Olímpia faz o 58º Festival do Folclore; veja onde se hospedar

Festival de Folclore de 2019

Entre os dias 6 e 14 de agosto, a Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo, promove um dos eventos culturais mais bacanas do Brasil: o 58º Festival do Folclore. A expectativa do evento é reunir 140 mil pessoas na cidade entre os dias de festa. Além das informações sobre o Festival, reunimos aqui dicas de hospedagem para quem planeja passar alguns dias na cidade.

Este ano, o 58º Festival do Folclore de Olímpia reunirá, na Capital Nacional do Folclore, grupos representantes de 18 estados brasileiros. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos, sendo 7 dos participantes considerados inéditos.

Programação do Festival de Folclore

A abertura da edição está marcada para o dia 6 de agosto (sábado), a partir das 19 horas, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o Recinto do Folclore.

O evento terá início com a Inauguração do Pavilhão de Artesanato e Lançamento do Anuário 2022, na Barraca A. Na sequência, os olhares se voltam para a Arena do Recinto, onde serão realizadas a Cerimônia Oficial com as autoridades, o Espetáculo de Abertura com as crianças da rede municipal e convidados e a recepção dos grupos participantes deste ano.

Em seguida, iniciam-se as apresentações de dança no Palco Principal (Bastião), com 12 grupos. No domingo, dia 07, a programação começa às 10h, com a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São João Batista, no centro de Olímpia.

Na segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto, haverá Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore, voltado aos professores, a partir das 8h, no Pavilhão da Educação (Barraca A). De 08 a 12 de agosto, segunda a sexta, há também programação infantil no Recinto, às 8 horas, com a Gincana de Brincadeiras Tradicionais Infantis e a Folclorança, que incentivam as crianças a conhecerem brincadeiras antigas e confeccionarem brinquedos, resgatando a cultura da época dos pais e avós.

Na parte da tarde, a partir das 14h, também de segunda a sexta, será realizado o Minifestival, com a participação das escolas municipais interpretando as danças típicas dos Estados e dos grupos visitantes.

Festival de Folclore, em 2018 (Foto: Hi-Mundim)

Na quarta-feira, dia 10, às 08h30 ocorre também o Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, voltado aos pesquisadores, acadêmicos e estudiosos da música, da arte e da cultura popular, que este ano abordará o Centenário da Semana de Arte Moderna. Fora do Recinto, de segunda a sexta, às 09h, haverá a Peregrinação com a passagem dos grupos pelas ruas do comércio central da cidade, com uma grande confraternização no sábado pela manhã, dia 13, na Praça da Matriz. Na sexta-feira (12), às 8h, será feita a Visita ao Túmulo do Professor José Sant’anna.

Todos os dias à noite, a partir das 20 horas, começam também as demais atividades no Recinto. Além do Palco da Arena, há ainda a programação cultural da Casa do Caipira (Vila Brasil), marcada pelos tradicionais shows de violeiros e música raiz, e duas atrações novidade na edição deste ano: a Passarela do Folclore e o Circuito de Santos Reis, que consistem em intervenções culturais dos grupos visitantes e das Companhias de Reis, em diferentes espaços do Recinto, levando as apresentações e a interação com o público para além da arena.

No domingo (14), último dia do festival, acontece o tradicional Desfile de Encerramento, às 9h, na avenida em frente à entrada principal do Recinto e, a partir das 20h, a Cerimônia de Encerramento e o último dia também da programação noturna.

Grupo Boi de Nina Rodrigues, do Maranhão, estreia na Capital Nacional do Folclore em 2019 (Foto: Divulgação)

Toda a programação é gratuita e, além de prestigiar presencialmente, o público poderá acompanhar as apresentações de palco, pela internet, com transmissão ao vivo nos canais oficiais.

Confira a programação completa do Festival de Folclore.

Festival de Folclore: dicas de hospedagem em Olímpia

O planejamento para o evento começou desde a permissão do Plano SP com melhorias na infraestrutura do Recinto do Folclore e a comemoração promete ser especial. Esse é um dos maiores e mais importantes eventos de preservação da cultura popular brasileira e faz de Olímpia uma cidade que renasce a cada ano o aprendizado nas escolas e ajuda a multiplicar a cultura folclórica nacional.

O festival ensina aos brasileiros sobre a diversidade das tradições do País, envolvendo danças, costumes e as músicas de cada cantinho do Brasil.

A arena do Recinto, área construída especificamente para exposições e atividades folclóricas, estará coberta de cultura, magia, calor humano e muita música. O tema deste ano será “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só coração”.

E, após dois anos sem a festa presencial, o evento reunirá cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de mais de 15 estados de todas as regiões brasileiras. O que reforça a grandeza do evento na cidade que não vai dormir por nove dias.

Para incentivar o turismo no local, o Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil, iniciou os investimentos na cidade em 2012, sendo a primeira OTA que tinha Olímpia em sua prateleira de produtos, isso contribuiu para o desenvolvimento da cidade como destino turístico.

Além disso, a empresa investiu nos hotéis da região e na abertura de novos resorts que entraram em operação nos últimos anos, além do plano de ação para vendas de pacotes de viagens para a cidade das águas termais, que foram fundamentais na construção desse case de sucesso.

“A cidade é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode impulsionar os negócios, gerando interesses e maior competitividade para a economia. Em pouco menos de 10 anos, apoiamos as redes hoteleiras e incentivamos o turismo cultural em uma região que conta com atrações diferenciadas e que se destacam pelos parques aquáticos e pela tradição folclórica”, comenta Ana Feliciano, Head de Educação do Hurb.

O incentivo do Hurb na região também “contribui para uma melhor exposição da cultura brasileira invadindo as ruas e as casas dos Olimpiense, retratando a representatividade da principal festa para a cidade”, ressalta Ana.

Opções para todos

Atualmente, a cidade comporta mais de 34 mil quartos na rede hoteleira. O Thermas Parque dos Laranjais foi eleito pelo quarto ano consecutivo segundo lugar no mundo e primeiro lugar da América Latina e Brasil na categoria Parque Aquático, segundo o TEA/AECOM (Themed Entertainment Association), só sendo superado pelo chinês Chimelong, ficando à frente dos parques da Disney, nos Estados Unidos.

Já o Hot Beach Park, um dos 10 parques aquáticos mais visitados da América Latina, tem estrutura para receber até 8 mil visitantes por dia, mais de 15 atrações para toda a família, com estrutura de equipamentos nacionais e importados do Canadá e México e piscinas com temperatura da água de 32°C. O hotel pertence ao Grupo Ferrasa, que possui dois resorts integrados “na areia” com um total de quase mil apartamentos (Olímpia, 2022).

Para aproveitar o festival do Folclore, o Hurb preparou descontos especiais nos hotéis e resorts da região que incentivam a cultura do Festival do Folclore nas unidades com exposições e programações extras para o público. Com diárias a partir de R$852 (+ taxas) é possível se hospedar no Celebration Resort Olímpia by Hot Beach.

Há outras opções de hospedagem que variam de acordo com a localização e os serviços oferecidos nas redes, como o Thermas de Olímpia Resorts By Mercure. A plataforma oferece opções de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

Há ainda o Hot Beach Suítes; Hot Beach Resort Olímpia e no Thermas Park Resort & SPA by Hot Beach. A plataforma oferece opções de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

Além do festival, Olímpia oferece um leque de atrações de lazer que ficam abertas o ano todo e são boas escolhas para o pós-fechamento dos parques aquáticos.

A Vila Guarani foi inaugurada em junho deste ano e está equipada para receber turistas que buscam entretenimento, lazer e comida boa. O espaço, recém inaugurado, conta com um inédito brinquedo que recebeu o nome de “Viiixi”, uma enorme casinha da árvore de 15 metros de altura, com tubulações, pontes, cordas e madeiras, além de caminhos inusitados por toda extensão do parque infantil.

Uma opção é o pacote de viagem de ônibus. São três diárias e pensão completa. Saiba mais aqui