Férias: Olímpia tem novas atrações para turistas


Procurando um destino para passar férias em família? Que tal conhecer a Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo? Neste mês de julho, a cidade espera receber cerca de 350 mil turistas. A expectativa positiva, segundo a secretaria de Turismo e Cultura, se deve ao período de férias escolares.

Recém-inaugurada, a Vila Guarani, pretende ser a diversão de final de tarde e noite do Hot Beach, em Olímpia. É mais uma atração para moradores e visitantes da Estância Turística. O espaço conta com gastronomia, lojas, atrações musicais e o Viiiixi, um circuito interativo telado de 15 metros de altura que é único no Brasil

A Vila Guarani está localizada entre o Hot Beach Suites, Hot Beach Resort e o parque aquático Hot Beach Olímpia. A proposta é que ele seja um espaço para entretenimento, lazer e alimentação no final da tarde e à noite, principalmente após o fechamento do parque aquático.

Viiiixi, brinquedo da Vila Guarani

“É a primeira atração totalmente seca do Hot Beach Parque & Resorts e interativa, pois conta com realidade aumentada e projeção mapeada. Com a Vila Guarani, oferecemos aos nossos hóspedes novas opções de gastronomia, de diversão e de lazer que são experiências”, afirma Diego Ferrato, Superintendente do Grupo Ferrasa, empresa que detém o Hot Beach Parque & Resorts.

O que tem na Vila Guarani

O espaço tem choperia, pizzaria, empório de vinhos, gelateria, sandaliaria, moda praia e loja de fotos. Ao lado, o Viiiixi, que é um circuito interativo telado único no Brasil. Construído na copa das árvores, a aventura é chegar de uma torre à outra utilizando passarelas com obstáculos de diferentes graus de dificuldade a uma altura que atinge 15 metros, mas em total segurança.

As “pontes” que ligam as torres têm laterais e teto fechados por telas, o que permite a livre circulação inclusive de crianças, desde que acompanhadas de um adulto, conta Maryana Pinto, arquiteta do Grupo Ferrasa.

E o Viiiixi também é um brinquedo cênico. À noite, em alguns momentos, surpresas. Dele saem fumaça, feixes de lazer e sons de maneira e criar um cenário temático. “Quem está passando no circuito telado vai ter uma experiência interativa. Vai ver fumaça saindo de alguns pontos, ouvir o som de um animal. Tudo para a pessoa sentir a sensação de estar num cenário que remete ao folclore”, acrescenta a arquiteta. E na descida do circuito telado, há a opção de voltar ao solo por tobogãs.

Folclore e interatividade

Em seus caminhos sinuosos e com bastante vegetação, a Vila Guarani tem tenda lembrando um circo, palco e uma loja colaborativa de artesanato olimpiense, o que remete às antigas cidadezinhas do interior. À noite, a iluminação especial contribui para o cenário. Os muros do parque aquático voltados para a Vila Guarani foram recobertos com imagens de seres encantados, obra do artista plástico olimpiense Zé Otávio e que vão oferecer dupla experiência interativa.

468 x 60 IMU Full Banner

Parte do mural é destinada à projeção mapeada todas as noites, como um show de abertura. No restante do mural recobertos por seres encantados estão distribuídos cinco pontos de realidade aumentada, em que o visitante aponta o seu celular para as imagens e elas interagem. “Ao apontar o celular para a sereia do mural, por exemplo, a sereia vai contar um pouco sobre sua lenda. É um espaço para imersão interativa”, explica a arquiteta.

E tudo na Vila Guarani permeado por atividades culturais diariamente, das 19h30 às 22h. Haverá música ao vivo e outras atrações todos os dias. Outra novidade é que o Espaço Folclore e Saberes Tradicionais, inaugurado em outubro de 2021 no Hot Beach Suites, agora está na Vila Guarani. É como uma praça de cidade do interior, de entretenimento, diversão e convivência.

5 anos de Hot Beach

No dia 28 de junho, o parque aquático Hot Beach Olímpia completou 5 anos de história. Já é um dos mais visitados da América Latina e está em expansão. Em breve, entra em operação o Oásis, o novo complexo de piscinas.

Férias em Olímpia

De acordo com as pesquisas de ocupação realizadas mensalmente, julho é historicamente o segundo mês com maior fluxo de visitantes do ano. Em 2021, a cidade recebeu no decorrer do mês mais de 340 mil pessoas, número que deve ser superado neste ano, tendo em vista que, no mesmo período do ano passado, os atrativos turísticos e meios de hospedagem operavam com 60% da capacidade total.

Olímpia também costuma ser bem frequentada no referido mês, considerando que o perfil da grande maioria dos visitantes é de famílias, composta por casal e filhos, geralmente crianças abaixo dos 12 anos, atraídas pelas opções de diversão dos parques.

Desta forma, as férias escolares tanto de julho como de dezembro/janeiro são consideradas os períodos de alta temporada do município. A boa ocupação do próximo mês mostra ainda que, mesmo no inverno, a cidade é bastante procurada pelos visitantes, uma vez que as piscinas contam com águas termais e aquecidas, com temperatura acima dos 30º C, o que garante conforto e diversão para os turistas mesmo em dias de clima mais ameno.

Segundo a secretaria de Turismo, de janeiro a maio deste ano, Olímpia já recebeu cerca de 1,2 milhão de pessoas, o que demonstra a retomada aquecida das atividades do principal setor que movimenta a economia local.

“O Turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, em Olímpia, não foi diferente. A cidade vive sua melhor fase de crescimento e sofreu uma brusca desaceleração por quase dois anos. Hoje, ainda que instável devido à oscilação de casos, as pessoas voltaram a viajar e, prova disso, é o grande fluxo de turistas que já recebemos nos primeiros cinco meses do ano e a expectativa para o mês de julho. Olímpia é um destino de fácil acesso, cercado por boas rodovias e aeroportos próximos, em uma localização privilegiada do Estado de São Paulo, e com ampla infraestrutura hoteleira e de entretenimento, o que influencia na escolha das famílias”, analisou o prefeito Fernando Cunha.

Thermas dos Laranjais

O Thermas dos Laranjais, parque aquático mais visitado da América Latina, espera receber 230 mil turistas durante as férias de julho. Além do parque, outras atrações de Olímpia, como o Vale dos Dinossauros e Museu de Cera, do Grupo Dreams, estão com expectativa de receber 50 mil turistas durante esse período.


Outro setor que comemora também é o de hotelaria. O Olímpia Park Resort e o Solar das Águas Park Resort, por exemplo, esperam uma ocupação de 80% para o período. A cidade possui a 5ª maior rede hoteleira do País e a segunda do estado de São Paulo, com mais de 34 mil leitos de hospedagem.

Serviço

A Vila Guarani, com acesso pela Avenida Ferrasa 150 (entre o Hot Beach Resort e o Hot Beach Suites) vai funcionar diariamente das 15h30 às 22h com entrada gratuita. Já o Viiiixi vai funcionar das 19h às 22h com ingresso a R$ 20,00 para adultos e R$ 10,00 para crianças. O estacionamento é gratuito, mas sujeito à disponibilidade. Mais informações no site hotbeach.com.br