‘BORA FALAR DE LIVROS?’ faz encontro virtual

juny kp! e Carol Manzato com as obras abordadas no 'BORA FALAR DE LIVROS?'

Projeto literário da casa de criar promove último dos sete encontros neste sábado (2/12), com transmissão ao vivo pelo Instagram. O livro da vez é ‘As Mais Belas Coisas do Mundo’

No sétimo e último encontro da temporada do “BORA FALAR DE LIVROS?”, a casa de criar apresenta e propõe a análise da obra “As Mais Belas Coisas do Mundo”, escrita por Valter Hugo Mãe, ilustrada por Nino Cais e publicada em 2019 pela Biblioteca Azul.

O livro é narrado pelo autor criança, que na presença do avô materno é estimulado a observar, coletar, questionar as coisas e perceber que se encantar com o mundo é a única cura possível para a inevitável tristeza da perda. É um passeio pelo universo de encantamento das crianças.

Encontro virtual

A exemplo do encontro anterior, o deste sábado também terá transmissão ao vivo pelo Instagram. Será exclusivamente virtual. Começa às 10h e vai até meio-dia. É gratuito. Para participar é só acessar um dos perfis a seguir: @casadecriar, @carolrmanzato e @luilabarrozo.

Os seis primeiros encontros foram presenciais, realizados no saguão da Biblioteca Municipal Doutor Fernando Costa, no Centro de Rio Preto. No entanto, com a onda de calor e de chuvas intensas, os organizadores optaram pela mudança de formato.

Bora?

O “BORA FALAR DE LIVROS?” é um dos dois projetos da casa de criar contemplados neste ano pela Lei Nelson Seixas de incentivo à cultura rio-pretense.

Tem curadoria da poeta e especialista em Literatura Carolina Manzato. Ela também é mediadora ao lado do artista, pesquisador e designer gráfico juny kp!. Os dois dirigem a casa de criar, espaço independente de artes e formação cultural de Rio Preto.

Os encontros do “BORA FALAR DE LIVROS?” costumam contar também com convidados ilustres do universo da literatura infanto-juvenil. O sétimo encontro terá a participação especial da também especialista em Literatura Para Crianças e Jovens Luila Barrozo.

Quem já marcou presença no “BORA FALAR DE LIVROS?” foi Raul Marques, autor dos livros infantis “A Menina Que Adora Perguntar”, “a Revolução das Crianças”, “O Menino Que Reinventou O Livro” e “As Histórias” e do livro infanto-juvenil “O Caminho da Escola”.

“Nos encontros eu, juny kp! e os participantes nos debruçamos sobre a obra, com ilustrações em tamanho ampliado, dialogamos e entramos no que chamamos de comportamento leitor, que é se colocar como alguém disponível e em proatividade para a obra”, afirma Carolina.

Lei Nelson Seixas

Além do “BORA FALAR DE LIVROS?”, a casa de criar também foi contemplada neste ano pela Lei Nelson Seixas com o projeto “ARTISTAS E BOLETOS”, série de podcast com 10 episódios, um por semana, em que artistas visuais de Rio Preto falam sobre como vivem da arte.

A série estreou em 27 de outubro e traz um novo episódio a cada sexta-feira. Os já disponíveis podem ser acessados gratuitamente nas principais plataformas de streamings de áudio (Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Castbox e Google Podcast) e em vídeo no YouTube.

casa de criar

A casa de criar é o único espaço privado de arte e formação cultural independente de São José do Rio Preto. Atua desde 2011 na área de produção cultural, curadoria e mediação. Contabiliza 28 projetos aprovados e realizados em editais públicos do Brasil.

A casa de criar é idealizadora e realizadora do FAL (Festival Ações Literárias), RipRopRioPreto e Fissura Criativa, entre outros eventos culturais.

Além disso, já realizou mais de 30 exposições de arte e literatura e também promove atividades formativas, como cursos livres, bate-papos, ciclos de cinema, debates, rodas literárias e outros.

Encontros

O encontro inaugural do “BORA FALAR DE LIVROS?” foi em 16 de setembro. Na ocasião foi apresentado o livro “Monstros Doentes” (Edições SM, 2014), da suíça Emanuelle Houdart.

No segundo encontro, em 30 de setembro, o livro foi a versão ecologicamente correta de “Chapeuzinho Vermelho” (Sesi Editora, 2017), da espanhola Lola Moral e ilustrado pelo também espanhol Sergio Garcia Sanches.

Em 7 de outubro, no terceiro encontro, Carolina e juny kp! analisaram “Clara e o Homem na Janela” (Editora Ameli, 2020), das argentinas Maria Teresa Andruetto e Martina Trach.

O quarto encontro, em 28 de outubro, apresentou “A Redação” (Global Editoria, 2018), livro do chileno Antonio Skármeta (Chile), ilustrado pelo espanhol Allonso Ruano.

Em 11 de novembro foi a vez do livro “Palmas e Vaias” (Editora Pallas, 2009), de Sonia Rosa e ilustrado por Salmo Dansa.

O sexto encontro, em 18 de novembro, apresentou “Clarice” (Global Editora, 2018), de Roger Mello, ilustrado por Felipe Cavalcante.

“Consolidamos a proposta do projeto de abrir diálogos mais aprofundados sobre as camadas significativas e de composição dos livros de literatura para as infâncias”, diz Carolina.

PROGRAMAÇÃO

O projeto será finalizado oficialmente no dia 16 de dezembro, com uma live no perfil da casa de criar (@casadecriar) e de Carolina Manzato (@carolrmanzato) no Instagram.

Encontro 7 | 2 de dezembro

“As Mais Belas Coisas do Mundo”
Autor: Valter Hugo Mãe
Ilustração: Nino Cais
Biblioteca Azul, 2019

O livro é narrado pelo autor criança, que na presença do avô materno é estimulada a observar, coletar, questionar as coisas e perceber que se encantar com o mundo é a única cura possível para a inevitável tristeza da perda. É um passeio pelo universo de encantamento das crianças.