Chevrolet Cruze Sport6 reúne esportividade, tecnologia e economia

Design é um dos principais apelos do novo Chevrolet Cruze Sport6

Seis meses após o lançamento do Novo Cruze sedã, a Chevrolet apresenta o hatch médio Novo Cruze Sport6. E ele traz as mesmas evoluções tecnológicas do “irmão”. A diferença está no visual e em seu motor mais esportivo. Esta segunda geração do Cruze Sport6 foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu em novembro e chega este mês às concessionárias.

hi-mundim-cruze-sport6-ltz-1

O modelo ganhou opção de teto solar elétrico, novos serviços OnStar, rodas exclusivas de 17”, além de acerto customizado da suspensão e da direção progressiva com assistência elétrica. O destaque fica para o visual. Os para-choques são inspirados nos da versão “RS” norte-americana.

hi-mundim-cruze-sport6-ltz-2

Com maior distância entre-eixos, o Cruze Sport6 oferece um espaço interno muito bom. Assim como o porta-malas, que tem capacidade para 290 litros (sem o rebatimento dos bancos). O Novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho EdibleBerries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo.

hi-mundim-cruze-sport6-ltz-3

Tecnologia ele tem de sobra…

E se você é daqueles que adora tecnologia, vai curtir bastante esse hatch. Ele conta com sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência na faixa (é muito eficiente), que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e fazer automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.

hi-mundim-cruze-sport6-12

O multimídia MyLink traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz. Na versão topo de linha, a LTZ, a Chevrolet oferece como opcional o carregador de celular sem fio.

hi-mundim-cruze-sport6-9

Motor e economia

O Cruze Sport6 faz sua estreia com o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex. Desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque.

Além de esportivo, o propulsor é econômico. Recebeu nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro. De acordo com dados do instituto, com gasolina, faz 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

hi-mundim-cruzesport6-25

No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas), contribuem para essa eficiência energética.

hi-mundim-cruze-sport6-4

E o hatch anda bem, pois o motor turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.

hi-mundim-cruze-sport6-11

Tem transmissão automática de seis velocidades, de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Possui também o sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

Cruze Sport6 traz novidade no OnStar

As novidades no Cruze Sport6 também incluem a tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular. Trata-se do
Chamado de Diagnóstico Avançado, função que informa se há condições irregulares em diversos sistemas do carro, como motor e transmissão; airbag; controles de tração; freios ABS; emissões; OnStar e pressão dos pneus. O Novo Cruze Sport6 será o primeiro modelo a oferecer o serviço de Diagnóstico Avançado.

Tecnologia OnStar é diferencial nos veículos da Chevrolet

Tecnologia OnStar é diferencial nos veículos da Chevrolet

A pressão de pneus e informação sobre a quilometragem total percorrida eram as únicas disponíveis na versão anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e será também estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usuário atualizar a versão do aplicativo.

A partir da segunda quinzena de dezembro os clientes poderão alterar ou renovar seu plano OnStar para as opções Safe (R$ 50,00/mês), Protect (R$ 65,00/mês) ou Exclusive (R$ 80,00/mês), de acordo com o modelo do veículo.

“Apesar de compartilharem o mesmo DNA, Novo Cruze e Novo Cruze Sport6 são produtos complementares e de apelo distintos. Enquanto o sedã se destaca pelo maior espaço para bagagem, o hatch entrega mais esportividade. Ele é produzido na Argentina e queremos conquistar um terço de participação nesse segmento com o Cruze Sport6. Nossa meta é comercializar 1.500 unidades por mês”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

hi-mundim-cruze-sport6-8

Juntos, a linha Cruze já emplacou mais de 185 mil unidades no país desde que foi lançada, que faz dela uma das de maior sucesso do segmento. A estreia do sedã aconteceu em setembro de 2011, quase um semestre antes do hatch.

Interior espaçoso e confortável

O hatch médio da Chevrolet traz bom acabamento, bancos confortáveis e muito espaço interno. Passageiros que viajam nos bancos traseiros não terão do que reclamar. O veículo tem direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira.

hi-mundim-cruze-sport6-20

O quadro de instrumentos traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração.

hi-mundim-cruze-sport6-18

Na versão LTZ ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

hi-mundim-cruze-sport6-17

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia Chevrolet MyLink, com uma grande tela capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas foi igualmente revisto. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza.

Conta com câmera de ré e sensor de estacionamento

Conta com câmera de ré e sensor de estacionamento; a ponteira do escapamento é esportiva

Versões e equipamentos

O Novo Cruze Sport6 vem completo desde a versão mais acessível. Traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

hi-mundim-cruze-sport6-16

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay também passam a ser equipamentos de série.

Carregador Wireless opcional na versão LTZ

Carregador Wireless opcional na versão LTZ

Já a versão LTZ, a topo de linha conta com teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLinkcom tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.

hi-mundim-cruze-sport6-15

A versão LTZ pode ser equipada com uma série de opcionais, como assistente de permanência na faixa; alerta de colisão frontal; alerta de ponto cego; sistema de estacionamento semiautomático; farol alto inteligente; carregador de celular sem fio; banco do motorista com ajustes elétricos; monitoramento da distância do veículo à frente.

hi-mundim-cruze-sport6-22

Tem entrada USB e 220v

Planos do OnStar

Plano Safe
– Assistência de recuperação veicular
– Sensores para prevenir furto
– Diagnóstico Remoto
– Diagnóstico Avançado
– Travar/Destravar Portas / Luzes & Buzinas
– Alertas de Segurança como valet, velocidade e movimento
– Siga-Me/Localize-Me
Valor mensal: R$ 50,00

Plano Protect 
– Plano Safe
– Chamadas de emergência pelo App e botão SOS no veículo
– Bom Samaritano
– Monitoramento em rota
– Resposta automática de acidentes
– Socorro mecânico e elétrico (Chevrolet Road Service)
– Destino Seguro
Valor mensal: R$ 65,00

O cliente Protect continuará tendo um período de cortesia de 03 meses e, após este período, para continuar com todos os benefícios do plano Exclusive pagará R$ 15,00 adicionais por mês no primeiro ano.

Plano Exclusive
– Plano Protect +
– Navegação por setas
– Navegação integrada
– Envio do destino ao MyLink através do botão OnStar no veículo ou pelo aplicativo
– Informações sobre Pontos de interesse
– Concierge
Valor mensal: R$ 80,00

O Hi-Mundim dirigiu o Cruze Sport6 e…

…Gostou muito. O modelo da Chevrolet, que é o último lançamento da marca em 2016, comemora o ano da fabricante no Brasil, que teve o Ônix como o mais vendido no país. O Cruze Sport6, versão hatch do Cruze, traz as mesmas tecnologias do sedã, mas com um perfil mais esportivo e jovem. É um modelo para quem busca conforto, bom motor e eficiência. E claro, para quem pode desembolsar R$ 89.990 (preço inicial).

Nós dirigimos o Cruze Sport6 em São Paulo

Nós dirigimos o Cruze Sport6 em São Paulo (Foto: Djalma Lemos)

Seus concorrentes são o Volkswagen Golf e também o Ford Focus. O hatch da Chevrolet oferece itens que não aparecem em seus concorrentes, como computador de bordo colorido com cinco modos, serviço de concierge e o OnStar.

Dirigimos o Cruze Sport6 em um trecho de 180 quilômetros, passando por rodovia e pegando trânsito de São Paulo. O câmbio automático faz trocas precisas, sem trancos. O motorista nem percebe a mudança de marchas. É muito eficiente o assistente de permanência na faixa. Ele detecta que o motorista está ‘queimando’ a faixa e força o volante. O conforto interno, o acabamento e o espaço também chamaram a nossa atenção. Mais pontos positivos para o Cruze Sport6.

Porta-malas do hatch

Porta-malas do hatch

Na estrada, o computador de bordo registrou um consumo de 11,7 km/l, abastecido com etanol. Nós dirigimos a versão topo de linha, a LTZ, com teto solar, carregador wireless de celular e todos os opcionais.

Versões e preços

LT – R$ 89.990

LTZ – R$ 101.190

LTZ+ – R$ 110.990 (completa)