Os brasileiros estão entre os que mais visitam a Argentina, de acordo com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), daquele país. Só perdemos para os turistas chilenos. Cerca de 30% dos estrangeiros que visitam a Argentina são brasileiros. E o país vizinho tem muito a oferecer. Tem turismo de cultura, turismo de aventura, turismo de neve, turismo de pesca, negócios, eventos, mostra de cinema e vinícolas e até automobilismo.
São 33 parques nacionais e muitos destinos procurados como: Buenos Aires, Mendoza, Patagônia e Bariloche. Mas a Argentina tem muito mais a oferecer. Você conhece, por exemplo, um lugar chamado Rio Hondo? Localizado no Norte da Argentina, no Estado de Santiago del Estero, às margens do rio Dulce, fica a 68 km da capital do Estado, a 87 km de Tucumán e a 1.120 km de Buenos Aires. Trata-se de uma cidade-balneário-spa termal.
Em Rio Hondo, os turistas encontram natureza, tradicionais manifestações culturais, gastronomia, atrações para os amantes do golfe, da pesca e do automobilismo. Ah! Sem esquecer as termas, ótima sugestão para quem está em busca de tranquilidade e relaxamento.
Principais atrações de Rio Hondo
As Termas do Rio Hondo constituem o centro termal e spa mais importante da América Latina. São 14 lençóis de águas mesotermais para desfrutar durante o outono e o inverno. Originadas pelas chuvas do Monte Aconcágua, em Tucumán, as águas termais de Rio Hondo aliviam e restauram a saúde do corpo graças às suas propriedades energéticas.
E o banho termal pode ser feito em spas e até mesmo nos próprios quartos dos hotéis. As águas aliviam problemas pulmonares, digestivos e reumáticos. A alta temporada vai de abril a outubro. Por lá, a temperatura média é de 21ºC.
Além da água termal, há diversas outras atrações em Rio Hondo. você pode, por exemplo, fazer uma caminhada pela nova Costanera, erguida ao longo de quatro quilômetros às margens do rio Dulce; pode visitar a Igreja de Nossa Senhora do Socorro, o Parque Água Santa e o Monumento a San Francisco Solano; conhecer o Viveiro Municipal; o Parque Martín Miguel de Güemes, que é um espaço recreativo, com piscinas termais de uso público e uma feira de artesãos regionais.
Outras atrações turísticas são o Cine Teatro e o Museu Histórico da cidade; o Cassino do Sol –o maior da região Norte, situado em um edifício colonial; e o Museu Antropológico Rincón de Atacama. Para quem curte golfe, pode praticar o esporte no Golf Club Rio Hondo.
Para os amantes dos esportes náuticos e da pesca, o lugar é o Dique Frontal e Embalse de Rio Hondo, um espelho de água artificial de 33 mil hectares situado sobre o curso do Rio Dulce. Ali é possível pescar dourados.
Velocidade
E os amantes do automobilismo também vão encontrar seu lugar em Rio Hondo: o Autódromo Provincial Las Termas de Rio Hondo, situado a seis quilômetros da cidade em um terreno de 150 hectares, conta com 4.000 metros de pista, sendo um dos mais extensos da Argentina.
Rola por lá o No local existe também o Museo Del Automovil, com carros e motos de competição, além de um café.
Este ano, em 11 de junho, o autódromo recebe uma etapa do Super TC2000. A pista recebe também as principais categorias argentinas, entre elas o MotoGP (7 de abril de 2017), Turismo Carretera e a Top Race.
Em gastronomia, a sugestão é experimentar cabritos assados e as famosas empanadas. E antes de deixar o lugar, visite a Reserva Natural Urbana Tara Inti, situada em uma ilha do Rio Dulce, a 3 km do centro da cidade.