10 destinos para curtir com a família ou com amigos

Barretos Country é um dos 10 destinos para curtir em grupo

Com vocação maior para o turismo aquático, com praias de água doce e parques de águas termais, região de Rio Preto tem diversos destinos para curtir em grupo. Selecionamos 10 atrações

Final de ano chegando e muita gente se prepara para curtir as festas com familiares e amigos. Se o verão por aqui costuma não ser fácil, o final da primavera já deu mostras de que o El Niño tem tudo para torna-lo ainda mais quente. Para evitar que o clima festivo azede, a dica é buscar momentos de lazer refrescantes, ao ar livre, e a região Noroeste Paulista tem muitos destinos a oferecer.

Destinos próximos

Pesquisas de plataformas online de turismo apontam que, com o preço das passagens aéreas nas alturas, a tendência cada vez mais comum tem sido as pessoas optarem por fazer viagens curtas, em família ou em grupos de amigos, para destinos mais próximos de onde vivem. Com isso, o turismo regional vem ganhando força no Brasil, inclusive na região de Rio Preto.

Potencial turístico

E para quem ainda duvida do potencial turístico do Noroeste Paulista, dos 96 municípios da região administrativa de Rio Preto, dois são estâncias turísticas (Santa Fé do Sul e Ibirá) e 22 são municípios de interesse turístico (MIT). Isso sem contar Barretos e Olímpia, estâncias turísticas que, apesar de ficarem perto de Rio Preto, integram outra região administrativa. Não faltam bons destinos.

Geografia privilegiada

Em posição geográfica privilegiada, banhada pelos rios Tietê, Paraná, Grande e afluentes, a região também é conhecida pelas águas termais. Em Ibirá, por exemplo, a água vanádica é usada como complemento para tratamentos de saúde e bem-estar. Já em Olímpia, a água termal alimenta piscinas de resorts e dois dos parques aquáticos mais visitados do mundo. Não faltam destinos refrescantes.

Perto da água

E com o calor, o turismo aquático vai ficar ainda mais movimentado. Estudo do Booking.com aponta que 41% das pessoas que buscam estadias entre novembro deste ano e janeiro do ano que vem querem destinos perto da água. A água do mar é a preferida, mas são muitas as famílias da capital e do litoral que buscam lazer e um pouco de sossego na região de Rio Preto.

Principal destino

Olímpia, principal de todos os destinos turísticos da região, por exemplo, espera receber só em dezembro deste ano 960 mil turistas. Para ter ideia da relevância do número, entre janeiro e setembro de 2023 a estância turística recebeu 2,8 milhões de visitantes, média de 311 mil turistas por mês. Os dados são da Secretaria Municipal de Turismo e tem base na média da ocupação hoteleira.

Mais que água

Mas a região, atualmente, não se limita a praias de água doce e parques de águas termais. Estimulados pela quantidade de gente que movimenta o turismo aquático, municípios vêm desenvolvendo suas vocações para atrair visitantes. Com isso, o turismo rural, com foco no resgate da tradição e do modo de vida caipira, também tem ganhado espaço.

10 destinos

Entre inúmeras opções de lazer ao ar livre na região de Rio Preto para curtir com a família e com amigos, a reportagem selecionou 10. Confira.

Balneário de Ibirá oferece banhos em água mineral cheia de predicados

Estância Turística de Ibirá
(Termas de Ibirá | Balneário)  

O balneário Evaristo Mendes Seixas, em Termas de Ibirá, oferece banhos de imersão em água mineral com poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. A ingestão e os banhos são usados como complementos de tratamentos estéticos e fisioterapêuticos, além de outras práticas que buscam melhorar a saúde e o bem-estar.

De acordo com a composição química, a água mineral de Ibirá é vanádica, alcalina e bicarbonatada. É capaz de dissolver a oleosidade deixada pelo suor sem necessidade de usar sabonete. Basta esfregar as mãos no corpo para deixa-lo completamente limpo e liso.

O balneário abre todo dia. Consulte os horários de funcionamento e mais informações em: www.ibira.sp.gov.br/portal/turismo

Os parques aquáticos são as grandes atrações de Olímpia

Estância Turística de Olímpia
(Parques aquáticos e resorts)

Em Olímpia as águas termais também são atração para quem busca diversão em família, ou momentos mais relaxantes. Lá estão dois dos parques aquáticos mais visitados do mundo: o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach. Destaque também para a hotelaria. São 34 mil leitos, a segunda maior rede hoteleira do estado, atrás da capital.

Os resorts com piscinas e ofurôs de águas termais são bastante requisitados por turistas o ano todo, em especial no Natal e no Réveillon, quando oferecem programações especiais e festas. Mas a cidade também oferece outras boas opções de hospedagem em hotéis e pousadas.

Também dá para curtir Olímpia com a família toda sem precisar cair na água. Mais informações em: www.turismo.olimpia.sp.gov.br

Resort da Ilha, em Sales, tem atividades para todas as idades

Sales
(Resort da Ilha)

O Resort da Ilha, em Sales, é cercado pelo rio Tietê. O espaço conta com diversas atrações para toda a família. Tem quadra de tênis, vôlei de areia, piscina aquecida, piscina ao ar livre com hidromassagem, pista de caminhada, mountain bike, pesque e solte, frescobol, sala de jogos, passeios de caiaque, brinquedoteca com monitoramento, playground e mais.

Além dos equipamentos e atividades de lazer, a atração também se destaca pela culinária. Tem quatro restaurantes que privilegiam a culinária regional e a alta gastronomia. Lá é possível saborear receitas típicas e ainda outras que atendem a paladares mais sofisticados.

O local tem apartamentos e bangalôs luxo e super luxo. Mais informações em: www.resortdailha.com.br

Barretos Country Park Resort é boa pedida para famílias com crianças

Barretos
(Barretos Country Park Resort)

Famosa pela Festa do Peão, Barretos vem apostando nas águas termais do Barretos Country Park Resort para atrair turistas o ano inteiro. Adquirido há três anos pelo GR Group, uma das principais companhias de turismo do país, a hospedaria do complexo deve saltar dos atuais 212 apartamentos para 500 até 2025, ampliando a capacidade para 1,8 mil hóspedes.

Além da praia com ondas e brinquedos, o parque se destaca por algumas atrações como arvorismo e tirolesa. Com baixo grau de dificuldade, as atividades são bastante requisitadas por pessoas acima dos 60 anos em busca de adrenalina sem correr grandes riscos.

O parque funciona das 10h às 17h e só não abre às quartas-feiras. Mais informações em: www.barretoscountry.com.br

Na Vinícola Ferracini, em Fernandópolis, visitantes vivem dia de enólogos

Penápolis
(Vinícola Ferracini)

Fundada em 2014, a Vinícola Ferracini ocupa 21 mil metros quadrados na zona rural de Penápolis, onde são cultivadas uvas viníferas e produzidos 20 rótulos de bebidas (vinhos brancos e tintos, espumantes, suco e frisante). O espaço abre as portas para visitantes que querem conhecer toda a produção desde a vindima (colheita).

O visitante vive um dia de enólogo, aguçando todos os sentidos com o som do vinho ou do espumante na taça, as cores, os aromas e os sabores. Além disso, os profissionais da vinícola compartilham informações preciosas para deixar as próximas experiências ainda melhores.

A Vinícola Ferracini só não abre para visitação às segundas-feiras. Mais informações em: www.vinicolaferracini.com.br

No Engenho Karikana, em Fernandópolis, visitantes conhecem etapas de produção da cachaça

Fernandópolis
(Engenho Karikana)

O Engenho Karikana fica na Fazenda Jagora, em Fernandópolis. São 25 mil metros quadrados de área industrial e outros 180 mil de cultivo de cana. Em um passeio pelo engenho, o visitante conhece as etapas da fabricação da cachaça, desde o corte da cana até o envasamento. E mais legal ainda é que a entrada para o passeio é gratuita.

As visitas devem ser agendadas com antecedência e o visitante tem direito à degustação das cachaças artesanais da marca. Além do passeio guiado, o Engenho Karikana também se destaca pelos eventos gastronômicos que promove em seu espaço, inaugurado em 2010.

O passeio pode ser feito de segunda-feira à sábado, das 8h às 18h. Mais informações em: turismofernandopolis.com.br/o-que-fazer/rural/karikana

Pôr do sol é espetáculo à parte na Quinta do Sardão, em Guararapes

Guararapes
(Quinta do Sardão)

No Km 552 da rodovia Marechal Rondon, no município de Penápolis, fica o destino Quinta do Sardão. Pousada e restaurante especializado em peixes e frutos do mar, a atração turística começou a ser formatada em 2008. É destino ideal para quem pretende passar um ou mais dias comendo comida boa e saudável e ainda recarregando as energias, sem pressa, em meio à natureza.

Lá tem quatro chalés para hospedagem que ficam em frente a um lago. Cada um com um deck privativo de onde é possível contemplar o pôr do sol. São três chalés de 45 metros quadrados para três pessoas e um de 115 metros quadrados para até oito pessoas, todos bem equipados.

O restaurante funciona de terça a domingo e feriados. Mais informações sobre o espaço em: www.sardao.com.br

Náutico Buritama Bar e Restaurante oferece ótimo cardápio e visual encantador

Buritama
(Náutico Buritama Bar e Restaurante)

Banhada pelo rio Tietê, Buritama é Município de Interesse Turístico (MIT) desde 2017. Mas a vocação da cidade para o turismo aquático é bem mais antiga. Aberto desde 1989, o Náutico Buritama Bar e Restaurante é uma das provas. O destino é bem avaliado pelo público pelo cardápio e atendimento. A atração gastronômica fica às margens do rio Santa Bárbara, afluente do Tietê.

Além da culinária e do atendimento elogiados, o local também é conhecido por seus drinques com e sem álcool feitos com frutas frescas e pelo espaço aberto, com um visual incrível. É lugar para comer bem e contemplar a natureza.

O Náutico Buritama Bar e Restaurante abre de quinta a domingo, das 11h às 18h. Mais informações em: www.instagram.com/restaurantenauticoburitama

Pão, geleia e manteiga artesanais do Caminho Caipira: destino resgata vida no campo

Borborema
(Caminho Caipira)

O Caminho Caipira, no Bairro Tanquinho, em Borborema, reúne área de camping, pousada, trilhas em matas nativas, museu e culinária típica do interior. As compotas, licores e geleias são feitas com frutas orgânicas de época, colhidas na propriedade. Destaque também para os queijos de cabra e de vaca que são produzidos no espaço.

A imersão na vida simples do campo é completa com as 10 trilhas ecológicas que integram o Caminho Caipira. Tem trilhas curtas por caminhos planos e sombreados até trilhas que exigem mais esforço físico e destreza. Em comum entre elas, o contato direto com a natureza local.

Para conhecer o destino Caminho Caipira é necessário agendar a visita com antecedência. Mais informações em: www.caminhocaipira.com.br

Piquenique no Parque Caipira, em Uchoa: destino resgata costumes da roça

Uchoa
(Parque Caipira)

O Parque Caipira, em Uchoa, é destino reduto de preservação da cultura do campo do interior paulista. São 50 mil metros quadrados de área verde e atividades rurais para todas as idades. Lá tem um imenso bambuzal com clareira, mina d’água, bichinhos na maternidade, passeios a cavalo e interações com diversos outros animais. Destaque também para a comida típica da roça.

Além de mesas espalhadas pelo local, é possível curtir a culinária do Parque Caipira em um piquenique. A atração disponibiliza a cesta com os apetrechos necessários para os visitantes se acomodarem onde acharem mais confortável.

O Parque Caipira funciona de sexta a domingo e a visita deve ser agendada com antecedência. Mais informações em: www.parquecaipira.com.br