Já começou o Festival Sabor de São Paulo

Sabor de São Paulo
Sabor de São Paulo
Sabor de São Paulo

Sabor de São Paulo

E já começou um dos eventos mais gostosos de São Paulo! É o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, projeto da Secretaria de Turismo de São Paulo realizado pela revista Prazeres da Mesa com apoio educacional do Senac São Paulo. Ele chega em sua terceira edição e já reuniu mais de 150 mil pessoas em 2013 e 2014. Neste ano, vai percorrer 15 regiões em busca de receitas típicas e tradicionais, com o objetivo de fomentar o turismo a partir dos diversos pratos e ingredientes que compõem essa cozinha rica e diversificada.

Em 12 de março, foi realizada a abertura da ação na cidade de Sorocaba, com a presença do chef padrinho João Belezia. Já no dia 26, foi a vez do chef Fábio Vieira apadrinhar a etapa de Bauru. A terceira fase já concluída foi a de Franca, em 15 de abril, com a presença do chef Gabriel Vidolin.

São José do Rio Preto vai receber a 6ª etapa, na unidade do Senac, no dia 21 de maio e contará com a presença da chef madrinha, Dani França Pinto.

Após avaliação popular e decisão de um júri especializado composto por chefs padrinhos, jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, serão eleitos os quatro finalistas de cada uma dessas regiões.

Os vencedores de Sorocaba são: o Bolinho de Arroz recheado da Tia Avó, de Gerson de Sousa Vargas Pita; a Empada Frita de Pato com Redução de Porto Picante, de Daniel Fragoso Magalhães; o Quindim Caseiro, receita de Silvio Roizentul; e a Linguiça Defumada Feichtenberger, de Rogerio Feichtenberger.

Os eleitos de Bauru foram: Porchetta Recheada com Maça e Amêndoas, de Denise Bologna Amantini; Pudim de Coco com Calda de Rapadura e Farofa de Pé de Moleque, de Moacir Santana da Silva; Rippe Malz, de Irwing Ivankio; e Sanduíche de Carnitas com Salsa Verde, de Pedro Henrique da Silva Carvalho.

Já os finalistas de Franca são: Arroz no Arado, de Tiago Soares Ferreira; Batata Suíça de Frango à Moda Caipira, de Aluana Borges; Bolo de Beringela, de Rafael Ravagnani de Faria Aoude; e Pastel da Vó Santinha, de Luis Fernando da Silva.

Ao final, os 60 pratos selecionados, somando todas as etapas, serão conhecidos na grande festa popular de encerramento realizada nos dias 14 e 15 de novembro, no Parque Vila Lobos, em São Paulo. Além disso, as melhores receitas farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo.

Ainda dá tempo de se inscrever

Todos aqueles que criam, produzem e vendem estes pratos com forte identidade gastronômica local podem inscrever-se no Festival (CLIQUE AQUI), na etapa correspondente à macrorregião a qual o seu município pertence.

A 3ª Edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo acontece de fevereiro a novembro de 2015, num total de 16 etapas, sendo 15 regionais e a grande final na Capital.

As 15 etapas regionais funcionam como seletivas. Cada uma delas terá um Chef Padrinho ou Madrinha, que irá à Cidade-Anfitriã da macrorregião dar uma aula gratuita e aberta ao público (mediante inscrição e sujeita à lotação), de culinária utilizando os ingredientes da região.

Acompanhe as etapas

hi-mundim-sabordesaopaulo1

Sabor de São Paulo edição 2014

Para acompanhar as eliminatórias, das 17 às 21 horas, basta adquirir o ingresso, por R$ 10, na unidade do Senac a partir das 14 horas do dia da eliminatória. Essa pessoa terá direito a degustar as porções dos pratos de dez estabelecimentos finalistas e participar do voto popular. Já os interessados em participar das palestras, que serão realizadas no mesmo dia da eliminatória, às 15 horas, devem se inscrever gratuitamente – clique aqui

Em 2014, o Hi-Mundim acompanhou a etapa aqui em São José do Rio Preto. Clique aqui e confira como foi.

 Confira o cronograma:

13 de maio – Taubaté – Chef padrinho – Marcelo Correa Bastos
21 de maio – São José do Rio Preto – Chef padrinho – Dani França Pinto
2 de junho – Araçatuba – Chef padrinho – Dani Padalino
30 de junho – Jundiaí – Chef padrinho – Dalton Rangel
7 de julho – São Carlos – Chef padrinho – André Castro
28 de julho – Marília – Chef padrinho – André Ahn
27 de agosto – Ribeirão Preto – Chef padrinho – Raphael Despirite
15 de setembro – Barretos – Chef padrinho – Neka Mena Barreto
14 e 15 de novembro – Etapa final