Foi apresentada ao mundo no final do ano passado a BMW Motorrad Vision Next 100, motocicleta do futuro da divisão duas rodas da fabricante de veículos alemã, projetada para não cair.
A BMW Motorrad Vision Next 100 é uma motocicleta conceito, pensada para atender às necessidades de mobilidade e conectividade das pessoas daqui 30 anos.
Referência ao passado
A aparência da BMW Motorrad Vision Next 100 remete à primeira motocicleta da montadora, a R32, concebida em 1923.
O quadro tem forma de triângulo e superfície coberta por um tecido preto fosco. Vista de perfil, a BMW Motorrad Vision Next 100 parece uma naked bike. Mas tem o desenho voltado à proteção do piloto contra vento e outras intempéries do clima.
O design frontal é igualmente minimalista. Elementos da carroceria, como assento, parte superior do chassi e os para-lamas são feitos de carbono. As lanternas traseira e de pisca trazem lâmpadas vermelhas debaixo do assento.
Os pneus possuem função de amortecimento e perfis variáveis, que se ajustam de forma ativa a todo tipo de terreno. Garantia de melhor desempenho seja qual for o piso.
Quadro e motor
O quadro é uma estrutura única e integrada desde a dianteira até a roda traseira e na parte central abriga o motor, uma unidade motriz zero-emissões, com acabamento em alumínio.
A aparência externa do propulsor muda conforme a circunstância. Em repouso, exibe formas compactas. Já com a BMW Motorrad Vision Next 100 em movimento, o motor se expande, melhorando a aerodinâmica e ajudando na proteção do piloto contra o mau tempo.
“Normalmente, quando desenhamos uma motocicleta, pensamos em um horizonte de cinco a dez anos. Estou convencido de que com o BMW Motorrad Vision Next 100 esboçamos um cenário de futuro coerente “, diz Edgar Heinrich, head de design da marca alemã.
Digitalização onipresente
Daqui 30 anos a aposta é de que a maioria dos veículos vão se mover de maneira autônoma e a vida das pessoas será organizada, em grande parte, por serviços digitais.
Pensada de forma a explorar ao máximo este cenário futuro, a BMW Motorrad Vision Next 100 promete conectividade inteligente entre condutor, motocicleta e ambiente exterior. Tal combinação é capaz de prever situações de risco nas estradas.
Com todos os sistemas atuando em conjunto, a BMW Motorrad Vision Next 100 antecipa situações de perigo e ainda alerta o condutor sobre a necessidade de intervir, o que promete colocar fim ao uso do capacete.
Auto equilíbrio
Mesmo parada e sem a presença do piloto a BMW Motorrad NEXT 100 fica em posição vertical. Esses sistemas de compensação também trabalham com a moto em movimento, garantindo uma experiência de condução mais ágil e dinâmica e, em especial, mais eficiente.
Viseira
A troca de informações entre piloto e motocicleta é parte fundamental da experiência de condução da BMW Motorrad Vision Next 100 e ocorre por meio de uma viseira. É um par de óculos que, além de providenciar proteção contra o vento, mostra informações quando o piloto solicita ou para alertar sobre algo. O controle do visor é feito pelo movimento dos olhos.
Por meio do visor, a motocicleta pode sugerir as faixas ideais de trânsito, os melhores ângulos para desvios e curvas e ainda alertar o piloto para eventuais perigos. O próprio piloto pode corrigir os desvios que aparecem, se necessário e, caso demore a fazer ou não faça, a própria motocicleta fará.
Ao olhar para cima, a viseira ativa a visão traseira, permitindo que o piloto veja o que está acontecendo atrás dele. Se olhar para baixo é aberto o mapa indicando a rota selecionada.
Roupa inteligente
O Rider Equipment BMW Motorrad Vision Next 100 é utilizado para proteção contra as condições de clima. Se necessário, resfria ou aquece o usuário. Tem design em preto e branco e um zíper diagonal. Vem também com sapatos que proporcionam apoio e aliviam a compressão quando necessário.
Em velocidades mais altas, a região da nuca do vestuário infla rapidamente, desprendendo o ar em toda a parte de trás do traje, aumentando o conforto. A roupa futurística traz sensores que monitoram dados como o pulso e temperatura corporal, podendo regular corretamente a climatização em caso de frio ou stress. O traje oferece, a partir de elementos vibratórios nos braços e pernas, indicações para navegação ou mostra que o piloto atingiu o limite de inclinação.