Pamonha, uma paixão nacional

hi-mundim-PamonhaAlguns pratos da culinária brasileira são unanimidade, apreciados por todo canto do País. A culinária brasileira tem uma grande mistura de tradições e ingredientes. Algumas receitas, de tão conhecidas, são replicadas por todo o país. É o caso da pamonha, hoje comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, além de algumas cidades da região nordeste.

Com a chegada do mês de junho e das festas juninas, a pamonha ganha mais espaço nas comemorações. Não há consenso sobre a origem da pamonha. Há relatos de que foi trazida pelos escravos africanos, mas os índios andinos já a conheciam há muito tempo. De qualquer forma, a cidade de Piracicaba (SP) tornou-se famosa por sua grande produção de pamonhas entre os anos 1960 e 1970. O sucesso virou bordão em carros de som que vendem o quitute por todo o país: “Pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho! Venham experimentar estas delícias…”

Para os curiosos, o nome pamonha vem da palavra tupi “pa’muñã”, que significa pegajoso. A maior pamonha do mundo foi preparada, em 2010, por agricultores do município de Cáceres, em Mato Grosso. Ela pesava 650 quilos e foi suficiente para alimentar três mil pessoas.

Eu confesso que prefiro a pamonha doce, sem recheio nenhum. Aliás, pode até ter um pedacinho de queijo derretido no meio. Mas só. Algumas receitas levam queijo, linguiça, goiabada, requeijão, pimenta, frango, doce de leite….Ah! agora tem até cupcake de pamonha!

O segredo de uma boa pamonha é cozinhar o milho até que sua massa alcance uma consistência firme e macia. Mas, o sabor pode variar de acordo com a região. No Nordeste, por exemplo, a receita inclui leite de coco, e a pamonha é servida como sobremesa. Em Minas Gerais e São Paulo, a pamonha também é açucarada, mas com uma diferença: a massa é coada para separar a parte grossa do milho.

Uma coisa é fato: não deixe de provar essa delícia!

hi-mundim-pamonha2Receitinha básica de pamonha

INGREDIENTES
12 (doze) espigas de milho verde
1 (um) copo de água
2 (duas) xícaras de açúcar
1 (uma) xícara de coco ralado fino
1 (uma) pitada de sal
palhas para a embalagem

 

MODO DE PREPARO

Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água. Acrescente o coco, o açúcar e mexa bem
Coloque a massa na palha de milho e amarre bem. Em uma panela grande ferva bem a água, e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água. Importante a água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfazer.
Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, retirando as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira. Deixe esfriar em local bem fresco
Sirva com café e queijo ralado. Rende oito porções.

Fonte: Tudo Gostoso