Testamos o Audi A3 sedan

O Hi-Mundim testou o Audi A3 sedan, um dos modelos da marca alemã que será fabricado aqui no Brasil a partir de 2015, na fábrica da Volkswagen, em São José do Pinhais, no Paraná. Dirigimos a versão equipada com motor 1.8 TFSI, a gasolina, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. O câmbio é o S tronic de sete marchas e dupla embreagem, que combina a transmissão automática e manual. Esta versão custa R$118.200,00.

O carro foi cedido pela Eurobike e pudemos ficar alguns dias com ele aqui em São José do Rio Preto. O sedan compacto tem um perfil jovem, com linhas modernas e agressivas. Tem um visual muito bonito, que chama a atenção. O A3 acelera de 0 a 100 km/h  em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.

Esta versão é equipada com direção servotronic, airbag para motorista e passageiro, airbag de joelho para motorista, airbags laterais dianteiros de cabeça, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força), controles de tração e estabilidade, bancos esportivos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas com função automática, banco do motorista com regulagem elétrica, computador de bordo com tela colorida de sete polegadas escamoteável, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de chuva e de luminosidade, volante multifuncional, faróis bixenônio com limpador e ajuste automático de altura, faróis e lanterna de neblina, cinto de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, fixação Isofix para cadeirinhas de bebê no banco traseiro, alarme e teto solar panorâmico. Por outro lado, fazem falta o sensor de estacionamento, uma câmera de ré e navegador.

Os rivais do Audi A3 sedan são o Mercedes-Benz CLA, Ford Fusion Gtdi awd, Volkswagen Passat Tsi 2.0 e Hyundai Sonata. Lançado no início deste ano no Brasil, hoje já conta com as versões 1.4 TFSI S Tronic (R$94.800,00); 1.4 Attraction TFSI S Tronic (R$103 mil); A3 sedã Ambition 1.8 TFSI S tronic (R$ 134.620). Esta, conta com sensor de estacionamento de série soleiras de alumínio e rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17. A topo de linha, a versão esportiva do sedan, equipada com motor  2.0 de dupla injeção com 280 cv e câmbio de dupla embreagem, tem suspensão esportiva e tração integral permanente quattro, custa R$ 207.980,00.

Como ele anda

Dirigimos o Audi A3 sedan pela ruas e rodovias de São José do Rio Preto. Verificamos que o modelo é bem econômico e durante o nosso test-drive verificamos um consumo de 9,2 km/l na cidade. Segundo o Inmetro, ele tem classificação B e faz 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Estável, responde muito bem nas arrancadas e retomadas. Mesmo com o ar ligado a perda de rendimento é mínima. O sistema de ar, aliás, funciona forte, já que é dual zone. Rio-pretenses não terão problemas…rs

Suas trocas de marchas são imperceptíveis, característica comum aos modelos da marca, graças à dupla embreagem. A suspensão é bem calibrada. Bem esportivo, às vezes você até esquece que está dirigindo um sedã. O isolamento acústico no para-brisa evita ruídos internos.

E por falar em interior, o A3 também impressiona. É muito bem acabado, e conta com diversos porta-objetos. O porta-luvas é minúsculo. Os bancos são revestidos em couro ecológico premium. O volante é em couro, mutifuncional, com shift paddle. As saídas de ar lembram turbinas de avião e funcionam muito bem. Já o porta-malas é bem espaçoso, com 425 litros de capacidade.

Um dos equipamentos mais interessantes é o sistema mutimídia MMI. A tela central fica escondida e só aparece quando o carro é ligado. Nela são mostradas diversas informações sobre o veículo: rádio, mídia, Bluetooth, modo de direção, próximas revisões. Bem simples e intuitivo. Outro ponto positivo são os faróis, que têm regulagem automática de direção. E contam também com limpador. O A3 Sedan agrada a vários públicos, tanto os mais jovens, quanto aqueles mais conservadores, que gostam de tradição.

Vendas no Brasil

A Audi do Brasil encerrou o mês de agosto com vendas de 1.172 unidades, o que representou uma alta de 59% na comparação com o mesmo mês de 2013 e um crescimento de 11% em relação a julho último, quando havia vendido 1.048 veículos.

“Esse tem sido um ano no qual estamos registrando um ótimo desempenho de vendas no Brasil, seguindo uma tendência global da marca. Estamos comemorando nossos 20 anos de Brasil comercializando modelos de classe mundial e apresentando oportunidades interessantes de compra para o consumidor e isso tem se refletido no nosso volume de negócios”, justificou Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

No acumulado de 2014, a Audi já entregou aos clientes brasileiros 8.449 veículos, o que significa um desempenho 110% superior ao registrado entre janeiro e agosto de 2013. Para Hofmann, esse avanço nos negócios foi um dos principais motivos que fizeram com que a Audi fosse eleita “A Marca Mais Desejada” em pesquisa da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), realizada com os concessionários de todas as marcas do País.

Em 2014, a Audi fez uma completa renovação de seu portfólio, tendo apresentado ao mercado diversos produtos que já se tornaram objeto de desejo dos brasileiros. Entre eles, o RS Q3, o S3 Sportback (da família A3) e o superpotente RS7, um V8 de 560 cv. Além disso, as ruas locais tiveram como novidade o exclusivo A1 Kult e duas versões do A3 Sedan, a 1.8 TFSI e a 1.4 TFSI.

A Audi tem hoje 32 concessionárias em todo o país e o objetivo é chegar a 60 revendas em 2017.  No segundo semestre de 2015, começará a produção da nova fábrica de Curitiba, com investimentos de R$ 500 milhões para produzir o A3 Sedan e o SUV Q3.

*A Eurobike cedeu o Audi A3 sedan para teste drive