‘BORA FALAR DE LIVROS?’ começa neste sábado, dia 16

juny kp! e Carolina Manzato com livro "Monstros Doentes" | Fotos: Casa de Criar

Primeiro dos 7 encontros literários para crianças e jovens, promovidos pela Casa de Criar por meio da Lei Nelson Seixas, tem início às 10h, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa

O “BORA FALAR DE LIVROS?” começa neste sábado, dia 16 de setembro. O primeiro dos sete encontros literários para crianças e jovens, promovido pela Casa de Criar, tem início às 10h, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, em São José do Rio Preto.

A cada encontro um livro infanto-juvenil será apresentado e debatido com crianças e jovens a partir dos 11 anos. Projeto contemplado neste ano pela Lei Nelson Seixas, o “BORA FALAR DE LIVROS?” é 100% gratuito. Para participar, basta chegar no horário.

Os encontros terão 2 horas de duração e serão sempre aos sábados. A cada encontro serão sorteados dois livros.

Curadoria

O “BORA FALAR DE LIVROS?” tem curadoria da poeta especialista em literatura Carolina Manzato, que junto com artista, pesquisador e designer gráfico juny kp!, dirige a Casa de Criar, espaço de artes e formação cultural de São José do Rio Preto.

Carolina informa que a curadoria do “BORA FALAR DE LIVROS?” levou em consideração a bibliodiversidade. “São obras publicadas por diferentes editoras, com diferentes técnicas de ilustração, materialidades, autoria e protagonismos diversos e temáticas variadas”, diz.

“Pinçamos livros que, muitas vezes, não são escolhidos pela escola, porque, em tempos de tensionamento ideológico, gerariam embates desgastantes”, completa.

‘Monstros Doentes’

O primeiro encontro literário do “BORA FALAR DE LIVROS?”, neste sábado (16), das 10h às 12h, vai apresentar e debater o livro “Monstros Doentes”. Escrita pela suíça Emanuelle Houdart, a obra tem tradução de Eduardo Jorge e foi publicada no Brasil em 2014, pela Edições SM.

“Muito presentes em livros infantis, os monstros ajudam na compreensão da complexidade das emoções, na elaboração dos sentimentos humanos, no enfrentamento do que devemos mudar e na aceitação de nossa imperfeição”, explica Carolina.

Carolina e juny kp! com o livro “Monstros Doentes”

Programação

Além deste sábado, o “BORA FALAR DE LIVROS?” tem encontros marcados para o dia 30 de setembro, 7 e 28 de outubro, 11 e 18 de novembro e, o último, no dia 2 de dezembro.

A escolha da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa para sediar o evento literário levou em consideração a estrutura, a ambientação e a facilidade de acesso. “Nós buscamos aproveitar o público cativo e também cativar jovens que ainda não frequentam o espaço”, diz Carolina.

O “BORA FALAR DE LIVROS?” será finalizado oficialmente no dia 16 de dezembro, com uma live no perfil de Carolina (@carolrmanzato) no Instagram.

Participações

Carolina e juny kp! vão fazer a mediação dos encontros, que também vão contar com as presenças de dois convidados: Raul Marques, autor e especialista em Literatura Para Crianças e Jovens, e Lula Barrozo, especialista em Literatura Para Crianças e Jovens.

‘BORA FALAR DE LIVROS?’

“O BORA FALAR DE LIVROS?” foi desenvolvido pela Casa de Criar com o objetivo de promover o diálogo a respeito das obras, com enfoque na materialidade, no conteúdo temático, nos recursos literários empregados e nas relações intertextuais estabelecidas a partir da leitura.

“As obras foram escolhidas de modo a colaborar com a formação de repertório, ampliação linguística e de bagagem, exploração de perspectivas outras com o objetivo de contribuir com a formação leitora e crítica”, afirma Carolina.

Casa de Criar

O “BORA FALAR DE LIVROS?” é um dos dois projetos da Casa de Criar contemplados pela Lei Nelson Seixas neste ano. O outro é “ARTISTAS E BOLETOS”, série de podcast com 10 episódios em que juny kp! bate papo com artistas visuais rio-pretenses sobre como vivem da arte.

Com episódios semanais, a série começa a ser disponibilizada nas principais plataformas de streaming de áudio a partir de 25 de outubro.

A Casa de Criar é o único espaço privado de arte e formação cultural independente de São José do Rio Preto. Desde 2011 atua na área de produção cultural, curadoria e mediação. Contabiliza 28 projetos aprovados e realizados em editais públicos do Brasil.

Carolina e juny kp! são os idealizadores e realizadores do FAL (Festival Ações Literárias), RipRopRioPreto e Fissura Criativa, entre outros.

Além disso, a Casa de Criar já realizou mais de 30 exposições de arte e literatura e também promove atividades formativas, como cursos livres, bate-papos, ciclos de cinema, debates e rodas literárias.

juny kp! e Carolina com as obras selecionadas para o “BORA FALAR DE LIVROS?”

PROGRAMAÇÃO DO ‘BORA FALAR DE LIVROS?’

Encontro 1 | 16 de setembro

“Monstros Doentes”
Autora: Emanuelle Houdart (Suíça)
Tradução: Eduardo Jorge
Edições SM, 2014

Quem diria que até os monstros mais assustadores também ficam doentes? Mais do que um manual de tratamento, o livro permite aos leitores identificar-se com certas monstruosidades e, com isso, talvez perder um pouco do medo desses seres tão temidos na infância.

Encontro 2 | 30 de setembro

“Chapeuzinho Vermelho”
Autora: Lola Moral (Espanha)
Ilustrações: Sergio Garcia Sanches (Espanha)
Tradução: Miguel del Castilho
Sesi Editora, 2017

Na releitura do clássico, Chapeuzinho é uma adolescente sagaz que reconhece os benefícios de sua ligação com a floresta e com a vovó, uma senhora ativa e perspicaz. O lobo sofre com as ações humanas e o lenhador dá lugar a um personagem que admira e respeita a natureza.

Encontro 3 | 7 de outubro

“Clara e o Homem na Janela”
Autoras: Maria Teresa Andruetto (Argentina) e Martina Trach (Argentina)
Tradução: Lenice Bueno
Editora Ameli, 2020

A obra conta a história de Clara, uma menina que vai entregar uma encomenda, a pedido da mãe que trabalha lavando roupas, para um senhor que não sai de casa e mora solitário entre livros. Na ocasião, ele oferece um livro a Clara e assim é inaugurada a amizade entre os dois.

Encontro 4 | 28 de outubro

“A Redação”
Autor: Antonio Skármeta (Chile)
Ilustração: Allonso Ruano (Espanha)
Tradução: Ana Maria Machado
Global Editoria, 2018

“A Redação” conta a história de Pedro, menino que vive no Chile no período da ditadura militar. Ele testemunha a prisão do pai e do pai do amigo e reflete. Certo dia, na escola, um militar pede para as crianças escreverem uma redação sobre o que seus pais fazem à noite.

Encontro 5 | 11 de novembro

“Palmas e Vaias”
Autora: Sonia Rosa
Ilustração: Salmo Dansa
Editora Pallas, 2009

Em “Palmas e Vaias”, Florípedes é uma menina preta que experimenta as mudanças da adolescência, de bairro e de escola. Diante da necessidade de fazer amigos e conhecer os professores, se depara com as diferenças e para supera-las, opta pelo carinho da mãe.

Encontro 6 | 18 de novembro

“Clarice”
Autor: Roger Mello
Ilustração: Felipe Cavalcante
Global Editora, 2018

“Clarice” estampa, em cores berrantes, o que foi o período da ditadura militar no Brasil, sob a perspectiva da memória, do presente, de projeções de sonhos, de impressões, do potencial sensitivo e da capacidade de compreensão da protagonista criança que dá nome ao livro.

Encontro 7 | 2 de dezembro

“As Mais Belas Coisas do Mundo”
Autor: Valter Hugo Mãe
Ilustração: Nino Cais
Biblioteca Azul, 2019

O livro é narrado pelo autor criança, que na presença do avô materno é estimulada a observar, coletar, questionar as coisas e perceber que se encantar com o mundo é a única cura possível para a inevitável tristeza da perda. É um passeio pelo universo de encantamento das crianças.