Concurso de melhor preparo da receita que é patrimônio cultural e imaterial do Brasil é neste domingo (20), a partir do meio-dia
O Concurso Queima do Alho, evento culinário da Festa do Peão de Barretos, é daquelas atrações que o visitante nem precisa ser fã de rodeio pra ter uma experiência marcante.
Basta gostar de comida boa.
O evento integra a programação da Festa do Peão de Barretos desde 1956.
É ótima oportunidade pra degustar uma receita rica em sabores e histórias, preparada por gente que sabe tudo sobre o prato que é patrimônio cultural e imaterial do Brasil.
Concurso Queima do Alho
A Queima do Alho é uma das atrações típicas da Festa do Peão de Barretos.
O concurso de melhor prato é neste domingo (20/8). Já estão confirmadas 20 comitivas de diferentes regiões do país.
A disputa começa ao meio-dia (12h), no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão.
As regras do Concurso Queima do Alho priorizam a tradição. As comitivas montam os apetrechos e fazem o chamado fogo de chão.
A comida é preparada na lenha. Nada de fogão, forno, gás ou microondas.
As tralhas, como são chamados os utensílios de cozinha, também são verificados pelos jurados e precisam ser fieis aos usados no passado.
Raízes sertanejas
Com o propósito de preservar as raízes sertanejas, o Concurso Queima do Alho veta a utilização de qualquer ingrediente ou recurso, além daqueles que os cozinheiros dispunham na época da condução das boiadas, no século passado.
“A ideia é preservar a história e o sabor do prato. O que conta é a fidelidade ao sabor e ao modo de preparo”, disse João Paulo Martins, coordenador do concurso.
Além do sabor e do modo de preparo, também pesam na nota final quesitos como tralha completa e dentro dos padrões, bem como as habilidade dos cozinheiros e suas ligações com as tradições sertanejas.
“Os jurados são pessoas que já percorreram muito chão de estrada boiadeira. Desse modo, conhecem muito do assunto”, afirmou João Paulo.
O prato
A Queima do Alho resulta em um prato composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco.
“A Queima do Alho é uma tradição gastronômica da região. No século passado garantiu energia pro peão de boiadeiro movimentar a economia local”, disse João Paulo.
O nome Queima do Alho faz referência ao cheiro do alho frito na banha e sua enorme capacidade de abrir o apetite.
Além do concurso, que recebe em média 2 mil pessoas por edição, o prato também é comercializado ao longo da Festa do Peão de Barretos. No ano passado, mais de 3 mil refeições foram comercializadas, segundo João Paulo.
Concurso do Berrante
Ao mesmo tempo em que acontece o Concurso Queima do Alho é realizado o também tradicional Concurso do Berrante.
Assim como a competição culinária, o Concurso do Berrante integra a programação da Festa do Peão de Barretos desde a primeira edição, em 1956.
O berrante era o instrumento utilizado na condução das boiadas, com o intuito de avisar as comitivas sobre momentos estratégicos na viagem, como hora da partida, perigo à vista, horário da refeição, entre outros.
A disputa reúne competidores de diversas regiões do país. As inscrições podem ser feitas no dia do evento. São 15 vagas disponíveis na categoria masculina e 10 vagas na feminina.
68ª Festa do Peão de Barretos
A 68ª Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira (17/8) e segue até dia 27, domingo da próxima semana.
Os ingressos são vendidos pelo site da Total Acesso e incluem acesso ao Parque/Rodeio/Show e acesso ao Rancho Ponto de Pouso, com a tradicional comida da Queima do Alho.
As bebidas são vendidas à parte. Mais informações no site oficial da festa.