ESP32 e acender lâmpadas (ou ligar eletrodomésticos) usando aplicativo para smartphones.

De 3 a 31, quintas, das 19h às 21h.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos. Grátis.

Inscrições online ou na Central de Atendimento.

OFICINA – COSTURA CRIATIVA – COM EDUCADORES DE TECNOLOGIAS E ARTES

Nesta atividade de “Costura Criativa”, vamos fazer um avental em tecido, na criação você poderá customizar com apliques coloridos ou de figuras diversas.

De 3 a 29, terças e quintas, das 15h às 17h. Exceto dia 24/3.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos

Inscrições no local.

OFICINA – EXPERIMENTANDO A REALIDADE AUMENTADA – COM EDUCADORES DE TECNOLOGIAS E ARTES

A realidade aumentada pode ser vista no mundo real utilizando um tablet ou um celular, venha experimentar essa tecnologia nesta atividade.

Dias 5 e 6, sábado e domingo, das 10h às 13h.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos

Inscrições no local.

CURSO – LETRAMENTO DIGITAL – COM EDUCADORES DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Participe deste curso básico para a utilização de computadores e smartphones, desenvolvendo a sua autonomia e inclusão digital. As atividades acontecerão de forma presencial e online.

De 9/3 a 29/6, quartas, das 15h às 16h. Exceto dias 23/3 e 30/3

Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis

Inscrições online ou na Central de Atendimento.

OFICINA – INACREDITÁVEL FUTEBOL CLUBE – COM FERNANDA BARBAN

Nessa atividade lúdica um estúdio aberto será montado em plena quadra poliesportiva e o público será convidado a realizar movimentos esportivos simples, tais como chutar ou arremessar uma bola e a partir da captação e edição dessas imagens em tempo real, lances triviais serão transformados em jogadas inimagináveis e altamente “instagramáveis”.

Sobre Fernanda Barban.

Formada em Rádio e TV pela UNESP Bauru, iniciou-se no audiovisual na área de edição de vídeos. Em sua trajetória, atuou em diversas áreas, como locução e captação, tanto em produções comerciais quanto em documentários e trabalhos artísticos. Dirigiu o documentário vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2019 “O Lixo Nosso de Cada Dia” e a videodança “su.jei.to”, selecionada pelo edital RespirArte da Funarte. Desenvolve o seu trabalho, atualmente, como empreendedora cultural, produtora e responsável pela Casa Rosa Filmes

De 12 a 27, sábados e domingos, das 10h às 13h. Exceto dias 19/3 e 20/3.

Espaço de Tecnologias e Artes. 12 anos

Inscrições no local. Grátis.

OFICINA – SUPORTE PARA PLANTAS – COM EDUCADORES DE TECNOLOGIAS E ARTES

Utilizando materiais como madeira e um pote de plástico você aprenderá a construir um suporte para sua planta.

Dias 24 e 31, quintas, das 15h às 17h.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos

Inscrições no local. Grátis

BATE-PAPO – LANÇAMENTO DOS CURSOS DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES – COM EDUCADORES DE TECNOLOGIAS E ARTES

Este bate-papo marca o lançamento dos cursos de 3 meses realizados no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Rio Preto. Neste primeiro semestre a grade contará com cursos de Corte e Costura, Grafite, Modelagem 3D, Letramento Digital, Laboratório de Eletrônica Criativa, Lettering, Fotografia.

Dia 30, quarta, das 19h às 21h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

MÚSICA

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Em comemoração ao aniversário de 170 anos da cidade, a Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto se apresenta no teatro do Sesc.

A Orquestra, que também completa 80 anos em 2022, traz para esta apresentação um repertório que abrange Bach, Vivaldi, Villa Lobos, Carlos Gomes e Tom Jobim.

Sobre a OSSJRP

O violinista Luiz Biela de Souza Valle, o Violoncelista Artur Ranzini e o flautista Deocleciano de Souza Viana foram fundamentais para a criação da orquestra, sendo prontamente, Ranzini empossado como Maestro Titular, Biela como “Spalla”e em 1952 o Flautista Viana compôs o Hino Oficial do Município. A OSSJRP tem como principal ideal promover a cultura musical dando prioridade para os talentos locais, justificando assim seu próprio nome.

Seu maestro titular e diretor artístico é Gilmar de Assis.

Dia 18, sexta, às 21h

Teatro. 12 anos

Ingressos

R$30,00 (inteira)

R$15,00 (meia entrada ou credencial plena)

DANÇA

OFICINA – CORPORAGEM DE JARDINOSIAS: DANÇA E POESIA

Com O Trio Corporagem De Jardinosias.

Esta oficina tem por objetivo provocar através de poemas, poesias e literatura o movimento e a escrita espontânea, a dança e a performance para o público interessado na integração de diferentes linguagens artísticas. Abrir espaços poéticos para as sensações e emoções serem transmutadas em dança, performance e escrita espontânea durante a prática de consciência corporal pelo movimento.

Um cardápio poético, com prevalência de literatura com a temática negra e indígena, é oferecido aos participantes, a fim de provocar o reconhecimento de identidade e brasilidade, através da arte e cultura de nossos e outros povos originários.

Sobre o Trio Corporagem de Jardinosias

O trio composto por Maíra M. Ferrari, Thiago Mathias e Sandra Miller, corpos pesquisadores, professores, arte-educadores ambientais, bailarinos e performers com vivências em grupos experimentais de dança-teatro e performances pelo interior do Estado de São Paulo e experiências corporais nas ruas e quintais. Com formação em educação somática e na capoeira angola, o trio propõe potencializar toda corporeidade, livre e singular, através do movimento consciente e a ginga. Corpo este, instrumento afinado de expressão e corporeidade esta, encarada

como estratégia de inclusão socioeducativa. A ideia é arte e educação integradas, através da dança, capoeira, poesia e literatura, entre outras linguagens artísticas presentes no grupo. Trazer a dimensão da sensibilidade e da criatividade para construção de corpos presentes, inclusive, para o debate de questões ambientais e político culturais. Encara as vivências artísticas como instrumental provocador, que contribui verdadeiramente com a transformação do ser que pensa, sente e age.

Finalmente, acreditamos sermos filhos e filhas da mãe terra, herdeiros e aprendizes.

De 5 a 26, sábados, das 10h às 12h30.

Sala de Expressão Corporal 2. 14 anos

Inscrição no local.

OFICINA – DANÇA CONTEMPORÂNEA

Com Andrea Capelli, bailarina.

Esta atividade destinada a iniciados ou iniciantes em dança e é um convite à criação, onde se busca desenvolver uma movimentação que seja específica de cada corpo, a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da conscientização do corpo e do movimento.

Sobre Andréa Capelli.

Atriz, dançarina, coreógrafa e fundadora do Grupo Terra, que completou 25 anos em 2021. É formada pelo curso de Ensino de Dança do Centro de Danças “Roberto Silva”, em Guarulhos. Seus trabalhos mais recentes em dança são “O Céu Tá Lá” (2021) e “Embalagem” (2019), que são diálogos improvisados com a música ao vivo, e “Sentimentos Privados em Lugares Públicos” (2019), “Urbanidades” (2019) e “Corpo/Lentes – Ato I e Ato II” (2018), vídeo danças que pesquisam o corpo e a cidade. Integra os elencos da Cênica desde 2019, atuando também na produção de alguns de seus espetáculos e projetos. É preparadora corporal e coreógrafa do espetáculo “Oi Lá, Inezita” (2018).

De 9 a 30, quartas, das 20h às 22h.

Sala de Expressão Corporal 2. 16 anos

Inscrição no local.

IDOSOS

CURSO – CURSO DE VIOLÃO

Com Diego Guirado, professor de música

Aberto a todo público idoso, o curso de Violão é pensado para desenvolver as habilidades artísticas, do básico ao avançado.

Sobre Diego Guirado

Músico autodidata, se dedica aos instrumentos de corda como guitarra, violão, baixo e bandolim. Trabalha em bandas e grupos como Soma, Varal de Renda, Contos de Réis, João Liossi & O Coração Selvagem, Zeca Barreto entre outros. Iniciou no teatro em 2015 na Cia. Cênica onde participa do processo de composição musical dos espetáculos. Presta serviço em outras companhias de tetro como Cia. Arte das Águas e outras.

De 1/3 a 31/5, terças, das 14h30 às 15h30.

Básico: 14h30 | Intermediário: 15h30 | Avançado: 16h30

Sala de Expressão Corporal 1. Livre. Grátis

Inscrições na Centra de Atendimento.

CURSO – CURSO DE TEATRO

Com Linaldo Telles, ator e diretor de teatro.

Descubra novos talentos nesta aula que desenvolve várias habilidades e que vai além da atuação! Destinado ao público idoso.

Sobre Linaldo Telles

Ator, diretor e figurinista. Iniciou sua carreira em 1992. Cursou a EAD/ECA/USP, formando-se no ano de 2002. Diretor, cenógrafo, dramaturgo e figurinista de “Shakespeariana 400”, “Bartleby” e websérie “Pequeno” da Cia Bardos de Teatro. Dirigiu e assinou o figurino de “Eufonia” da Cia dos Pés (Edital Sesi São Paulo/2017 – Temporada de 1 mês no Sesi Avenida Paulista). Dirigiu e assinou o figurino de “Vermelhinhos” Cia Hecatombe (Proac 2018) e “Miguilim Mutum” Cia Azul Celeste direção em parceria com Jorge Vermelho (Proac 2018.). Em 2006 fez participação especial no 11º DVD de Chico Buarque com o espetáculo “Os Saltimbancos” da Cia Quatro na Trilha, em que dirigiu, atuou e assinou cenografia e figurino. “Os Saltimbancos” participou por duas vezes da Caravana Teatral Sesi nos anos de 2005 e 2012, além de duas apresentações na Sala São Paulo em parceria com o Projeto Guri. Em 2015 assinou o figurino do espetáculo “Mundo Mudo” da Cia Azul Celeste sob a direção de Georgette Fadel.

De 3/3 a 26/5, quintas, das 15h às 17h.

Teatro. Livre. Grátis

Inscrições na Central de Atendimento

FALANDO DE CINEMA

O projeto propõe uma roda de conversa baseada em reflexões e contextos explorados a partir de obras cinematográficas. A cada encontro, um filme abre espaço para a discussão de assuntos que envolvem vida, pessoas e relacionamentos.

Dia 25, sexta, às 15h.

Teatro. 12 anos. Grátis.

JOVENS

BATE-PAPO – JUVENTUDES EM FOCO 2022 – EDUCAÇÃO, TRABALHO E SONHOS

Com Ronaldo Santos, Guilherme Augusto e Karina Motta.

Em um momento tão complexo da nossa sociedade, a precariedade das relações de trabalho e de educação para os jovens tem sido pauta de vários estudos. Cada vez mais as juventudes enfrentam a falta de perspectiva de uma melhora tanto em aspectos sociais, culturais ou econômicos. Quais as formas de enfrentamento dessa realidade? Como os jovens estão quebrando esse ciclo em busca de novas oportunidades, partindo de sonhos possíveis de alcançar?

Sobre Ronaldo Santos, o Duronald

Nascido em Santo André, mas Tabatinguense de coração, trabalha na área do audiovisual há 9 anos. Ainda criança fez sua primeira câmera com uma caixa de sabão em pó e rolo de papel higiênico. Aos 11 anos começou seu interesse por edição, como autodidata aos 16 anos consegue seu primeiro emprego em uma produtora de São José do Rio Preto – SP. Atualmente mora em São Paulo e atua como diretor de videoclipes, editor de vídeos corporativos, fashion film, animações 2D, entre outros.

Na internet costuma não seguir muitas regras, gosta de CRIAR e acredita que a criação é o futuro do mundo, não importa sua classe social, sua cor, seu gênero, uma vez que para ele a máquina nunca vai substituir aquilo que está dentro de cada um.

Sobre Guilherme Augusto Cardoso da Silva

Professor e coordenador do Cursinho Vitoriano da Unesp Rio Preto, idealizador do Conexão Cursos Modulares é graduado e mestrando em Química pela Unesp de São José do Rio Preto.

Sobre Karina Motta Favaro

Educadora do programa Juventudes do Sesc Rio Preto. Pedagoga, Cientista Social e Jornalista, atua há 12 anos na área da educação de adolescentes e jovens em instituições formais e não-formais de ensino.

Dia 24, quinta, às 15h.

Espaço Oficina 1. 16 anos. Grátis

Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da atividade.

CURSO – LITERATURA NO VESTIBULAR: ATURA OU SURTA?

Com João Paulo Paladino, mestrando em Literatura.

Nesta aula inicial do curso de Literatura para Vestibular, serão abordados os gêneros literários, estilos de épocas e os movimentos literários. Um bate-papo descontraído que vai contar com dicas para prestar os tão temidos vestibulares.

Sobre João Paulo M. Paladino.

Tem 26 anos, é professor de Língua Portuguesa e está a frente das disciplinas de literatura e redação para Ensino Fundamental II, Ensino Médio e cursos preparatórios para vestibulares e concursos. Cursando mestrado em Estudos Literários, o jovem professor se aprofunda em literatura e folclore brasileiro na mesma universidade em que se graduou, a UNESP de São José do Rio Preto. É peculiar e acredita que café, livros, músicas e prosas descontraídas são sempre uma boa pedida para acompanhar a literatura.

Dia 12, sábado, às 16h.

Sala de Uso Múltiplo. Livre. Grátis

Inscrições na Centra de Atendimento

CURSO – LITERATURA PARA VESTIBULAR – GAME OF TROVAS: A BATALHA ENTRE O HOMEM E A IGREJA NO CAMPO DA LITERATURA

Com Lucas Silveira Fantini da Silva, professor.

A literatura da Idade Média conta com dois super movimentos: o Trovadorismo e o Humanismo, neste encontro os vestibulandos vão se aproximar de informações e dicas para auxiliar o entendimento sobre os assuntos.

Lucas Silveira Fantini da Silva.

Embora seja professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, experiente no ensino preparatório pré-vestibular, com graduação em Letras e mestrado em Estudos Literários pela UNESP de São José do Rio Preto, Lucas Silveira Fantini da Silva, 27 anos, é, sobretudo, um leitor que gosta de aprender sobre Literatura e de compartilhar o que aprende.

Dia 26, sábado, às 16h.

Sala de Uso Múltiplo. Livre. Grátis

Inscrições na Centra de Atendimento

TEATRO

ESPETÁCULO – E AINDA ASSIM SE LEVANTAR

Com cia Luna Lunera (MG)

Como encontrar forças para seguir em frente? Como manter a esperança e o desejo com todas as ameaças no futuro? Como ainda ajudar e ouvir o outro quando se está prestes a cair? Como continuar quando nossos corpos não aguentam mais? Como fazer teatro quando a palavra se tornou uma ameaça? Não temos respostas, mas sabemos que não vamos desistir.

Dia 11, sexta, às 21h.

Teatro. 16 anos

Ingressos:

R$30,00 (inteira)