Teste drive Hi-Mundim: Toyota Etios 2017 é bom na estrada e na cidade

Toyota Etios passeando por Rio Preto. Esse é o Jardim Japonês, na Represa Municipal (Foto: Hi-Mundim)

Em abril do ano passado, a Toyota apresentou a linha 2017 do Etios. Na época, o Hi-Mundim foi até São Paulo, a convite da Toyota do Brasil, para conhecer o novo modelo. As novidades estavam no motor, câmbio, itens de segurança e também no interior. Durante os eventos de lançamentos automotivos, o tempo para conhecer o carro e dirigir é bem curto. Por isso, as fabricantes costumam enviar os veículos aos jornalistas automotivos para que eles possam conhecer melhor o produto.

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Entre novembro e dezembro de 2016, o Hi-Mundim passou um mês com o Toyota Etios hatch XLS, equipado com motor 1.5 litro Dual VVT-i (produzido no Brasil) e transmissão automática de quatro marchas, a mesma que equipava o Corolla, mas atualizada.

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O motor rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.

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Apesar de poucas mudanças no visual (algo que o consumidor brasileiro valoriza muito) o carro da Toyota apresenta avanços significativos e importantes.

Experiência na estrada

Começamos o nosso período de um mês com o Etios com uma viagem entre São Paulo e São José do Rio Preto, que fica a cerca de 450 quilômetros da capital. O hatch estava abastecido com etanol. Nesta nova versão, o consumo de combustível está 9% inferior ao Etios anterior. Com relação ao isolamento acústico, o modelo ganhou vidros mais espessos.

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No carro, três pessoas. Foi possível perceber que o isolamento acústico realmente melhorou, pois conversávamos sem problema dentro do carro, o ruído externo pouco atrapalhava.

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Com relação ao consumo na rodovia, o computador de bordo registrou uma média de 11km/l. Lembrando que em todo o trajeto mantivemos o ar-condicionado ligado. Uma hora por causa do calor, em outras, por causa das chuvas fortes que enfrentamos pelo caminho.

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Na saída de São Paulo, enfrentamos um trânsito intenso. Nessas horas, o câmbio automático facilita a vida de quem dirige, pois dispensa a troca frequente de marchas. A Toyota, aliás, resolveu equipar o Etios com o câmbio automático após diversos pedidos de clientes. A fabricante espera comercializar 60% modelos equipados com câmbio manual e 40% com câmbio automático.

Bom de dirigir

Na estrada, o motor mostrou porque é um dos destaques do Etios. Tem boa relação de desempenho e consumo. O câmbio automático, mesmo com apensa quatro marchas, é bem acertado e consegue detectar os “pedidos” do motor em momentos de aceleração.

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Na rodovia, bom desempenho em ultrapassagens e retomadas de velocidade. Sem estresse ao volante.

Interior confortável

Novo motor, transmissão e interior. A cabine, aliás, evoluiu bastante e agradou os passageiros e também a equipe do Hi-Mundim. Este Etios 2017 conta com uma nova central multimídia e volante multifuncional herdado do Corolla. Os comandos no volante deixam tudo mais fácil para o motorista.

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O painel digital tem tela dupla e exibe o conta-giros e as informações do computador de bordo, como consumo e autonomia. O motorista pode acessar os dados e fazer a configuração pelo volante ou por meio dos botões abaixo da tela do painel.

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O sistema EcoWallet permite inserir o custo do litro do combustível para o sistema calcular quanto sai cada trecho percorrido. Assim, fica mais fácil saber se vale a pena abastecer com etanol ou gasolina.

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E outra coisa que gostamos bastante foi o quadro de instrumentos. Foi totalmente remodelado e deixou de ser analógico e feio (a gente tinha a impressão que ele era de papel). Neste novo Etios, o quadro segue no centro do painel, mas agora é digital e mais moderno. Esse quadro de instrumentos era o ponto mais criticado pelos consumidores.

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O porta-malas tem capacidade para 270 litros e acomodou bem três mochilas e uma mala de viagem.

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Opinião dos caronas

E em nossa viagem entre São Paulo e Rio Preto demos carona para duas pessoas, a enfermeira Sandra Regina Figueiredo e o geógrafo Samir Eid Pessanha.  Nossa viagem foi longa, com muita chuva pelo caminho. Mas por causa disso, os caronas puderam comentar melhor sobre o Etios.

“Gostei muito do carro sim, bastante confortável, design moderno. Lindíssimo o painel, gostei muito”, disse Sandra Regina. Para o Samir, que viajou no banco traseiro, o espaço foi surpreendente. “Antes de entrar no carro não imaginava que ele tivesse esse espaço interno tão bom e confortável. Também gostei bastante do acabamento interno e do painel”, afirmou.

O Etios na cidade

Na rodovia o Etios mostrou que o motor e o câmbio automático de quatro marchas “conversam” muito bem. E na cidade não foi diferente. No trânsito mais pesado, o câmbio automático é uma facilidade.

Outro item que ajuda bastante é a direção elétrica. Leve, estacionar o Etios é muito fácil. Principalmente se você mora em prédios com garagens apertadas.

O Hi-Mundim curtiu dirigir o Etios na cidade

O Hi-Mundim curtiu dirigir o Etios na cidade

Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios recebeu cerca de 600 mudanças para agradar os consumidores. Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano. De acordo com a Toyota, dos consumidores da marca, 65% continuam a comprar o Etios.

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Na cidade, o consumo ficou em 8km/l, em média. Também abastecido com etanol e sempre com o ar-condicionado ligado.

Versão XLS

Essa versão traz computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível. É equipado com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

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Tem sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters.

Tem rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

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O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.

A segurança, aliás, é ponto forte no Etios. A Toyota incluiu nesta versão o encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema ISOFIX, para cadeiras de crianças.

Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

O Toyota Etios hatch, versão XLS, com motor 1.5L 16V e câmbio automático de quatro marchas custa R$ 60.550,00.

*A Toyota do Brasil cedeu o veículo para teste drive

Veja como era o Toyota Etios em 2012, quando foi lançado no Brasil:

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