Mercedes-Benz traz o AMG C 63 S ao Brasil

Começa a ser vendido em junho no Brasil o novo Mercedes-Benz AMG C 63 S. Ele é equipado com motor V8 biturbo 4,0 litros e 510 cv de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, e a velocidade máxima é 290 km/h (limitada eletronicamente). O Mercedes-AMG C 63 S custa US$ 209.900,00, cerca de R$600 mil.

O novo motor AMG V8 tem dois turbocompressores que não são montados dos lados externos das bancadas de cilindros, mas dentro do V formado por elas. Os especialistas chamam isso de “hot inside V”, ou “V interno quente”. As vantagens são dimensões mais compactas, ótimas respostas, um melhor caminho para o fluxo de ar e menores emissões de escapamento.

A injeção direta piezelétrica usada pela Mercedes-Benz é responsável pela formação da mistura ar-combustível. O processo de combustão dirigido por aspersão foi desenvolvido ainda mais em sua terceira geração, para atender às futuras exigências da legislação.

Novidade e item único em seu segmento: o C 63 S, da mesma forma que o Mercedes-AMG GT, é equipado com coxins do motor dinâmicos. Eles integram requisitos de conforto e desempenho dinâmico, reduzindo as vibrações da unidade motor-transmissão.

A transmissão desempenha um papel importante no caráter esportivo do novo Mercedes-AMG C 63 S. O sistema esportivo AMG SPEEDSHIFT MCT tem sete velocidades. Nos modos “Sport +” e “Race”, a transmissão é ainda mais rápida. Há uma evidente mudança na percepção de seu dinamismo. É possível escolher entre os modos “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e – uma exclusividade do C 63 S – “Race”. Os modos de transmissão definem o momento de troca das marchas, modificando claramente as características de dirigibilidade do veículo.

Race Start

Esta função é para quem deseja a melhor aceleração possível a partir da imobilidade. A rotação ideal para a partida é estabelecida automaticamente. O condutor precisa apenas soltar o freio e o automóvel acelera com força máxima. O controle da transmissão de dupla embreagem responde à tração momentânea dos pneus, garantindo que o deslizamento dos pneus com o Rece Start permaneça dentro do máximo coeficiente de atrito dos pneumáticos. O condutor não tem que trocar as marchas manualmente: a transmissão AMG opera o câmbio automaticamente, com tempos de troca extremamente curtos.

O veículo conta com uma suspensão dianteira com quatro braços e conexões de freios especiais para competição. Juntas de direção especialmente desenvolvidas para o modelo e uma bitola mais larga permitem chegar a uma aceleração lateral maior.

Para melhorar a tração e o dinamismo do veículo, o Mercedes-AMG C 63 S possui um diferencial blocante traseiro que reduz o escorregamento da roda interna na curva sem intervenção do freio. Desta forma, é possível acelerar mais cedo na saída das curvas. O automóvel é mais estável nas frenagens em alta velocidade e o diferencial blocante também contribui para melhorar a tração.

O sistema de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, com as funções “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF”, funciona em perfeita sintonia com o diferencial blocante e é acertado de forma ideal para proporcionar um excepcional comportamento dinâmico e seguro.

A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade ajuda a pilotar com agilidade. O condutor é beneficiado pela redução direta e ótimas respostas. Ela também tem assistência variável, ou seja, a intensidade da assistência é ajustada eletronicamente para se adequar à velocidade do veículo.

O Mercedes-AMG C 63 S tem de série pneus 245/35 R 19 na dianteira e 265/35 R 19 na traseira, montados em rodas de liga leve com cinco raios pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho. Os discos dianteiros são de material composto, com 390 milímetros de diâmetro, e as pinças vermelhas têm logos AMG pretos.

Visual

O Mercedes-AMG C 63 S fascina à primeira vista. Tem molduras de rodas de alumínio alargadas em 14 milímetros de cada lado e sua seção dianteira completa é 54 milímetros maior que a do Classe C normal. A maior bitola e o motor de oito cilindros exigem uma dianteira específica para o modelo. Além disso, a estrutura da carroceria é reforçada em certas áreas para transferir e compensar as extremas forças lineares e laterais geradas pelo trem de força e a suspensão.

Ao abrir a porta, o condutor é recepcionado pela tela de partida AMG: uma imagem animada do veículo aparece no display multifuncional do painel de instrumentos e “pisca” seus faróis. Além disso, o logotipo AMG aparece na tela central do painel.

O painel possui forração ártico preta com costuras salientes em cinza cristal, enquanto o friso de alumínio e o relógio analógico criado pela IWC especialmente para a AMG acentuam a alta qualidade. O ambiente esportivo e dinâmico também é combinado com o volante Performance de três raios com marcação da posição 12 horas e pelo painel de instrumentos. A velocidade é mostrada em números até 320 km/h, juntamente com a marcha engatada, no mostrador multifuncional.