São Paulo recebe 30º Salão do Automóvel


Começa nesta quinta, dia 8 de novembro, a 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. O evento acontece até o dia 18 de novembro, no São Paulo Expo.

O Salão Internacional do Automóvel vai reunir lançamentos automotivos, tecnologia, mobilidade e carros dos sonhos. São 29 marcas confirmadas.

Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina

Este ano o evento traz novidades, como um espaço maior para test drive, além de debates sobre mobilidade, carros elétricos e outros assuntos importantes para a indústria automotiva.

Juntas, as montadoras vão expor mais de 500 automóveis, terão 1200 horas de atividades interativas e mais de 100 eventos paralelos.

De acordo com a organização do evento, cerca de 700 mil visitantes devem passar pelo São Paulo Expo durante os dez dias de Salão.

Além dos lançamentos e inovações, o Salão vai apresentar 10 super máquinas no Espaço dos Sonhos.

Entre elas estão a Ferrari 488 Pista, Lamborghini Urus, Maserati Levante Trofeo, Rolls-Royce Cullinan, Porsche 911 GT2 RS, BMW M5, entre outros.

Além dos carros, o projeto contará com super motos.

Nesta edição, o público terá um espaço maior para test drive.

São mais de 23 mil m² de áreas, um espaço 130% maior do que o disponibilizado em 2016.

Outra novidade será o Drive Experience, projeto de test drive com uma pista de quase 2 quilômetros de circuito.

Os visitantes poderão acelerar em uma reta, testar frenagem, dirigibilidade, agilidade e a ergonomia dos modelos.

Além disso, o evento contará com uma área de test drives exclusiva para veículos elétricos e híbridos. Serão mais de 10 marcas diferentes.

Entre os modelos estão: BMW i3, BMW i8, Caoa Chery EQ1, Kia Soul EV, Mitsubishi Outlander PHEV, Nissan Leaf, Renault Twizy, Renault Zoe e Toyota Prius.

Renault Zoe

Outra atividade bacana no Salão é o espaço New Mobility Trends and Future, local que debaterá o futuro da mobilidade.

Automóveis elétricos e híbridos, automóveis conectados e autônomos, Smart Cities e serviços de compartilhamento são alguns dos temas que serão discutidos nas 32 palestras da Arena New Mobility.

O Encontro de Supermáquinas reunirá clubes de algumas das principais montadoras.

Serão seis desfiles que reunião veículos da Porsche (7 de novembro), Volkswagen (10 de novembro), BMW (12 de novembro), Renault (13 de novembro), Muscle Cars by FullPower (15 de novembro).

Após os desfiles, os modelos ficarão expostos para os visitantes.

Confira algumas novidades do Salão do Automóvel:

Chevrolet

A marca celebra o terceiro ano consecutivo de liderança exibindo 20 veículos em seu estande. Entre as principais atrações e novidades o 100% elétrico Bolt EV e o novo Camaro.

O Chevrolet Bolt EV é o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado.

Ele é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. Já o novo Camaro aparece pela primeira vez em um evento fora dos Estados Unidos.

O superesportivo é apresentado no Brasil na versão SS cupê e conversível com aperfeiçoamentos na performance do motor 6.2 V8 de 461 cv. O modelo diferencia-se também pelo design mais imponente e esportivo.

Outra novidade é o sistema de internet a bordo nos carros. A internet de alta velocidade em veículos passa a ser oferecida a partir do próximo ano em modelos da marca.

Fiat

Com um portfólio totalmente renovado a Fiat traz ousadia e inovação para o evento. Em um momento de retomada, a marca anuncia o investimento de R$ 8 bilhões até 2023 no Brasil.

No seu espaço, conta com quase 30 carros com modelos conceitos e consagrados em versões inéditas.

Entre as novidades, o Fastback, o novo concept car que representa a evolução da marca. Tem ainda o lançamento da área Fiat Professional. Trata-se de um conceito de incremento de serviços diferenciados, como horário de atendimento estendido, troca imediata de peças e carro reserva.

O serviço começa a ser oferecido no primeiro trimestre de 2019.

Outra novidade é a primeira Concessionária Digital do País que acaba de ser lançada em São Paulo. O diferencial é a alta tecnologia que permite ao cliente um verdadeiro self-service para conhecer, escolher e explorar os carros da Fiat.

KIA Motors

Entre seus 14 lançamentos, a KIA Motors destaca o modelo Stinger GT. O sedã esportivo tem inúmeras evoluções tecnológicas, entre elas sua alta potência e velocidade que atinge 100 km/h em 4,9 segundos.

Sua apostas sustentáveis ficam a cargo do Soul EV, Niro Hybrid e Optima Hybrid. A KIA Motors cresceu 42% em relação ao ano de 2017 no Brasil.

Com os números favoráveis, pretende importar mais 20 mil unidades para solo brasileiro em 2019.

JEEP ®

A Jeep ® investe em duas novidades da categoria SUV’s para essa edição do Salão do Automóvel: Wrangler e o novo Cherokee.

Seus lançamentos contam com o inédito motor turbo 2.0, 272 cv e oito marchas.

Outra modernidade do Cherokee é o seu interior redesenhado e atualizado com hub de conectividade, liberando mais espaço para o porta objetos.

O Wrangler estará disponível no primeiro semestre de 2019, enquanto o modelo Cherokee é a aposta da montadora para a possível volta da linha ao Brasil.

Ford

Com dois modelos que representam a inovação da montadora, a Ford traz para o Salão do Automóvel duas novidades que tem a tecnologia como maior pilar.

O Edge ST 2019 é a primeira SUV da marca que possui a exclusividade da grife “Sport Technologies”. O modelo está em pré-venda para os clientes Ford no evento.

A Ford apresenta também o EcoSport Titanium, que promete ser a renovação da linha EcoSport.

Nele, o estepe na traseira do carro é dispensável graças a categoria “Run Flat Tire”. Com isso, o pneu é capaz de rodar mesmo à pressão zero por 80 km à velocidade de até 80 km/h.

No mais, a Ford anuncia no evento que será a montadora oficial do Rock in Rio 2019.

Volkswagen

A marca apresenta o primeiro modelo híbrido que será lançado no país, o Golf GTE.

O modelo, que já é um sucesso no mercado europeu, chega ao mercado brasileiro em 2019.

A Volkswagen também conta com o T-Cross. Ele será o primeiro SUV produzido pela companhia no Brasil, em São José dos Pinhais – PR.

Além disso, a marca está desenvolvendo uma linha totalmente nova de veículos elétricos. O I.D. CROZZ é o primeiro veículo utilitário crossover (CUV). A produção plena começará em 2020.

Até 2025, a Volkswagen produzirá um milhão de carros elétricos por ano.

Outro destaque é a picape Tarok Concept, que será lançada em um futuro próximo. Ela irá completar a linha de picapes da VW, encaixando-se entre a Saveiro e a Amarok. É equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv e tem tração nas quatro rodas

Audi

Mostra a sua linha renovada de produtos que chegará em breve ao mercado brasileiro.

Até o final de 2019, 13 novos modelos, entre reestilizações, novas gerações e inéditos, estarão nas concessionárias da marca.

A Audi anuncia que o novo Audi e-tron, primeiro carro totalmente elétrico da marca, está confirmado para o Brasil e chegará às lojas no segundo semestre de 2019.

Também entre os principais destaques que a marca apresenta no evento estão os três modelos mais luxuosos da família A: A6, A7 e A8.

Outro carro totalmente novo é o Q8, que passa a ser o SUV topo de linha da Audi.

Esses quatro modelos contam com uma das mais recentes tecnologias da linha de motores da empresa. É o sistema híbrido leve (MHEV, mild-hybrid system).

A Audi também mostra a nova geração do RS 4 Avant, versão mais “apimentada” da família A4. Ele estreia no mercado brasileiro no início de 2019 e será o primeiro modelo apresentado na exposição a chegar às concessionárias do país.

Toyota

A Toyota apresenta modelos futuristas e inovadores, comemorando os 60 anos da empresa no Brasil.

A empresa aproveita seus lançamentos para reforçar a campanha para uma sociedade inclusiva e sustentável. Além isso, reforça os investimentos em tecnologia híbrida para trazer mais mobilidade aos centros urbanos.

A marca japonesa apresenta o Concept-i, protótipo de veículos equipados com inteligência artificial.

Traz novidades no automobilismo com o Yaris X Way que estará no Brasil a partir de 2019. E também a Hilux GR, que será o primeiro modelo disponível da GAZOO Racing no Brasil. Trata-se de uma edição limitada com 420 unidades, que vem com um diferencial no conjunto de suspensão.

A Toyota dividiu seu stand por temas para facilitar a movimentação dos visitantes: Futuro da Mobilidade, Tecnologia Híbrida, GAZOO Racing e Mais Toyota.

Mercedes-Benz

Há 133 anos no mercado, a marca premium do setor automobilístico traz novidades com ares futuristas.

O conjunto de automóveis de alta performance e avançada tecnologia marca um momento de definição dos rumos e conceitos da empresa.

Entre os lançamentos está o Concept EQ, que antecipa a nova geração de veículos 100% elétricos.

O seu design combina elegância com tecnologia elétrica inteligente.

Na linha de SUV, o destaque vai para o Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+.

Com frente marcante e linhas suaves, o modelo possui um abrangente conjunto de equipamentos de segurança e tração.

Já a Mercedes-AMG ONE coloca os motores das pistas da Fórmula 1 nas ruas das cidades.

O modelo é impulsionado por uma unidade inteligente composta por um motor V6 turbo, capaz de atingir 11 mil rpm e quatro motores elétricos que giram a até 50 mil rpm.

As outras novidades são a nova Mercedes Classe A, Mercedes-AMG G 63 Edition 1, o Smart EQ Forfour.

Estão no estande também a Mercedes-AMG E 53 4MATIC+, Mercedes-AMG C 63 S e a Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+.

Honda

A montadora japonesa possui um amplo portfólio no Brasil e para esta edição do Salão do Automóvel aposta em experiências imersivas em seus modelos.

Apresenta modelos como o SUV HRV 2019, que está mais completo e tecnológico.

Outro destaque é o HRV Touring que tem motor 1.5 turbo. Sucesso global, o Honda Accord é o modelo top de linha da marca, com câmbio de dez marchas.

Um dos maiores destaques da marca é a tecnologia Honda Sensing. É um pacote que proporciona uma condição ao veículo com frenagem automática.

O sistema identifica a saída da pista e evita possíveis acidentes usando uma inteligência de velocidade programada automaticamente.

Nissan

Completando 18 anos de Brasil a Nissan comemora o sucesso de vendas no país.

Em 2018 a marca registrou um aumento de 30%, muito por conta do Nissan Kicks.

No Salão, a grande estrela é o Nissan Leaf, que chegou em sua nova versão. Está mais conectado, com maior autonomia, potência e desempenho.

O estante da marca também traz o Versa S-TECH, desenvolvido pelo estúdio de design da Nissan no Brasil. O modelo ganhou uma roupagem esportiva.

Ousado no visual e no conceito, o Nissan March 55 é um show car preparado especialmente para o Salão. O modelo é resultado da parceria entre a Nissan e a marca brasileira de moda masculina e feminina King55.

Outra atração é a versão híbrida do crossover X-Trail. O utilitário esportivo está no Salão com um motor elétrico.

E para quem curte picape, tem a Frontier Sentinel, outro show car da marca no Salão.

Renault

A Renault abre a venda de seu modelo elétrico mais vendido na Europa para o consumidor brasileiro, o Renault Zoe. Até então, o modelo era somente comercializado para empresas envolvidas em projetos de mobilidade zero emissão.

100% elétrico, a novidade rende até 300 km de autonomia e chega ao mercado brasileiro com o valor de R$ 149 mil.

Renault Zoe

O modelo estará disponível para testes no evento e já pode ser comprado.

Outra novidade da marca é o Symbioz, carro que é a visão de 2030 da Renault.

O destaque está no seu novo design e no conceito de mobilidade do futuro.

BMW Group

A BMW Group traz, entre outros modelos, dois carros inéditos para o Brasil: a BMW Série 8 e o novo X5.

A série de alto luxo da montadora está representada pela Série 8 Coupé que será lançada em 2019.

O modelo investe em avançados termos de tecnologias de comando e controles, assistência à condução e conectividade, motor V8 à gasolina. São 350 cavalos de potência e velocidade máxima de 250 km/h.

Já a linha X5 chegou repaginada. São 400 cavalos de potência, quadriturbo, movido a diesel e velocidade de 250 km/h.

O conjunto motriz agrega ainda transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, e tração integral inteligente xDrive.

Porsche

A fabricante alemã apresenta dois grandes lançamentos durante o evento.

O novo Porsche Macan e o superesportivo Porsche 911 GT3 RS.

Tem ainda outros modelos da marca como Novo Cayenne Turbo, 718 Boxster GTS, 911 Carerra T.

Com mais de 350 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2014, o Novo Macan chega ao Brasil com adaptações no design e maior conectividade.

Ele inaugura um visual ainda mais esportivo e moderno, com detalhes que se alinham ao Porsche 911.

Já o 911 GT3 RS chega ao Brasil para desempenhar o papel de ser um dos carros mais rápidos que a Porsche já produziu em todos os tempos.

Voltado à performance, o modelo possui teto de magnésio e componentes aerodinâmicos específicos. Todos os modelos podem ser encomendados em um dos nove Porsche Centers do Brasil e no estande da marca.

Hyundai

A marca japonesa Hyundai apresenta como novidade as novas tecnologias na mobilidade com automóveis sustentáveis.

Estre os destaques, o Ioniq elétrico que tem três opções de motorização: elétrica, híbrida e híbrida plug-in. O modelo conta com faróis em LED, desenvolvido para uma mobilidade limpa e com conexão inteligente.

Outra novidade é o novo HB20 Motorsport, inspirado nos carros de corrida grid. Tem motor 1.6, câmbio manual, suspensões dianteiras e traseiras, rodas com 15” de diâmetro.

A Hyundai apresenta também os novos modelos: Vision Grand Turismo N2025, Creta, Santa Fé, Azera e Elantra.

Suzuki

O destaque vai para a eficiência energética e seus carros coloridos. A marca terá no estande o Jimny Sierra, quarta geração do SUV.

Suzuki Jimny Sierra

Vitara, S-Cross e Jimny são outros modelos de destaque no espaço.

Estande Suzuki

Subaru

A Subaru apresenta seu novo WRX STI, que agora vem de série com câmbio manual de 6 velocidades.

Subaru XV

Outro destaque é a nova geração do Subaru XV, com versões L e S, com diversos recursos tecnológicos. Com 150 cv de potência e novo câmbio de sete velocidade, ele aparece sete quilos mais leve.

A marca japonesa também apresenta o Forester, em três versões (L, S e XT) e motor 2.0 litros de 160 cavalos.

CAOA Chery

A parceria entre brasileiros e chineses resultou na maior fábrica da marca montada fora da China.

Arrizo 5

No Salão, destaque para o ARRIZO 5. A marca também traz SUVs, como o 5X (antigo Tiggo4) e Tiggo 7.

Mitsubishi

A edição deste ano marca a estreia dos SUVs Pajero Sport e Eclipse Cross. A marca também apresenta toda a gama de produtos e promove experiências.

Entre os destaques: Pajero Sport (motor turbodiesel de 2.4L, tração Super Select 4WD-II, o novo SUV Eclipse Cross, L200 Triton Sport, o SUV Outlander.

Lexus

A marca de luxo da Toyota anunciou que toda a sua linha vendida no Brasil passa a ter motorização exclusivamente híbrida.

O País, aliás, será o primeiro mercado da marca no mundo a receber portfólio 100% híbrido.

Lexus ES 300

O sedã ES 300, está no Salão e já chega em dezembro, a partir de R$ 239.990.

Outro modelo que chegará ao país é o UX 250h. O SUV de luxo combina motor 2.0 a gasolina com outro elétrico, que, juntos, totalizam 181 cv de potência.

Serão três versões: Dynamic, Luxoury e F-Spor, ainda sem preços definidos.

Ingressos para o Salão do Automóvel

Os ingressos estão disponíveis para compra no site www.salaodoautomovel.com.br ou na bilheteria do São Paulo Expo.

Ingresso diário (lote 4) – Para o primeiro dia do evento o ingresso custa R$ 55 (meia R$ 27,50). Para dias de semana o valor é de R$ 80 (meia R$ 40). Os ingressos para fim de semana, feriado e emenda de feriado custam R$ 99 (meia R$ 49,50).

Nitro – Flexibilidade para escolher o melhor dia para a visita – 1 acesso (R$ 130).

Passaporte – Ingresso que dá direito a visitar o evento todos os dias (R$ 350).

Kit fã – Kit com camiseta exclusiva (7 tipos de camisetas para escolha- R$ 180).

Box Super Fã – kit com flexibilidade de data, brindes do Salão do Automóvel, estacionamento e entrada exclusiva – 1 acesso (R$ 400).

Vip – Acesso vip ao evento em qualquer dia, com entrada exclusiva, serviço de valet, acesso ao Lounge Vip e pulseira para o Espaço dos Sonhos – 1 acesso (R$ 370).

Serviço:

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Data: 08 a 18 de novembro de 2018

Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda

Informações e ingressos: http://www.salaodoautomovel.com.br/