Ford EcoSport consegue rodar com pneu furado

Ford EcoSport 2020 Titanium agora sem estepe

É isso mesmo. Imagine você no meio da viagem, com o carro lotado de malas e, de repente, o pneu fura (isso já aconteceu com a gente, na chuva!) Se você estiver a bordo no novo Ford EcoSport 2020 versão Titanium, não será preciso parar no meio da estrada para trocar o pneu.

Isso porque o novo SUV da Ford, que começa a ser vendido neste mês de fevereiro, vem equipado com a tecnologia de pneus Run Flat. Inédita na categoria.

Tecnologia Run Flat

Com os pneus run flat da Michelin, o EcoSport perdeu o estepe que ficava na tampa traseira e manteve o espaço no porta-malas. 

Com essa tecnologia run flat é possível rodar com o pneu furado ou rasgado por alguns quilômetros, até encontrar um borracheiro. De acordo com a Ford, dá pra percorrer até 80 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Além da versão Titanium, a linha continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm.

Sem o estepe na traseira, a Ford segue a tendência de SUVs de vocação mais urbana.

“Os consumidores que quiserem um EcoSport completo agora têm a possibilidade de optar por uma versão mais urbana ou mais aventureira, de acordo com a sua preferência e perfil de uso”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

Pneus Run Flat

Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade.

Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois.

O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade.

Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.

Saiba mais sobre o EcoSport

O EcoSport Titanium 2020 é equipado com motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante

Por R$103.890, ele vem com:

  • teto solar elétrico,
  • sete airbags,
  • sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado,
  • painel “soft touch”,
  • bancos de couro ecológico,
  • sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave,
  • central multimídia SYNC 3 com tela de 8”,
  • faróis de xênon,
  • luzes diurnas de LED,
  • sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.

O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios. O SUV ficou 13 kg mais leve.

Linha EcoSport 2020

A versão de entrada a SE, com motor 1.5, vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas de liga leve de 15” e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Seu preço é R$78.990 com transmissão manual e R$84.990 com a automática.

O modelo FreeStyle, com motor 1.5, acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital, câmera e sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido e rodas de liga leve de 16”, por R$85.890 na versão manual e R$91.890 na automática.

O EcoSport Storm é o único da nova linha equipado com motor 2.0, de 176 cv, e tração 4WD, além de transmissão automática. Vem com capa de estepe rígida personalizada, teto solar elétrico e outros equipamentos da versão Titanium, por R$108.390.

As três revisões anuais do EcoSport Titanium, cobrindo o período de 36 meses de garantia, saem R$1.837 pelo sistema preço fixo da Ford. Além disso, como promoção de lançamento os clientes que financiarem o SUV pela Ford Credit podem contratar o seguro da Mapfre pela taxa de 2,01% do valor do veículo.