Audi A5 dá folga para motorista em congestinamentos

Audi A5 começa a ser comercializado no Brasil em agosto (Foto: divulgação)

A nova geração do  Audi A5 Sportback começa a ser vendida no Brasil no mês de agosto, mas a fabricante já apresentou o veículo, que está disponível para pré-venda. O sedã cupê chega com preços a partir de R$ 189.990.

Cheio de tecnologia, o Audi A5 ficou mais bonito e mais leve. De acordo com Johannes Roscheck, o A5 é o principal produto das renovações da marca em 2017.

Presidente da Audi do Brasil durante apresentação do A5 (Foto: Hi-Mundim)

“Este modelo marca o início do novo desenho para os próximos A6, A7 e A8. Traz a linguagem de uma nova geração. Cerca de 80% das novas tecnologias da Audi estão embarcadas no A5”, explicou durante a apresentação do sedã para a imprensa automotiva, em São Paulo.

Lançado em 2007, o Audi A5 já teve 340 mil unidades comercializadas em todo o mundo.

O que mudou no Audi A5

O novo Audi A5 chega na carroceria Sportback com quatro opções de acabamento. Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv.

O novo desenho, a distância entre-eixos alongada, dianteira e traseira encurtadas e o longo capô em forma de domo deixaram o sedã mais moderno e esportivo.

O A5 também cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm.

A carroceria está 15 kg mais leve que seu antecessor. O peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, dependendo da versão.

Com 480 litros no bagageiro, o A5 Sportback tem uma das maiores capacidades de carga de sua categoria. O porta-malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento da tampa.

Além disso, o porta-malas também pode ser aberto ou fechado se o motorista passar o pé abaixo do para-choque (boa solução para quem está carregado com malas ou sacolas de supermercado 😉 )

Motorização

O Audi A5 é equipado com motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm³ de cilindrada.

Nas versões Attraction e Ambition, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h.

Já na top de linha Ambition o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm.

O A5 Ambition chega aos 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

As três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas.

Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada.

Já o modelo de topo vem equipado ainda com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade.

A direção eletromecânica também é nova e se adapta à velocidade do veículo.

Novidades no interior

Pela primeira vez, o A5 Sportback vem com o Audi virtual cockpit. Mas a partir da versão Ambiente.

É uma tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels.

Aliada ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação.

O ponto focal do terminal MMI é o botão rotatório que também funciona como touchpad.

O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos.

Quase sem motorista

Os pontos altos neste Audi A5 são, sem dúvida, as tecnologias embarcadas. E uma delas possibilita que o veículo dispense o motorista em congestionamentos.

Trata-se do controle de cruzeiro com Traffic Jam Asssis. Ao acionar os dois, o sistema pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h, quando o trânsito está congestionado. (Leia mais sobre o sistema abaixo).

Este equipamento é opcional e está disponível no pacote Assistance Tour, a partir da versão Ambiente, por R$13 mil.

O A5 também está equipado com o Audi active lane assist, sistema que ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem.

O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões.

O sistema Pre Sense prepara o veículo para oferecer a maior proteção possível aos ocupantes no caso de colisão iminente na traseira.

A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth e entrada USB.

Também tem volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

Nós dirigimos o Audi A5

Como já disse em uma parágrafo anterior, as tecnologias são o que mais chamam a atenção neste A5. Os sistemas de assistência ao condutor impressionam.

O destaque neste sedã é que ele é o primeiro a oferecer o Traffic Jam Assist, aqui no Brasil chamado de assistente de congestionamentos.

Nós testamos esse sistema durante o teste drive do Audi A5 em São Paulo. Foram 60 quilômetros dentro da cidade e também na rodovia.

Eu dirigir no trecho urbano, nas marginais, com muito trânsito. E pude testar o Traffic Jam Assist.

Com o auxílio de radares, câmeras e sensores, o equipamento é capaz de manter o veículo trafegando de modo autônomo (sozinho, sem o motorista) em situações de congestionamento a até 65 km/h.

O veículo diminui e aumenta a velocidade de acordo com os carros à frente e dentro da faixa de rolamento. Ao motorista, basta tirar as mãos do volante, olhar o trânsito e ficar atento, claro.

Quando o congestionamento melhora, o veículo emite um alarme sonoro avisando o condutor para retomar o controle do carro.

Apesar do receio inicial, em deixar o carro “dirigir sozinho”, o equipamento passa segurança e funciona perfeitamente. No entanto, as motos que passam ao lado do carro com frequência podem confundir o sistema.

Fácil de acionar, basta ligar o controlador de velocidade de cruzeiro, ajustar a distância do carro à frente e, em seguida, acionar o assistente de manutenção de faixa.

Tudo o que acontece é indicado no quadro de instrumentos (se o sistema está ligado ou desligado).

“Nossa intenção é deixar o motorista menos estressado no trânsito”, explicou o presidente da marca.

Dirigirmos a versão topo de linha, equipado com motor 2.0 TFSI Sportback quattro, com teto solar (0utro opcional). Na rodovia, o desempenho impressionou tanto quanto a tecnologia embarcada.

Destaque também para o conforto interno e o acabamento.

Versões

A5 Attraction/Ambiente

Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades
Peso: 1.535 kg
Comprimento: 4.733 mm
Largura: 1.843 mm
Altura: 1.386 mm
Distância entre-eixos: 2.824 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 239 km/h (limitada eletronicamente)

A5 Ambition/Ambition plus

Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm
Tração: integral quattro
Transmissão: S tronic, 7 velocidades
Peso: 1.470 kg
Comprimento: 4.733 mm
Largura: 1.843 mm
Altura: 1.386 mm
Distância entre-eixos: 2.824 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 6 s
Velocidade máxima: 250 km/h

Preços

A5 Sportback Attraction: R$ 189.990
A5 Sportback Ambriente: R$ 213.990
A5 Sportback Ambition: R$ 239.990
A5 Sportback Ambition plus: R$ 268.990

*O Hi-Mundim viajou a convite da Audi do Brasil