Honda City: mais bonito e econômico

O Hi-Mundim passou uma semana com o Honda City 2015. O modelo está bem diferente, mais moderno e com muita novidade. Ele foi apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014. Entre as mudanças, o City traz novo design, novo câmbio CVT com sete marchas virtuais e paddle shift, motor 1.5 i-VTEC FlexOne e ar-condicionado digital com comandos touchscreen.

A versão cedida pela Honda foi a topo de linha, a EXL, que custa R$ 70,9 mil. Vem equipada com faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, direção elétrica EPS, câmbio CVT com paddle shift, ar-condicionado digital com comando touchscreen, sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes, controle de áudio no volante, câmera de ré, Bluetooth, piloto automático, bancos e volante de couro, apoio de braço dianteiro central e airbags frontais e laterais dianteiros.

Este sedã compacto premium, derivado da mesma plataforma do Honda Fit, esta segunda geração do City tem ares de sedã médio e quer competir com eles também. Atributos para isso não faltam. Nós andamos na versão topo de linha e nela, os destaques são o novo câmbio e o ar-condicionado digital.

Mas vamos conhecer melhor este novo City. Ele está disponível em quatro versões, a DX, LX, EX e EXL. O motor é 1.5 i-VTEC 16V, que agora tem tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio.

Mas a grande novidade é a transmissão CVT (ContinuouslyVariableTransmission – Transmissão Continuamente Variável), disponível nas versões EX e EXL, com sete marchas virtuais e paddle shift (borboletas) atrás do volante. A versão de entrada, a DX, vem com câmbio manual de cinco marchas e a LX vem equipada com o CVT convencional.

Interior espaçoso

Com um estilo mais refinado e esportivo, o City quer se distanciar dos sedãs compactos. Produzido na planta de Sumaré, SP, ganhou um design mais agressivo e jovem. Além de novos visual e novos equipamentos, ele mudou em tamanho.

A distância entre-eixos foi ampliada em 50 mm (2.600 mm) e o comprimento total em 55 mm (4.455 mm). Com isso, o modelo passou a ter espaço interno equivalente aos sedãs da categoria superior a sua.

De acordo com a Honda, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. Uma pessoa com 1,80 metro, por exemplo, viaja com conforto no banco traseiro (dá uma olhada na nossa foto).

O porta-malas teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros.
Ainda falando sobre o interior, o City ficou bem bonitão com apliques em plástico preto brilhante (black piano) no painel nas versões EX e EXL. Na versão EXL, tem ainda a tela de 5” com sistema multimídia.

Nesta versão, os bancos são revestidos em couro. Oferece muitos porta-objetos. No entanto, o porta-luvas poderia ser maior. Conta com oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas auxiliares para USB e iPod/iPhone. O City traz, ainda, airbags frontais em todas as versões e também laterais para motorista e passageiro da frente na EXL. Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes e há ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.

Outro destaque na versão topo de linha é o ar-condicionado digital, com comandos via touchscreen. Ele dá um “up” no visual interno, além de ser bem fácil de manusear. Além do rádio, a tela mostra as imagens da câmera traseira. Mão na roda na hora de estacionar (não há sensor de estacionamento).

Os instrumentos, com fundo preto e iluminação azul, indicam velocidade, rotação do motor, posição de marcha, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia. Tudo bem simples de visualizar. Nesta versão, sentimos falta de um navegador, fechamento de vidros ao fechar o carro e iluminação no para-sol.

Como ele anda

Rodamos com o City por uma semana pelas ruas e rodovias de São José do Rio Preto, SP. Ele se sai muito bem nas ruas. O câmbio CVT é ótimo para o trânsito da cidade. Equipado com motor 1,5l, de quatro cilindros e 16 válvulas, com comando de válvulas variável i-VTEC, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com etanol – são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina.

O novo câmbio CVT, com sete marchas virtuais gera maior economia de combustível, pois ele aproveita ao máximo a força do motor 1.5. A média de consumo na cidade foi de cerca de 9 km/l, com etanol. A Honda divulga consumo rodoviário com etanol de 10,3 km/l.

Na rodovia, com aceleração mais forte, há um ruído maior no interior. Na estrada, preferimos usar o paddle shift para troca de marchas. Em momentos de ultrapassagens ou quando precisamos aumentar bruscamente a velocidade, as borboletas são a melhor opção. No entanto, elas só estão disponíveis nas versões mais caras.

Há a opção de utilizar o modo esportivo do câmbio (alavanca em S). Neste caso, o motor mantém o giro mais alto, bom para direção mais intensa e declives acentuados . A direção elétrica deixa o City mais fácil de estacionar.

A suspensão e os freios também passaram por alterações. Na dianteira, o sistema do tipo MacPherson tem nova geometria, recebeu componentes mais leves e conta agora com um batente hidráulico para reduzir o efeito “rebound” (ricochete) – evita o impacto da suspensão no final do curso ao sair de uma lombada, por exemplo. Na traseira, as principais mudanças foram a adoção de buchas hidráulicas e de um eixo de torção mais rígido.

O Honda City está disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado. A pintura metálica ou perolizada sai por R$990. A linha City 2015 oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Confira o vídeo que a gente fez com o Honda City:

Conheça as versões e equipamentos

City DX MT – R$ 53.900
Rodas de aço aro 15” com calotas, câmbio manual de cinco velocidades, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, áudio CD/MP3 player, direção elétrica EPS, ar-condicionado manual, painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar, descanso de braço central no banco traseiro, airbags frontais

City LX CVT – R$ 63.400
Grade dianteira e friso traseiro cromados, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, áudio CD/MP3 player com 4 alto-falantes, direção elétrica EPS, câmbio CVT, ar-condicionado manual, painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar, banco traseiro bipartido com descanso de braço central, airbags frontais

City EX CVT – R$ 67.700
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados, faróis de neblina, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, direção elétrica EPS, câmbio CVT com paddle shift, ar-condicionado digital com comando touchscreen, sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes, controle de áudio no volante, câmera de ré, Bluetooth, piloto automático, airbags frontais

City EXL CVT – R$ 70.900
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados, faróis de neblina, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, direção elétrica EPS, câmbio CVT com paddle shift, ar-condicionado digital com comando touchscreen, sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes, controle de áudio no volante, câmera de ré, Bluetooth, piloto automático, bancos e volante de couro, apoio de braço dianteiro central, airbags frontais e laterais dianteiros.