Conforto a bordo do Citroën C4 Lounge

Verão. Calor nas alturas e temperatura de 38ºC em São José do Rio Preto. O nosso destino era o Termas dos Laranjais, em Olímpia, a cerca de 60 quilômetros. Seguimos até la a bordo do Citroën C4 Lounge, sedã médio lançado em 2013 para substituir o C4 Pallas. Seguimos pela rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).

No caminho, muitas obras e desvios na pista. A concessionária Citroën em Rio Preto nos cedeu a versão Exclusive do C4 Lounge, equipada com motor 2.0 flex de 151 cv e câmbio automático. Ela custa R$72.490 e vem com muitos equipamentos, como o sistema Keyless (que abre automaticamente a porta quando a chave se aproxima do carro), botão Start/Stop (que liga o carro sem a chave – mas ela precisa estar dentro do carro, claro), sistema de navegação GPS MyWay com mapa do Brasil e tela colorida de 7″, câmera de ré com tela colorida 16/9 e ar condicionado bi-zone com função Restore, entre outros.

Na nossa viagem até Olímpia utilizamos muito o GPS e também o ar-condicionado bi-zone, muito bom, já que cada um escolhe a temperatura que mais lhe agrada. O ar é potente, “combateu” muito bem o forte calor que enfrentamos no trajeto. Além do ar-condicionado, outro equipamento muito interessante é a função Restore, que ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros têm uma circulação de ar sem acionar o motor. Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor. A duração e disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Essa função é muito útil naquele momento em que você para no posto de combustível, por exemplo, e precisa desligar o carro. Com ele, o ar dentro do veículo mantém-se refrigerado.

O Citroën C4 Lounge está disponível com dois motores, o Turbo THP de 165 cv (topo de linha) e 2.0 16V Flex de 151 cv, caixa manual ou automática sequencial de seis marchas. O C4 Lounge é um projeto global da Citroën e ao final do ano passado, junto com o C3, aumentou as vendas da marca. Os principais concorrentes do C4 Lounge são Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Nissan Sentra, Renault Fluence e Ford Focus sedã.

Éramos três no carro. Eu, Marcelo Ferri e Danielle Terenci. De acordo com a marca, o modelo traz um conceito lounge, de sala de estar e ambiente agradável. E durante a nossa viagem percebemos bem isso. O espaço para os ocupantes é bem generoso. Principalmente para quem vai no banco de trás. Herança de seu antecessor, o C4 Pallas. O sedã tem 4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e distância entre-eixos de 2,71 m. Por fora, ele parece mais compacto. Mas no interior, manteve o generoso espaço interno, já conhecido no Pallas. São vários porta-objetos. Outro ponto positivo. O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros.

O trajeto até Olímpia é curto, mas a condição da rodovia requer cuidados. Viajar a bordo do C4 Lounge foi muito confortável. Sua suspensão é firme e oferece estabilidade nas curvas, sem incômodo ou vibração aos passageiros. Sem estresse ou desconforto na estrada. Encontrar uma posição de dirigir é fácil, o Lounge oferece boa ergonomia e o motorista tem acesso aos comandos sem tirar as mãos do volante, pois muitos deles estão ali. O câmbio automático de seis marchas, que estreou junto com o sedã médio, tem trocas imperceptíveis e suaves. Com a rodovia em obras e a necessidade de dirigir em uma velocidade mais baixa, retomadas e ultrapassagens foram feitas sem problemas.

O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais. É completo e, dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul. O interior tem bom acabamento, agrada aos olhos e ao toque.  As portas têm painéis com toque soft, proporcionando maior conforto.

A direção é eletro-hidráulica, o que facilita na hora de realizar manobras. O sistema de assistência, bem leve em baixas velocidades, melhora o uso urbano. Em altas velocidades, na rodovia, por exemplo, a direção é firme e direta. O C4 Lounge conta ainda com freios ABS, com Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU). Todos são equipamentos de série. Além disso, tem controles de estabilidade, como o ESP e o ASR (antipatinagem), seis air bags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.

O Lounge Exclusive vem com SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego). Localizado no retrovisor externo acende-se para o prevenir a chegada de um veículo a zona de detecção de pontos cegos. Tem também câmera de ré.

O C4 Lounge é oferecido nas seguintes versões:

C4 Lounge Origine 2.0i 16V Flex Manual:
• Rodas de liga leve 16” design Sansiro
• Pneus “verdes” 205/55 R16
• Direção eletro-hidráulica
• Retrovisores e maçanetas na cor do veículo
• Repetidores luminosos nos retrovisores
• Molduras das janelas cromadas
• Faróis de neblina
• Sistema de freios com ABS + EBD (Distribuidor de Frenagem) + AFU (Auxílio de Frenagem de Urgência)
• DRL (Day Running Light)
• Feixes de Led
• Ar condicionado manual
• Saída de ar condicionado no console traseiro
• Vidros elétricos
• Alarme volumétrico e perimétrico
• Retrovisores elétricos
• Banco traseiro bi-partido 1/3 + 2/3
• Isofix
• Apoio de braço central (frente e traseira)
• Painel de bordo em material slush
• Molduras de ar e puxadores cromados
• Volante multifuncional espumado
• Computador de bordo
• 4 falantes (2 na frente e 2 na traseira)
• Rádio CD MP3 com Bluetooth
• Tomada 12V e entrada USB no console
• Volante regulável (altura/profundidade)
• Cruise Control
• Limitador de velocidade

C4 Lounge Tendance 2.0i 16V Flex (câmbio manual de 5 marchas ou Auto6), com os equipamentos da versão Origine mais:
• Roda de liga leve 17”, design Arena
• Pneus verdes 225/45 R17
• Ar condicionado automático Bi-Zone
• Função RESTORE
• Anéis cromados nos comandos de ar condicionado
• Sensor de estacionamento traseiro com indicador sonoro e visual (barras)
• Faróis com sensor crepuscular
• Coming/Leaving Home
• Acionamento do limpador de pára-brisa por sensor de chuva
• Retrovisor interno eletrocrômico

C4 Lounge Exclusive 2.0i 16V Flex Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:
• Bancos e volante em couro
• Para-sóis com iluminação
• Sistema Keyless
• Botão Start/Stop
• Maçanetas cromadas
• ESP/ASR
• Air bag laterais e de cortina
• Monograma “Exclusive”
• Retrovisores rebatíveis eletricamente
• Detalhes do painel central em preto brilhante
• Apoia-braço conforto
• 2 tweeters dianteiros

C4 Lounge Exclusive Turbo THP 165 Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:
• Roda de liga leve 17”, design Dodragao
• Ponteira cromada dupla no pára-choque traseiro
• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego)
• Sensor de estacionamento dianteiro
• Câmera de visão traseira
• Soleiras metálicas nas portas dianteiras
• Navegador com tela colorida 7”
• Quadro de instrumentos com iluminação e LCD personalizáveis
Obs: Opcionalmente, esta versão pode ter o Pack Select, composto por teto solar elétrico e faróis de bi-xênon direcionais.

Preços:

Citroën C4 Lounge Origine 2.0 flex manual – R$ 59.990
Citroën C4 Lounge Tendance 2.0 flex manual – R$ 62.490
Citroën C4 Lounge Tendance 2.0 flex automático (6 marchas) – R$ 66.990
Citroën C4 Lounge Exclusive 2.0 flex automático – R$ 72.490
Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP automático – R$ 77.990