Toyota Hilux chega renovada

Novo chassi, novo design e novos motor e transmissão. A 8ª geração da picape Toyota Hilux chega com muitas novidades. O modelo foi lançado no início deste mês de novembro, em um evento para 100 jornalistas brasileiros na cidade de Mendoza, na Argentina. Desde seu lançamento, em 1968, foram comercializadas 16 milhões de Hilux em 180 países.

A nova Hilux chega às concessionárias da Toyota de todo o Brasil no dia 18 de novembro. Com motor diesel, a marca já anunciou que a versão flex chega no segundo semestre de 2016. São seis diferentes versões: Chassi-cabine 4×4 e câmbio manual; Standard 4×4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a nova top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4×4 e transmissão automática de seis velocidades.

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Entre as principais novidades está o novo design. Por fora, a Hilux ficou mais moderna. A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça. Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5,330 mm), 2 cm mais larga (1,855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1,815 mm). O entreeixos permanece com 3,085 mm.

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Realçando ainda mais o design inovador, a versão SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina.

A versão SRX é equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus 225/70R17.hi-mundim-hilux4

 

O design traseiro ganhou novo grafismo das lanternas verticais. As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR, SRV e SRX.

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Comparado à geração anterior, o compartimento de carga nas versões cabine dupla está 0,5 cm maior (1,525 mm), 2,5 cm mais largo (1,540 mm) e 3 cm mais alto (480 mm). Agora, o apoio da tampa da caçamba está equipado com placas de aço, em vez de fios.

Equipamentos

Desde a versão de entrada, a Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.

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Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, para ligar e desligar o veículo.hi-mundim-hilux8

Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e comandos de voz, o que facilita a vida do motorista. As versões SRV e SRX possuem controle de velocidade de cruzeiro.

Um equipamento que chama a atenção é a tela de 4,2”, colorida, localizada no meio do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e SRX. Nela, o motorista tem informações sobre o áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem. Por exemplo, o indicador “ECO” é uma função que avalia o desempenho da condução e ajuda a reduzir o consumo de combustível.hi-mundim-hilux-4

A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco menor e em tela preto e branco.

As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento. As versões SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital. Nas versões SRV e SRX, a Hilux vem com sistema de ar-condicionado automático digital com novo design, que inclui saídas de ar para os bancos traseiros. Na versão SR e Standard cabine dupla, o ar-condicionado é analógico.hi-mundim-hilux-3

As versões SR, SRV e SRX possuem porta-luvas refrigerado. Todas as versões são equipadas com volante com ajuste de altura e profundidade. Além disto, em relação à geração anterior, a altura entre o assento dos bancos dianteiros e o teto foi elevada, bem como o espaço lateral para os ombros em 1,9 cm (1,441 mm), nos bancos dianteiros. O espaço para os joelhos dos passageiros nos bancos traseiros foi ampliado em 3,5 cm. As versões SR, SRV e SRX possuem apoio de braço com dois suportes para copos na parte de trás e bancos traseiros bipartidos em 60/40, facilitando o transporte de itens grandes dentro da picape.hi-mundim-hilux5

Novo motor, câmbio e itens de segurança

Essa nova geração da Hilux é equipada com motor Toyota 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do que o Toyota 1KD da geração anterior, a fabricante afirma que melhorou o nível de consumo e desempenho, já que tem 6 cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Com relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).hi-mundim-hilux13

De acordo com o INMETRO, o consumo da picape são: 9,03 km/l em trecho urbano e 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape automática. Com transmissão manual, os resultados são: 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.

A Hilux é equipada com nova transmissão automática de seis velocidades, que está nas versões SR, SRV e SRX. As versões Standard, nas configurações com cabines simples e dupla, e chassi-cabine trazem uma nova transmissão manual de seis velocidades.

A capacidade de reboque da Hilux foi melhorada e pode suportar até 3,5 toneladas, com trailer, dependendo da versão.hi-mundim-hilux9

Agora, o motorista pode adaptar seu estilo de condução à nova Hilux, selecionando os modos ECO ou Power. O ECO suaviza a aceleração, adequando o curso do pedal do acelerador a uma condução mais econômica e, ao mesmo tempo, dosa o funcionamento do sistema do ar-condicionado.hi-mundim-hilux6

No modo Power, o motorista pode aproveitar uma direção mais vigorosa, pois o mecanismo realiza um ajuste fino da ECU do motor, de acordo com o ângulo do pedal do acelerador, proporcionando respostas mais rápidas. Este modo de condução é ideal quando o condutor enfrenta situações de ultrapassagem ou ainda quando o veículo transporta cargas pesadas por longos percursos ou aclives acentuados.

Nas versões SRV e SRX, a nova Hilux está equipada com o assistente de partida em rampas (HAC), dispositivo que melhora a experiência off-road e facilita as manobras em subidas, acionando os freios automaticamente em uma posição de parada.hi-mundim-hilux-1

A SRV e a SRX também trazem o controle de tração ativo (A-TRC). O equipamento previne saídas laterais, aplicando pressão automática nos freios de qualquer uma das quatro rodas que podem estar perdendo aderência, transmitindo, assim, mais torque à roda oposta, o que garante a correta operação na tração do veículo.

Outro dispositivo de série, presente em todas as versões, é o bloqueador do diferencial traseiro. Quando ativado, o sistema permite que as duas rodas traseiras girem na mesma velocidade, aproveitando-se de todo o torque disponível, facilitando as manobras para que a picape saia de alguma situação adversa.hi-mundim-hilux-5

A versão SRX conta agora com o assistente de controle de descida (DAC). Em uma descida muito íngreme, quando o freio motor não é suficiente, pode-se ativar este sistema em um botão no painel. Automaticamente, a pressão do freio é enviada às quatro rodas, mantendo o carro sob controle, e fazendo com que o motorista se preocupe somente em mantê-lo alinhado.

 

• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX
• Airbags duplos dianteiros – Todas as versões
• Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões
• Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto

Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem:

• Cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de cabeça no banco traseiro
• Pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças

Na SRX, foram incorporados:

• Airbags laterais para motorista e passageiro da frente.
• Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.
A estrutura da carroceria tem estribos laterais nas portas e foi projetada para absorver impactos frontais e laterais. A do chassi foi desenhada para suportar energia de impacto frontal até 15% maior à da geração anterior da Hilux.hi-mundim-hilux2

 

Dirigindo a nova Hilux

O teste drive com a nova Hilux aconteceu em Mendoza, na Argentina. A cidade fica aos pés da Cordilheira dos Andes, e foi com esse visual que dirigimos a picape. A suspensão foi aprimorada, com isso, a direção ficou mais confortável e as vibrações ao passar por pisos irregulares diminuíram.

hi-mundim-hilux-testdrive2Outro ponto positivo foi o ruído interno. O isolamento acústico da nova Hilux melhorou consideravelmente. De acordo com a Toyota, o painel de isolamento do som do motor teve seu tamanho ampliado em 50% e foram desenhadas novas mantas isolantes para as portas, o que colaborou para a diminuição dos sons que vêm de fora.

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Foram três trajetos diferentes, que passavam por trechos on-road e off-road. Estradas de terra, subidas e descidas íngremes, buracos gigantescos e rodovia. Testamos a versão SRX 4×4, a topo de linha. O novo câmbio tem trocas de marchas rápidas e o novo conjunto de suspensão mostrou a que veio: as imperfeições e buracos do trajeto quase não foram sentidas. A impressão é de que estávamos em um carro de passeio e rodando pela rodovia, não em trecho de terra.

hi-mundim-hilux-testdriveNo primeiro trecho, totalmente off-road, de terra e com muitos buracos, subidas e descidas, pudemos testar o controle de tração ativo, o assistente de partida em rampas e o assistente de descida em ladeiras. Tudo muito simples de ser acionado, bastando apenas apertar botões. A tração 4×4 dá segurança ao motorista, na hora de subir morros, mesmo com buracos enormes à frente. Nesses trechos, contamos com o apoio do assistente de partidas em rampas, que aciona os freios na posição de parada, podendo seguir sempre daquele ponto para frente. Enfrentar tais obstáculos dá um frio na barriga, mas durante o processo, quando percebemos a tecnologia trabalhando na Hilux, parece fácil ultrapassar as barreiras e buracos.

Frio na barriga também na hora de descer grandes rampas. Mais uma vez, contamos com a tecnologia embarcada presente na Hilux. Aqui, usamos o assistente de controle de descida. Nada de pisar no freio ou no acelerador. Com esse sistema, a picape faz tudo sozinha! Para mim, restou ajustar a direção e deixar a Hilux descer. Segurança total.

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O segundo trecho do teste drive experimentamos um trajeto on-road, por uma rodovia. Aqui, a picape anda ainda melhor. Conforto interno e isolamento acústico impressionam. Assim como o acabamento. A versão que testamos, a SRV, é equipada com motor 2.8 diesel e câmbio automático de seis marchas. Ultrapassagens e retomadas são feitas com facilidade e é preciso ficar atento ao velocímetro, pois é fácil passar da velocidade permitida.

Na última parte do teste, encaramos mais um trecho off-road, mas com muita velocidade. Aqui, a proposta era manter a velocidade em 80km/h e acelerar forte nas curvas fechadas. Me senti em um rali de velocidade. Nesse trajeto, foi possível verificar o bom trabalho da suspensão, do controle de estabilidade e do controle da tração que previne saídas laterais. Apesar do trecho em terra batida, a picape “gruda” no chão e o motorista se sente seguro em fazer as manobras.

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A nova Hilux está disponível nas cores Branco Polar (Sólido), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude e, a novidade, Vermelho Volcano.

Preços da nova Toyota Hilux

Hilux 4×4 Chassi 2.8 MT – R$ 114.860
Hilux 4×4 Cabine simples 2.8 MT – R$ 118.690
Hilux 4×4 STD 2.8 MT – R$ 130.960
Hilux 4×4 SR 2.8 AT – R$ 162.320
Hilux 4×4 SRV 2.8 AT – R$ 177.000
Hilux 4×4 SRX 2.8 AT – R$ 188.120

*O Hi-Mundim viajou até Mendoza, na Argentina, a convite de Toyota do Brasil