Fiat 500 elétrico chega ao Brasil por R$239.990

Fiat 500e no Brasil

A Fiat lançou nesta terça-feira, 3 de agosto, aqui no Brasil, o Fiat 500 elétrico. Em sua terceira geração, o modelo ganhou nova plataforma, está completamente renovado e é 100% elétrico. Com autonomia de 320 km, custa R$239.990. Por aqui será vendido em versão única, a Icon, topo de linha.

O 500e será comercializado no Brasil em 10 concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

O novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura.

No interior, um fecho eletrônico, o botão e-latch, substitui o mecânico, é a nova maçaneta de abertura da porta. A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957.

O sistema de infoentretenimento tem tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para os passageiros.

Entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, agora fica um novo console central, com capacidade de armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente.

O porta-malas manteve a capacidade de 185 l.

Fiat 500e

O 500 elétrico funciona com sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh). O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.

Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;

Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance.

Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Tem autonomia de 320 quilômetros, mas testes da Fiat indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm, torque de 220 Nm.

Carregamento

O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas.

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