‘Arte de Quinta’, da Cia. Cênica, tem peças gratuitas

Desventuras de um Quixote (Foto: Divulgação)

Já planejou o seu feriado prolongado? Uma dica é acompanhar o especial ‘Arte de Quinta – Encontros Possíveis’, da Cia. Cênica, em São José do Rio Preto.

Trata-se de uma ação do Projeto Território Cênico, por meio da qual vai apresentar, com entrada gratuita, espetáculos de seu repertório. As apresentações começam no dia 30, quarta-feira.

Além de apresentar o seu espetáculo-cortejo “Virado à Paulista”, a companhia também recebe o grupo Protótipo Tópico, de Bauru, e a Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto.

O ‘Arte de Quinta’ Especial contará com quatro espetáculos gratuitos, com diferentes linguagens e temáticas.

As apresentações vão ocupar a sede da Cia. Cênica e a Praça das Rosas, ambas no Jardim Seixas.

Programação do ‘Arte de Quinta’

Quarta-feira, dia 30

Abrindo a programação, já na quarta-feira, 30, véspera de feriado, o grupo Protótipo Tópico apresenta o espetáculo “Bicho Transparente”, às 20h, na sede da Cia. Cênica.

A obra é um solo da atriz Andressa Francelino, que traz histórias reais de mulheres assassinadas por parceiros numa evidente relação de poder.

Bicho Transparente (Foto: Evandro Souza)

Além do feminicídio, o espetáculo dá visibilidade a práticas e modos culturais machistas menos perceptíveis, mas não menos importantes e impactantes.

Depois da apresentação, o grupo participa de um bate-papo com o público.

Quinta-feira, dia 31

Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, a programação começa às 16h, com o espetáculo de rua “Desventuras de um Quixote”, da Cia. A DitaCuja, na Praça das Rosas.

A obra se inspira nos ideais de cavaleiro de Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes.

Desventuras de um Quixote (Foto: Divulgação)

O espetáculo nasce da vontade de explicitar temas urgentes, questionar e refletir sobre marchas e movimentos, buscando construir um diálogo real em tempos de monólogos virtuais.

Com seu visual retro futurista, suas engenhocas extravagantes e seu sistema monárquico, a obra pretende conduzir o espectador em uma viagem de fantasia e ficção.

Ao término da apresentação, está programado um bate-papo.

A programação continua às 18h, com “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica.

O espetáculo faz uma homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista.

Virado à Paulista (Foto: Vanessa Palmieri)

O espetáculo-cortejo conta com a participação do público.

Atores e músicos conduzem uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

Fechando a programação, o grupo Protótipo Tópico volta à cena para apresentar, às 20h, na Sede Cênica, a peça “Preâmbulo – Carne com Alma Dentro”.

Preâmbulo – Carne com Alma Dentro (Foto: Marina Wang)

Traz a história de um homem atormentado pela angústia existencial do processo criativo, que decide pelo assassinato de seus ídolos/referências para tornar-se um criador livre.

O grupo também conduzirá um bate-papo com o público ao final da apresentação.

Cia. Cênica

O Arte de Quinta é uma das ações do Projeto Território Cênico, da Cia. Cênica, contemplado pelo Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

O Território Cênico irá oferecer, até outubro, uma série de apresentações artísticas e de intercâmbio e de atividades formativas gratuitas, envolvendo a classe artística local e convidados e a comunidade.

Arte de Quinta Especial – Encontros Possíveis – GRATUITO

Programação:

Quarta-feira, dia 30

“Bicho Transparente”, com grupo Protótipo Tópico, 20h, Sede Cênica

Quinta-feira, dia 31

“Desventuras de um Quixote”, com Cia. A DitaCuja, 16h, Praça das Rosas

“Virado à Paulista”, com Cia. Cênica, 18h, Praça das Rosas

“Preâmbulo – Carne com Alma Dentro”, com grupo Protótipo Tópico, 20h, Sede Cênica

Endereços:

Sede Cênica: Avenida das Hortênsias, 263, Jardim. Seixas.

A Praça das Rosas está localizada a 50 metros, em frente ao Colégio Criarte.