De Renault Duster no Caminho Caipira

hi-mundim-renault-duster8Preparado para enfrentar o asfalto e também a terra, fomos com o Renault Duster, versão Dynamique, equipada com motor 2.0 16v, câmbio manual de seis marchas e tração 4×2, até o Caminho Caipira agroecoturismo, em Borborema, São Paulo. A pousada e camping ficam a 135 quilômetros de São José do Rio Preto, SP. Passamos por rodovia, estradas vicinais e também de terra.

No caminho, seguimos pela rodovia Washington Luis até Uchoa e passamos por Ibirá, Urupês, Irapuã e Novo Horizonte. As estradas estão em bom estados de conservação, no entanto, algumas delas não têm acostamento e são pistas simples. O que requer mais cuidado do motorista.

Esta versão 2016 do Duster, que custa a partir de R$72.990, está com design diferente e com novos itens. O SUV da marca francesa ganhou novos para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto e novas rodas. Os faróis dianteiros também foram renovados e na traseira, as lanternas contam com iluminação em LED.

Media Nav mudou de nome

Uma das novidades mais interessantes desde SUV produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, é o Media NAV, que agora ganhou o Evolution no nome. E o sistema evoluiu mesmo. O sistema com tela sensível ao toque, de sete polegadas, agora traz informações de trânsito em tempo real, temperatura externa, possibilidade de acessar as mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, GPS, Bluetooth e rádio.

Mas foram outras duas funções que nós usamos muito durante o teste drive na cidade e na estrada: o Eco-Coaching e o Eco-Scoring. O primeiro avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o segundo, orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

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O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), nos ajudou muito a dirigir de maneira mais econômica, pois o sistema dá dicas de quando é preciso reduzir ou aumentar a marcha para aproveitar melhor as características do propulsor e economizar. Com motor flex, o SUV recebeu nota “A”, no consumo de combustível do Programa de Etiquetagem Veicular do INMetro. Quando abastecido com gasolina, o consumo chega a 9,1 km/l, na cidade e 10,8 km/l, na rodovia. Já com etanol, o consumo é de 6,4 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Os dados são do INMetro.

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E ele conta também com a função EcoMode, acionada por meio do botão localizado no painel. Ela limita potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível. E percebemos que caso você deixe de seguir as orientações do GSI e pise fundo, o consumo pode ficar bem alto.

Interior confortável

hi-mundim-renault-duster1Mudou por fora e também por dentro. No interior, o acabamento ficou mais bonito. Nesta versão, os bancos são de couro, com boa ergonomia e em duas tonalidades. Confortáveis e fáceis de limpar. Na região central do painel, o acabamento agora é em Black Piano. Ele também ganhou novo painel de instrumentos.

Este modelo, cedido para teste drive do Hi-Mundim por uma semana, tem cor Marrom Safari, novidade da marca. Em todas as versões, exceto na 4X4, vários detalhes internos do carro, como os contornos nas saídas de ar, são desta cor marrom. O porta-malas, assim como o interior, é espaçoso, tem capacidade 475 litros e agora é equipado com tampa rígida e dobrável.

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Apesar de ganhar novos porta-objetos nas portas, no painel e no console central, faltam alguns para os passageiros traseiros. Outro item bem simples é o espelho no porta-sol, não tem iluminação.
Como ele anda

Nós dirigimos a versão Dynamique, equipada com motor 2.0 16V e câmbio manual de seis marchas. Ele ganhou 6 cavalos e agora tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.

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Mesmo com tração 4×2, dirigir o Duster na estrada de terra anda bem. Ele tem características de off road: ângulo de entrada: 30º, ângulo de saída 34,5º e altura em relação ao solo de 21 cm.

Mesmo com o ar-condicionado ligado ele não decepciona e tem ótimo isolamento acústico. A suspensão é firme, mais rígida e dá segurança nos trechos de terra. O perfil do Duster, aliás, é fora-de-estrada. Mesmo sem a tração integral. O carro tem estilo aventureiro e atende bem quem vive na cidade e gosta de passear na terra (sem ser muito radical) aos finais de semana.

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Esta versão vem equipada com airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura e barras no teto. Custa R$72.990. Equipada com o Pack Premium – bancos em couro, piloto automático e câmera de ré – sai por R$73.940.

hi-mundim-renault-duster3Ele tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

Vendas da Renault

Os modelos mais vendidos da marca francesa no Brasil são o Sandero e o Duster. No acumulado do ano, a Renault tem 7,85% de participação, com 22.975 veículos comercializados. Em agosto, a participação no mercado automotivo foi de 8,34%. E o Renault Duster concorre em um dos segmentos mais agitados, o de SUV. E disputa espaço com Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford EcoSport. A briga é boa…

Versões

hi-mundim-renault-duster12O Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio:

Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual.

Expression 1.6 16V câmbio manual(R$ 62.990): airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve.

hi-mundim-renault-duster9Dynamique 1.6 16V câmbio manual (R$ 67.990) e Dynamique 2.0 16V câmbio manual (R$ 72.990) e câmbio automático (R$ 75.990): os mesmos equipamentos da versão Expression 1.6 16V, mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.

Dynamique 2.0 manual 4×4 (R$ 78.490): Mesmos itens do Duster Dynamique 2.0 manual, mais: tração integral e rodas na cor cinza escuro.

Confira o vídeo sobre o Renault Duster e nossa viagem até o Caminho Caipira, em Borborema, SP