A aliança entre a Caoa, grupo nacional, e a chinesa Chery começa a se consolidar. Nesta semana, a Caoa Chery fez o lançamento do seu novo SUV, o Tiggo 5X.
Além de conhecer e dirigir o carro, conhecemos a fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO), onde o modelo é produzido. Ele chega ao mercado ainda neste mês de dezembro, com preço a partir de R$86.990.

O Tiggo 5X chega com motor 1.5 turbo e transmissão automática de seis velocidades e dupla embreagem.
O novo SUV chega alguns meses depois do lançamento do Tiggo 2 e marca a intenção da Caoa Chery em entrar de vez no segmento de SUVs, um dosque mais cresce no Brasil e no mundo.
O Tiggo 5X tem sua concepção baseada na plataforma modular T1X. E para quem fica em dúvida sobre os carros chineses, um alento: o Tiggo 5X é produzido no Brasil, na mesma fábrica de onde saem outros produtos da Hyundai.

A Caoa, além de vender modelos importados da Hyundai, produz em Anápolis (GO), o Tucson, ix35, New Tucson e o caminhão HR.
A aliança entre as marcas se deu em novembro de 2017, quando a CAOA adquiriu 50% da Chery Brasil.
A joint-venture custou US$ 60 milhões à Caoa. A intenção é, até 2022, conquistar 5% de participação de mercado. Além da fábrica de Anápolis, da Caoa, a aliança vai usar a planta de Jacareí (SP), que era da Chery.
Em Barueri (SP), um centro de distribuição de 14 mil m² estoca peças Hyundai, Subaru e, agora, Chery. Por conta disso, a Caoa Chery afrima que “não vai ter falta de peça”.
Com isso, a Caoa Chery segue o padrão Hyundai de produção, além de contar uma rede forte de concessionárias. Até 2019, a previsão é abrir 111 lojas nas principais praças do País. A aliança também traz a engenharia e tecnologia da Chery.

A previsão de vendas da Caoa Chery para 2018 é de 10 mil unidades. Para 2019, devem ficar em torno de 38 mil. No próximo ano, aliás, a marca lança o Tiggo 7, já em janeiro.
O Tiggo 5X terá a missão de disputar o segmento de SUVs com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HRV, Nissan Kicks e, em breve, como o Volkswagen T-Cross.
Tiggo 5x
Agora vamos ao SUV? O Tiggo 5X chega em duas versões de acabamento. São a T e TXS, por R$ 86.990 e R$ 96.990, respectivamente.

O motor é 1,5 litro, turbo Flex. Tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variáveis (VVT), coletor de admissão variável (VIS), potência máxima de 150 cv / 147 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (Etanol /Gasolina). O tanque é de 57 litros.

A esse motor vem acoplado a transmissão automática de dupla embreagem (DCT) com seis velocidades. As marchas podem ser mudadas automaticamente ou manualmente por meio da alavanca posicionada no console central. A direção é elétrica.

O Tiggo 5X conta com dois modos de condução, ECO que privilegia o consumo de combustível, e SPORT que oferece uma dirigibilidade mais esportiva.
Conta com controles de estabilidade e tração, suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e sólidos nas traseiras. A versão top de linha conta ainda com os pneus 225/55 e rodas de liga de 18”.

Versões do Tiggo 5X
A T, versão de entrada, já vem equipada de série com controles de estabilidade e tração, chave com sensor presencial, partida do motor por botão, direção elétrica e freio de estacionamento elétrico com função auto hold. Conta ainda com assistente de partida em rampas, computador de bordo digital de 4,8 polegadas e sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.

Tem mais: faróis com luzes diurnas de led, retrovisores externos elétricos com rebatimento, lanternas de neblina, rodas de liga leve aro 17 e banco do motorista com regulagem de altura.
A lista de itens de série segue com banco traseiro bipartido e com ganchos Isofix, central multimídia com tela de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som com quatro alto-falantes, sensores traseiros de estacionamento e câmera de ré.
A versão TXS, mais completa, oferece airbags laterais e de cortina, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste elétrico e rodas aro 18. Tem ainda retrovisor esquerdo com projeção de boas vindas na abertura das portas, teto solar panorâmico, guarnição das portas e teto com luzes ambiente azuis e seis alto-falantes.
O SUV será vendido em cinco opções de cores. Preto, prata e cinza metálicos e o branco perolizado, já estão disponíveis. O vermelho metálico passa a ser oferecida a partir de março de 2019.
Os bancos são forrados em tecido na versão T e em couro na versão TXS. A versão TXS traz seis ajustes elétricos mais lombar para o banco do motorista.
O volante, também em couro, traz os controles como piloto automático, funções do computador de bordo e controle do multimídia.
O Tiggo 5X mede 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.630 mm.
O veículo possui posição mais elevada para condução, fato comum aos SUVs. O porta-malas possui capacidade de 340 litros (expansível para até 1.100 litros com o rebatimento dos bancos traseiros).
Com amplo vão livre do solo e ângulos de ataque e saída, o Tiggo está preparado para roteiros on e off road.
Destaque, na versão TXS, para o teto solar panorâmico (vidro fixo) que tem 1.018 mm de comprimento por 784 de largura. Uma cortina de acionamento elétrico isola o compartimento do calor e não deixa passar a luminosidade.
O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.