Está chegando a temporada de cruzeiros!

Cruzeiro marítimo Agaxtur
Cruzeiro marítimo
Oasis of the Seas

Cruzeiro marítimo

Começa em novembro a temporada 2014/2015 de cruzeiros no Brasil. Atualmente, de acordo com a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior potencial de exploração de águas internas navegáveis, e hoje é também considerado um dos maiores mercados mundiais de cruzeiros marítimos.

Dez navios começarão a atracar nos portos brasileiros e devem levar 640.564 hóspedes em 239 roteiros pela costa sul-americana. É um tipo de turismo que vem agradando o brasileiro. O Estudo de Perfil e Impactos Econômicos dos Cruzeiros Marítimos no Brasil, feito pela Fundação Getúlio Vargas a pedido da Abremar mostra que 84,6% dos cruzeiristas desejam realizar novamente uma viagem de cruzeiro: 31,3% para destinos nacionais e/ou fora do Brasil, 28,2% para destinos internacionais e 25,1% pela costa brasileira.

Dos passageiros embarcados, 44,1% declaram ser sua primeira visita a algum destino. Desses, 82,8% manifestam o desejo de voltar, o que comprova a importância dos Cruzeiros Marítimos para as cidades-escala. Além disso, mais da metade dos entrevistados (56,4%) informou ter disponibilidade de realizar cruzeiros pela costa brasileira durante a baixa temporada. Ao analisar a origem dos passageiros, a FGV constatou que 82,7% residem no Brasil; dos estrangeiros, a maior parte reside na Argentina (90,4%). A maioria dos entrevistados (65,1%) possui ensino superior completo; 30% têm faixa de renda mensal familiar entre R$ 5.001,00 e R$ 10 mil; e 28,1% entre R$ 2.001,00 e R$ 5 mil.

Nova operadora de cruzeiros em Rio Preto

De olho nos consumidores de serviços de turismo da interior paulista, a Agaxtur Viagens, uma das principais operadoras de turismo do Brasil, abre uma nova loja em São José do Rio Preto, no Shopping Iguatemi. A agência de viagens é conhecida por ser a maior operadora marítima do país e operadora oficial da Walt Disney World e da Universal Orlando Resorts, além de oferecer viagens para todo o mundo.

A empresa possui 12 lojas-escritórios em sete cidades brasileiras, além da presença em Bariloche e Buenos Aires, na Argentina. A inauguração da loja de Rio Preto faz parte do plano de expansão da Agaxtur no interior paulista – considerado hoje um dos principais mercados de consumo de turismo do Brasil. A empresa mantém escritórios em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Na abertura da operadora em Rio Preto, a Agaxtur oferece o Festival de Circuitos da Europa, pacotes de viagens para o Réveillon, Férias na Disney e os cruzeiros da temporada de verão 2014/2015.

“Trazemos para a região de Rio Preto a tradição na qualidade das viagens promovidas por meio da Agaxtur Viagens”, afirma Aldo Leone Filho, presidente da empresa. Segundo Aldo, Rio Preto é um mercado em expansão. “A loja consolida nosso plano de crescimento no interior, além disso, estamos crescendo com o Shopping Iguatemi.”

A decisão da abertura do novo escritório da Agaxtur foi definida a partir dos números do mercado de turismo do Brasil, que apresentou índices favoráveis nos últimos anos. Segundo a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o faturamento das operadoras, representantes e colaboradores, foi de R$ 11,1 bilhões, equivalente a um crescimento nominal de 4%, contra 8,7% em comparação a 2012.

Já a despesa brasileira com viagens internacionais, sem computar os gastos com cartão de crédito internacional, representou US$ 13 bilhões em 2013, mantendo a trajetória de crescimento do emissivo internacional brasileiro nesta década.

Estes números estão relacionados com a força da internet e o crescimento da classe média brasileira, que permitiram a entrada de novos consumidores na cadeia de serviços turísticos, como as operadoras de turismo e locadoras de carros.