Petisco de Rio Preto é eleito o 2º melhor do Brasil

O quitute Colherada de Costela, do bar Vila Aurora, em São José do Rio Preto, SP, foi eleito o segundo melhor do Brasil na etapa nacional do Comida di Buteco, que rolou nesta terça-feira, dia 5, no Rio de Janeiro. O bar rio-pretense concorreu com outros 20 de todo o País. Esta é a primeira vez que o Comida di Buteco promove uma etapa nacional. Para escolher o melhor boteco do país, três jurados, sendo dois de outras localidades e um da cidade do bar participante, avaliaram quesitos como higiene, atendimento, temperatura da bebida e o petisco. Desta vez, o público não votou.

De acordo com a gerente Regional do Comida di Buteco, Cristina Schimer, esse é um passo importante para a valorização da cozinha de raiz em todo o país. “Realizar a Eleição Nacional vem legitimar o Comida di Buteco como maior Concurso de Comida de Raiz do Brasil. Não existe no mundo nada nesse formato, que elege o melhor do seu país, na área da gastronomia”.

A gente experimentou o petisco durante a Caravana do Comida di Buteco

A gente experimentou o petisco durante a Caravana do Comida di Buteco

O petisco concorrente

O mote da edição de 2016 do Comida di Buteco era a livre escolha dos petiscos. Portanto, a criatividade era o tempero principal. E o Vila Aurora apostou na Colherada de Costela.

Miriam Moreira e Juliana Cinara decidiram inovar com elementos diferentes e sair do comum, mas sem perder o gostinho brasileiro. “Queria usar a costela bovina e logo pensei em mil tipos de petiscos, até que achei interessante transformá-lo em algo diferente até então do que fazíamos”, diz Miriam.

Proprietárias do Vila Aurora

Proprietárias do Vila Aurora

A inspiração internacional está desde a apresentação até a finalização do petisco. A costela é preparada com tomate e cebola à bronoise, colocada em uma colher especial e gratinada com maçarico. “Ele leva no sabor a influência da Vaca Trelada e na apresentação a da Galinha Torta, pratos ganhadores nas edições passadas. Essa é minha aposta para o tricampeonato”, garante.

O perfil dos botecos escolhidos

Os botecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “espontâneos”, ou seja, aquele empreendimento em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário.