Sabor de SP: região já tem representantes

No final da noite desta quarta, dia 26, foram anunciados os quatro pratos escolhidos para fazer parte do guia Rota Gastronômica de São Paulo, da Secretaria de Turismo de São Paulo e que vão para a final da segunda edição do festival gastronômico Sabor de São Paulo, na capital, nos dias 27 e 28 de setembro . Durante toda a tarde, o público experimentou as 10 receitas pré-selecionadas e votou nas suas preferidas.

Os selecionados pelo público e pelo juri foram: bolinho Uai Sô, do Frei Caneco Choperia; kafta de porco no palito de cana de açúcar com barbecue de tamarindo, do Nhô Botequim; brigadeiro de banana, da Brigadeiro Real, de Fernandópolis e doce de pimenta, do restaurante Carne de Sol, de Monte Aprazível.

O Hi-Mundim esteve no evento, que aconteceu no Senac Rio Preto, degustou os petiscos e votou. Lá, conversamos com a Delegada Regional de Turismo, Celia Gomes. Segundo ela, a primeira edição do Sabor de SP teve uma repercussão tão boa, que resolveram ampliar de seis, para 15 regiões turísticas do Estado.

“São dez pratos selecionados em 15 etapas. Em cada uma delas, quatro pratos vão para a final em SP e entram no Guia. A etapa regional serve para a população conhecer e degustar os pratos. E também como forma de divulgação.É um evento maravilhoso para o turismo. Com ele conseguimos resgatar e valorizar as tradições regionais. Além de promover o desenvolvimento econômico”, disse. Na final em São Paulo serão 60 pratos.

O Guia Rota Gastronômica é distribuído em hotéis e aeroportos. Mas pode ser pedido online, de graça, por meio do site www.sabordesaopaulo.com.br

Entenda mais sobre os quatro pratos escolhidos:

Bolinho Uai Sô – Frei Caneco Choperia – São José do Rio Preto
Filho de um açougueiro famoso pelas linguiças que produzia, o chef Vinicius, Belucci Sposito decidiu usar uma das especialidades do pai para criar um bolinho que fosse simples, caipira e saboroso. Ele é feito com linguiça caipira e recheado com queijo.

Kafta de porco no palito de cana de açúcar com barbecue de tamarindo – Nhô Botequim – São José do Rio Preto
Criado pelo chef Alexandre Villela Carvalho, o prato libanês recebeu influência brasileira. Em vez de palito de madeira, o espetinho de carne moída é servido em palitos de cana. Para incrementar, molho barbecue de tamarindo.

Brigadeiro de banana – Brigadeiro Real – Fernandópolis
A criadora do prato, Poliane Lemos Aragão, aproveitou o grande número de plantações de banana na região para inventar um novo conceito de brigadeiro. E ficou uma delícia! Teve gente que comeu vários durante a degustação.

Doce de Pimenta – Restaurante Carne de Sol – Monte Aprazível
A receita foi encontrada por Queila de Moraes em um antigo caderno da sogra. O doce é feito com pimenta dedo de moça inteira e açúcar e tornou-se a pedida pitoresca no cardápio da casa.