A Mostra Cênica começa dia 8 de fevereiro em São José do Rio Preto, SP, mas as inscrições para as Atividades Formativas já estão abertas. Com o tema Resistências, a Mostra Cênica segue até o dia 12 de fevereiro, com a participação de grupos de teatro locais, de outras cidades do interior paulista, da Capital, e dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Ao todo são 22 montagens em sete pontos da cidade. Tudo aberto ao público.
Além dos espetáculos, o evento traz em sua programação ações gratuitas para promover o conhecimento e a troca de experiências entre seus participantes. Podem participar artistas, companhias, profissionais da área e espectadores.
As Atividades Formativas contemplam duas oficinas, uma vivência, um bate-papo e três rodas de conversa. É possível se inscrever AQUI. Para todas as atividades, a seleção será por ordem de inscrição. As inscrições acontecem até que todas as vagas sejam preenchidas.
Oficinas
Destinada a artistas, jornalistas, estudantes e demais interessados em crítica teatral, a oficina “Diálogo sobre a Prática da Crítica”, ministrada pelo jornalista e crítico Valmir Santos, irá pontuar noções da prática da crítica em teatro. A oficina tem carga horária de seis horas e será realizada nos dias 8 e 9. São apenas 20 vagas.
Como desdobramento da oficina de Valmir Santos, a Mostra Cênica oferecerá análises sobre os espetáculos apresentados na seção Painel Crítico. Serão disponibilizadas em um mural no Bar Cultural do evento, instalado no Cursinho Alternativo, e na página da Cia. Cênica, as impressões de três convidados: o ator e jornalista Harlen Félix, o ator e diretor Homero Ferreira e o pesquisador teatral Rodolfo Kfouri.
Outras atividades
Sandra Vargas, uma das fundadoras do Grupo Sobrevento, de São Paulo, um dos maiores expoentes brasileiros do teatro de animação, será responsável pela oficina “Teatro de Objetos”, voltada a atores e artistas maiores de 14 anos, arte-educadores e professores. A atividade será desenvolvida no Sesc.
A músico-educadora Claudia Borges ministrará a vivência “Música e Movimento”, que oferecerá aos participantes práticas lúdicas por meio de rodas cantadas com canções de domínio público, cantos de trabalho, cirandas e percussão corporal. A atividade será na Casa de Cursilho. O espaço também abrigará o bate-papo “Curadoria – Mostras, Festivais e Circuitos”, destinado a artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados.
Por fim, as rodas de conversa irão refletir sobre o tema da Mostra, pensando o teatro em suas várias formas de resistência, envolvendo concepções, escolhas e práticas de criação, produção, manutenção, circulação, difusão, organização e protagonismo em políticas públicas. Intituladas “Rodas de Resistências”, elas terão mediação da atriz, diretora e pesquisadora teatral Juliana Calligaris e serão divididas em três eixos: Temáticas e Estéticas, Produção e Manutenção, e Redes e Coletivos.
Espetáculos
Em sua segunda edição, a Mostra Cênica é uma realização da Cia. Cênica – companhia de teatro rio-pretense que completa 10 anos em 2017 -, do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), em parceria com a Prefeitura, Sesc Rio Preto, Cursinho Alternativo, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Sesi Rio Preto.
Neste ano, a Mostra proporciona ao público o contato com o espírito de resistência presente no fazer teatral, seja pela temática ou estética, meios de existência e manutenção de grupos e coletivos ou, ainda, formas de criação, produção e difusão. Além dos teatros, espaços não convencionais para apresentações servirão de palco, como praças e locais alternativos, a exemplo do Graneleiro da Swift, que receberá duas sessões da montagem “Só”, do Grupo Sobrevento.
O espetáculo escolhido para abrir a Mostra Cênica 2017 é “Ofélia/Hamlet/Rock Machine”, da Cia. Teatro de Riscos, de Ribeirão Preto, uma obra cênico-musical criada a partir do texto “Hamlet Machine”, de Heiner Müller, e do livro “O Novo Tempo do Mundo”, de Paulo Arantes. A catástrofre da história e da cultura ocidental apresentada nas ruínas da Europa do século 20, proposta por Heiner Müller, serve de inspiração para o grupo trazer à cena os conflitos sociais, políticos e culturais do Brasil depois das manifestações de junho de 2013. A encenação e o texto final são de Carlos Canhameiro.
A programação contará com cinco trabalhos inéditos de grupos locais, entre performances e cenas curtas.
O Cursinho Alternativo abrigará o Bar Cultural da Mostra Cênica, que receberá as performances e apresentações musicais.
Toda a programação é gratuita. Os ingressos para os espetáculos poderão ser retirados com uma hora de antecedência nos locais de apresentação. Mais informações sobre a Mostra Cênica 2017 estão disponíveis no site e no Facebook.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS:
OFICINA: Diálogo sobre a Prática da Crítica
Com Valmir Santos, jornalista, crítico teatral com mestrado em Artes Cênicas pela USP, idealizador e coeditor do site Teatrojornal – Leituras de Cena. Serão abordadas ferramentas para análise dos principais elementos constitutivos e expandidos da cena; procedimentos técnicos, estilísticos e éticos do ofício; e breve panorama histórico da crítica no jornalismo brasileiro e seu atual campo de pesquisa na universidade.
Dias 8, das 15h às 18h, no Sesc, e 9 de fevereiro, das 9h às 12h, na Casa de Cursilho. (Público-alvo: artistas, jornalistas, estudantes de teatro, jornalismo e letras, e interessados em crítica teatral – 20 vagas).
OFICINA: Teatro de Objetos
Com Sandra Vargas, diretora, atriz, dramaturga e uma das fundadoras do grupo Sobrevento (São Paulo/SP). Partindo dos princípios básicos para a utilização da linguagem do Teatro de Objetos e da compreensão do grupo Sobrevento a respeito da mesma, cuja força está no trabalho do ator como ator e não como manipulador, os participantes buscarão construir uma dramaturgia pessoal.
Dias 09 e 10 de fevereiro, das às 15h30 às 18h30, no Sesc Rio Preto. (Público-alvo: atores e artistas maiores de 14 anos, arte-educadores e professores das áreas de artes e letras – 20 vagas).
VIVÊNCIA: Música e Movimento
Com Claudia Borges, músico-educadora, agitadora cultural e professora de musicalização. A vivência oferecerá aos participantes práticas lúdicas por meio de rodas cantadas com canções de domínio público, cantos de trabalho, cirandas e percussão corporal.
Dia 11 de fevereiro, das 10h às 12h, na Casa de Cursilho. (Público-alvo: artistas, arte-educadores, professores e interessados em música – 30 vagas).
BATE-PAPO: Curadoria – Mostras, Festivais e Circuitos
Curadores, vinculados ou não a instituições, discutirão os procedimentos e metodologias utilizados na curadoria de eventos teatrais que compõem a cena contemporânea.
Dia 10, das 10h às 12h, na Casa de Cursilho. (Público-alvo: artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados na área – 30 vagas).
RODAS DE RESISTÊNCIAS
Rodas de discussão que propõem reflexões sobre o teatro em suas várias formas de resistência, envolvendo concepções, escolhas e práticas de criação, produção, manutenção, circulação, difusão, organização e protagonismo em políticas públicas. Mediação de Juliana Calligaris.
Dia 9, das 13h30 às 15h15, Roda de Resistências I – Temáticas e Estéticas.
Dia 10, das 13h30 às 15h15, Roda de Resistências II – Produção e Manutenção.
Dia 11, das 13h30 às 15h15, Roda de Resistências III – Redes e Coletivos.
Local: Casa do Cursilho. Público-alvo: artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados. 30 vagas por roda.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS ESPETÁCULOS:
Dia 8, quarta-feira
Abertura
20h – Sesc Rio Preto – Teatro
Ofélia/Hamlet/Rock Machine (Cia. Teatro de Riscos – Ribeirão Preto/SP)
22h – Cursinho Alternativo – Sala 2
O Bebê de Ouro (Cia. Ai de Nós – São José do Rio Preto/SP)
22h30 – Cursinho Alternativo – Sala 1
Janelas para uma Mulher (Cia. Trilhas da Arte – Campinas/SP)
23h30 – Cursinho Alternativo – Bar
PSICOPATA (Cia. Palhaço Noturno Teatro – São José do Rio Preto/SP)
Dia 9, quinta-feira
18h – CEU das Artes “Aristides dos Santos” – Núcleo Nova Esperança
Contos de Reis (Cia. Espagírica de Teatro – São José do Rio Preto/SP)
19h30 – Sesi – Teatro
Pé na Curva (Cia. de 2 – São José dos Campos/SP)
21h – Cursinho Alternativo – Sala 2
RESET LOVE (theURGIA – São José do Rio Preto/SP)
21h30 – Cursinho Alternativo – Sala 1
A Vida é Sonho (Cia. Teatral Boccaccione – Ribeirão Preto/SP)
23h30 – Bar – Cursinho Alternativo
Corte um Pedaço (Zé Antônio Borges – São José do Rio Preto/SP)
Dia 10, sexta-feira
16h – Praça das Rosas (Jardim Seixas)
Memórias de um Quintal (Insensata Cia. de Teatro – Belo Horizonte/MG)
19h30 – Sesi – Teatro
Vidas Secas (Caravan Maschera Teatro – Atibaia/SP)
21h – Cursinho Alternativo – Sala 2
Cérebro de Elefante (Cia. Ir e Vir – São José do Rio Preto/SP)
22h – Cursinho Alternativo – Sala 1
Perdoa-me por me Traíres (Teatro Kaô – São Mateus/ES)
23h30 – Cursinho Alternativo – Bar
Odhara (Cia. Poleiro dos Anjos – São José do Rio Preto/SP)
Dia 11, sábado
16h – Praça Santa Apolônia – Engenheiro Schmidt
Coração dos Teatros Rodantes (Andaime Teatro Unimep – Piracicaba/SP)
19h e 21h – Graneleiro – Swift
Só (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP)
21h – Cursinho Alternativo – Sala 2
Réquiem para um Rapaz Triste (Teatro do Indivíduo – São Paulo/SP)
22h – Cursinho Alternativo – Sala 1
E Toda Vez que Ele Passa, Vai Levando Qualquer Coisa Minha (Delirivm Teatro de Dança – São Simão/SP)
23h – Cursinho Alternativo – Bar
PUTO! (GAL – Grupo de Apoio à Loucura – São José do Rio Preto/SP)
Dia 12, domingo
15h – Sesc – Teatro
Salve, Malala! (Cia. La Leche – São Paulo/SP)
17h – Praça das Rosas (Jardim Seixas)
Blitz – O Império que Nunca Dorme (Trupe Olho da Rua – Santos/SP)
20h – Cursinho Alternativo – Sala 1
MUNDOMUDO (Cia. Azul Celeste – São José do Rio Preto/SP)
ATRAÇÕES MUSICAIS DO BAR CULTURAL (SEMPRE À MEIA-NOITE):
Dia 8, quarta-feira: André Fernandes
Dia 9, quinta-feira: Zeca Barreto
Dia 10, sexta-feira: Griot’s
Dia 11, sábado: Os 3 do Balanço
ENDEREÇOS:
Cursinho Alternativo: Av. Nossa Senhora da Paz, 1032 (acesso pela Rua Pedro de Carvalho) – Jd. Alto Alegre
Sesc Rio Preto: Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal
Sesi Rio Preto: Av. Duque de Caxias, 4656 – Jd. dos Seixas
Praça das Rosas: Av. das Hortências, altura do nº 180 – Jd. dos Seixas
Graneleiro (Complexo Swift): Av. Duque de Caxias, s/n – Jd. dos Seixas
CEU das Artes Aristides dos Santos: Rua Robson Augusto Lopes Diaveiro, s/n (antiga Rua 17) – Parque Nova Esperança
Praça Santa Apolônia: Centro do Distrito de Engenheiro Schmidt
Casa de Cursilho: Rua Raul Silva, 2239 (acesso pela Rua Dr. Synésio de Melo Oliveira) – Nova Redentora