Duas cachaças estão entre os melhores destilados do mundo

capa_campeãs_1As cachaças “Germana Umburana 2013”, de Minas Gerais, e “Porto Morretes Ouro 2010”, do Paraná, estão entre as melhores bebidas destiladas do mundo. As duas conquistaram a Grand Gold Medal, principal prêmio do Concours Mondial Spirits Selection, evento promovido pela Concours Mondial de Bruxelles e considerado um dos mais conceituados do segmento.

Este ano o evento itinerante que chegou a sua 15ª edição foi realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC. Foi a primeira a vez que o concurso teve uma cidade latino-americana como sede.

Além das duas bebidas nacionais, outras nove de outros lugares do planeta foram premiadas com a Grand Gold Medal. A Gold Medal foi concedida a 100 amostras. Já a Silver Medal foi conquistada por 104 rótulos.

Participam do concurso 720 amostras, sendo 238 brasileiras, das quais 59 conquistaram medalhas (2 Grand Gold Medal, 31 Gold Medal e 26 Silver Medal).

As melhores bebidas destiladas foram escolhidas entre os dias 6 e 8 deste mês por um júri internacional, com integrantes da Alemanha, Canadá, Chile, China, Espanha, França, Itália, México, Peru e Taiwan, além do Brasil.

Nesse caso sem a participação dos dois rótulos que receberam o prêmio máximo, o concurso também elegeu as melhores cachaças do Brasil entre as 31 que receberam a Gold Medal. As escolhidas pelos jurados foram: Cachaça Famosinha de Minas 2013 e Cachaça Weber Haus Envelhecida em Amburana Destilado, do Rio Grande Sul.

O evento também elegeu a melhor destilada do mundo entre as participantes. O amostra vencedora foi a do uísque escocês Octomore 5 years Scottish Barley, da Bruiladdich Distillery (Rémy Cointreau).