Rushmore traz inovações à Harley-Davidson

Um dos maiores lançamentos da Harley-Davidson em 110 anos de história, o Projeto Rushmore traz para o mercado nacional quatro motocicletas totalmente redesenhadas, com inovações e melhorias que redefinem e transformam a experiência no segmento Touring.

Entre as principais novidades dos modelos estão o novo motor Twin Cam 103™ High Output, o sistema de refrigeração mista Twin Cooled nos modelos Ultra Limited e CVO™ Limited, além do conjunto multimídia Boom!™ Box, combinando áudio, conectividade Bluetooth®, navegação e comando por voz que revolucionaram as motocicletas mais tradicionais da Harley-Davidson.

Conceito do projeto

O Projeto Rushmore foi desenvolvido com o objetivo de implementar os avanços ideais para uma nova geração de motocicletas da marca. Para isso, a Harley-Davidson reuniu motociclistas de todo o mundo para rodarem milhares de quilômetros, compartilharem experiências e discutirem sobre como inovação e tecnologia poderiam despertar ainda mais o espírito de liberdade e atitude nos apaixonados por duas rodas.

“O Projeto RUSHMORE é a transformação dos sonhos dos nossos clientes em realidade. Durante todo o desenvolvimento da linha Touring 2014, pensamos sempre em atender a todas as ideias e pedidos de milhares de motociclistas que vivem as tradições da Harley-Davidson e não abrem mão da evolução contínua. Este comprometimento atesta o espírito de irmandade da marca”, explica Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.

O resultado dessa interação foram modificações que proporcionam a experiência mais completa aos motociclistas e passageiros, com foco nas áreas de performance, infotainment, conforto e design, sem perder as autênticas características dos modelos Harley-Davidson.

Performance: Ultrapassar mais rápido, frear melhor e enxergar mais longe são apenas alguns dos pontos de melhoria do Projeto RUSHMORE. A partir de agora, os modelos Road King® Classic e Street Glide® contam com o propulsor Twin Cam 103™ High Output de 1.700 cm3 com novo sistema de admissão e fluxo de ar que otimiza a performance do motor desde as baixas rotações. O modelo Ultra Limited vem com o Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™, também de 1.700 cm3, com refrigeração mista que, além de proporcionar melhor performance, oferece mais conforto ao condutor e passageiro, ao reduzir o calor propagado. Já a exclusiva CVO™ Limited é impulsionada pelo Twin Cam 110™ High Output Twin Cooled™ de 1.800 cm³, com filtro de ar Screamin’ Eagle, o maior motor produzido em série atualmente pela Harley-Davidson.

Dentre as novidades destacam-se também os garfos dianteiros mais robustos, que aperfeiçoam a ciclística e responsividade dos modelos, e o sistema de freios Reflex® com ABS conectado eletronicamente, que oferece desempenho otimizado nas frenagens, em todas as condições. Estas inovações estão presentes em todos os modelos Touring, enquanto a embreagem hidráulica agora é item de série na Street Glide®, Ultra Limited e CVO™ Limited. Estas últimas também passam a contar com novos faróis de LED Daymaker™, lanternas auxiliares de LED e iluminação de LED integrada ao Tour-Pak®, enquanto a Road King® Classic e a Street Glide® estão equipadas com novos faróis de dupla parábola.

Infotainment: Outra grande inovação do Projeto RUSHMORE, os novos sistemas de informação e entretenimento Boom!™ Box prometem surpreender pela qualidade de áudio e pelo abrangente conjunto de funções. O sistema está disponível na Street Glide® em tela colorida de 4,3 polegadas, saída de áudio de 25 Watts por canal, dois alto-falantes originais de série de 5,25 polegadas, Bluetooth®, porta USB para conectar dispositivos eletrônicos, incluindo iPod/iPhone, MP3, cartão SD e telefones celulares, funções de rádio AM/FM e tela de informações com temperatura do ar, pressão do óleo e sistema de gerenciamento de temperatura em marcha lenta (EITMS).

Já os modelos Ultra Limited e CVO™ Limited, além de todas as funções descritas acima, trazem o primeiro equipamento de série em motocicletas com tela colorida de 6,5 polegadas de alta resolução sensível ao toque, sistema de navegação GPS e sistema de reconhecimento de voz (VR). O sistema de navegação marca pontos de interesse (POI), incluindo busca por postos de gasolina, restaurantes, hotéis, destinos de emergência e concessionárias Harley-Davidson, além de contar com saída de áudio de 25 Watts por canal no modelo Ultra Limited e 75 Watts por canal no modelo CVO™ Limited, ambos conectados a um sistema de quatro alto-falantes. Estes modelos ainda apresentam a função intercomunicação e comunicação CB (Citizen Band).

A unidade do Boom!™ Box é montada dentro da carenagem da motocicleta, proporcionando um design moderno que se integra perfeitamente ao painel. Os joysticks com cinco posições, instalados no controle de mão do lado direito e esquerdo da motocicleta, conectam o motociclista a todas as funções do sistema. Os botões amplos no console facilitam a sua utilização, mesmo usando luvas.

Conforto: Neste aspecto, os engenheiros da Harley-Davidson uniram aerodinâmica e ergonomia para aumentar a comodidade do piloto e do passageiro. A Road King® Classic ganhou um guidão mais alto e novos controles de mão mais ergonômicos. Os modelos Street Glide®, Ultra Limited e CVO™ Limited apresentam nova carenagem “BatWing” com um duto de equalização da pressão dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Os novos controles de mão posicionam o comando do cruise control no polegar esquerdo, possibilitando movimentos mais práticos e intuitivos. Já para os passageiros, na Ultra Limited e CVO™ Limited, o assento é mais amplo, com novos encosto para as costas e descanso de braços e reposicionamento dos comandos de áudio.

Design: Assim como o conjunto mecânico, a forma e a funcionalidade de alguns componentes foram aperfeiçoados. O Tour-Pak® e os saddlebags são maiores e estão com um visual mais moderno, com destaque para as novas travas que agora podem ser facilmente operadas com apenas uma das mãos. Os para-lamas também foram redesenhados, ficando mais curtos e com estilo mais atual. Por último, os discos de freio vazados destacam ainda mais as novas rodas dos modelos Street Glide®, Ultra Limited e CVO™ Limited.

Família Touring

A nova Harley-Davidson Road King® Classic 2014 possui um toque clássico de nostalgia combinado a muito conforto e performance em todas as jornadas. Além das características já mencionadas, como o novo farol de dupla parábola e guidão de perfil mais alto, destacam-se os novos emblemas e console do tanque, com um velocímetro renovado e com números maiores, permitindo que todas as informações sejam visualizadas de forma mais fácil e clara. Os preços sugeridos para a Road King® Classic variam de R$ 62.900,00 até R$ 64.100,00.

A nova Street Glide® 2014 é uma verdadeira bagger hot-rod. O modelo chama a atenção por sua carenagem “BatWing”, com o peculiar para-brisa compacto escurecido e saddlebags rígidos.

Como parte do Projeto RUSHMORE, também foi totalmente reprojetada para 2014. Entre as novidades, o modelo apresenta rodas de 19 polegadas estilo Enforcer, sistema de informações e entretenimento Boom!™ Box 4.3 com funções inéditas que tornam cada jornada ainda mais prazerosa, carenagem com um duto de equalização da pressão dianteira, e sistema de freios Reflex® com ABS conectado eletronicamente. O motor Twin Cam 103™ High Output de 1.700 cm3 conta com novo sistema de admissão e fluxo de ar. A Street® Glide 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 69.900,00 até 71.850,00.

A Harley-Davidson Ultra Limited 2014 combina características modernas e sofisticadas ao mais autêntico estilo Grand American Touring. Essa motocicleta conta com todos os itens necessários para propocionar a melhor experiência sobre duas rodas. Sob a bandeira do Projeto RUSHMORE, o modelo recebeu inovações que fazem dela a motocicleta preferida entre os clientes mais tradicionais da marca, que percorrem, frequentemente acompanhados, grandes distâncias no mesmo dia e exigem a melhor performance e conforto de suas motocicletas. A Ultra Limited 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 81.900,00 até R$ 84.200,00.

A Harley-Davidson CVO™ Limited 2014 é o modelo mais completo em linha. Em conjunto com o novo motor Twin Cam 110™ High Output Twin Cooled™, o modelo traz um filtro de ar Screamin’ Eagle, melhorando ainda mais a performance que o propulsor de 1.800 cm³ entrega desde as baixas rotações em retomadas e ultrapassagens, mesmo em trechos de subida, com passageiro e bagagem.

Além de todas as inovações do Projeto RUSHMORE presentes na Ultra Limited, a CVO™ Limited traz acessórios da coleção Slipstream como item de série e iluminação LED para o Tour-Pak® e saddlebags. O sistema de informações e entretenimento Boom!™ Box 6.5GT que equipa este modelo fornece potência de 75 Watts por canal. O modelo é o único do Projeto RUSHMORE que não será montado na fábrica da Harley-Davidson em Manaus (AM). Será importado dos Estados Unidos em edição limitada a 30 unidades.

Todos os modelos apresentam ainda a transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive® que oferece uma relação de marchas precisa, minimizando a necessidade de trocas, e cruise control, controle automático de velocidade, como ítens de série.

Jaqueta Triple Vent

Como parte da estratégia de oferecer uma experiência completa e única a seus clientes, a Harley-Davidson também está lançando no Brasil a jaqueta Triple Vent, desenvolvida em conjunto com o Projeto RUSHMORE.

Pensada e testada por engenheiros, a jaqueta Triple Vent permite 50% a mais de ventilação do ar, comparado com outras jaquetas, em razão do exclusivo Sistema de Ventilação Triplo, o mais avançado no que se refere ao gerenciamento de fluxo de ar desenvolvido para roupas funcionais.

Este sistema foi desenvolvido com base em testes realizados em túneis de vento aerodinâmicos e projetado especificamente para motocicletas Harley-Davidson com carenagens e para-brisas. Com ele, o ar flui vigorosamente por meio da jaqueta do piloto chegando até o passageiro, devido às seis aberturas para passagens de correntes de ar colocadas estrategicamente na parte frontal inferior, na frontal superior e nas costas.

O design e a colocação das aberturas permitem uma corrente ascendente de ar que passa da frente às costas das jaquetas, maximizando o fluxo de ar fresco, tanto com a moto em alta, como em baixa velocidade. Além disso, a Triple Vent também permite a respiração e a eliminação do ar quando o motociclista está parado no trânsito.

A jaqueta Triple Vent está disponível no Brasil com vários modelos diferentes, com preços sugeridos que variam de R$ 2.200,00 a R$ 3.500,00.

“Desenvolver uma jaqueta exclusiva para uma determinada linha de motocicleta reforça o quanto o Projeto RUSHMORE considerou cada detalhe sugerido pelos apaixonados pela Harley-Davidson. É uma moto feita por motociclistas, para verdadeiros motociclistas”, completa Júlio Vitti, gerente de Marketing, Produtos e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Luvas Touchtech

Além da jaqueta com sistema Triple Vent, a Harley-Davidson também desenvolveu, em paralelo ao Projeto RUSHMORE, as luvas Touchtech, com objetivo de aumentar o conforto e aprimorar a performance de cada viagem. Entre os principais diferenciais desse acessório, destaca-se a tecnologia touchscreen, que facilita o manuseio de aparelhos sensíveis ao toque, como a tela de funções do sistema Boom!™ Box.

Esta luva conta ainda com dedos em formato pré-curvado, com palmas acolchoadas e anti-derrapantes, para exigir menos esforço das mãos, absorver as vibrações da estrada, reduzir o cansaço em percursos longos e diminuir riscos em situações de chuva; e costura comfort, para melhorar o ajuste nas mãos e aumentar a sensibilidade.

O sistema Touchtech está disponível em vários modelos de luvas Harley-Davidson, masculinas e femininas, com preços a partir de R$ 400,00.