Todo mundo, em algum dia da sua vida, já comeu um miojo. Cru, puro, com o temperinho artificial, com requeijão…Antes ele era bem simples, mas hoje, o miojo ganhou novas receitas e ficou famoso com a receita do Ramen Burger, criada por Keizo Shimamoto, em 2013. E nesta segunda, dia 25, o miojo faz aniversário e, para comemorar, a Nissin-Ajinomoto vai preparar o macarrão instantâneo lá no espaço!
Para isso, vai contar com a expertise da Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais. Na prática, um foguete não tripulado levará uma cápsula, especialmente construída para carregar a receita elaborada pelo renomado chef Emmanuel Bassoleil, até mais de 100 quilômetros de altitude e ejetará o recipiente na atmosfera.
A ideia é que a refeição entre em ponto de ebulição quando a cápsula cruzar a mesosfera no caminho de volta para casa. A mesosfera é a camada atmosférica responsável, entre outras coisas, pela combustão de meteoros – e agora também pela preparação do Miojo espacial. A finalização da cápsula e os testes com o foguete serão realizados nos próximos meses e o foguete será lançado em janeiro de 2015, dando início à comemoração dos 50 anos de Nissin Miojo Lámen no Brasil.
Quem quiser acompanhar a missão do macarrão mais democrático e, provavelmente, mais intergaláctico do mundo, deve acessar www.nissin.com.br/missaomiojo.
A INVENÇÃO DO MACARRÃO INSTANTÂNEO
“A paz está garantida quando não se está com fome”. Esse foi o lema que pautou a vida de Momofuko Ando, inventor do macarrão instantâneo e fundador da Nissin Foods Holdings Co. Ltd.
Nascido em Taiwan em 1910, quando o país vivia sob ocupação japonesa, o jovem Momofuko Ando mudou-se para o Japão e dirigiu várias empresas antes de se tornar o inventor do primeiro lámen instantâneo, em 1948. A ideia surgiu após a 2ª Guerra Mundial, quando Ando percebeu que as pessoas passavam horas na fila para comprar alimentos no mercado negro, devido ao racionamento.
Tão revolucionário quanto o método de Momofuko Ando foi a invenção do pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, Dr. Kikunae Ikeda, que descobriu o “quinto gosto”, chamado de Umami (que significa saboroso), além dos já conhecidos doce, salgado, azedo e amargo. O novo sabor foi obtido a partir de experimentos com algas marinhas, com o isolamento do ácido glutâmico.
A descoberta do Dr. Ikeda, em 1908, foi industrializada pelo empresário japonês Sr. Saburosuke Suzuki no ano seguinte, marcando o lançamento do produto Ajinomoto no mercado.
Que tal algumas receitas?
Bolinho Nissin
Ingredientes
1 pacote de Nissin Lámen Galinha Caipira
1 de batata grande cozida e amassada (aproximadamente 100g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão
3 colheres (sopa) de salame picadinho
1 xícara (chá) de cubos de mussarela
Orégano a gosto
1 de clara de ovo
Farinha de rosca
Modo de preparo
Cozinhe o Nissin Lámen Sabor Galinha Caipira conforme as instruções da embalagem e deixe esfriar. Em uma travessa, coloque o lámen frio e misture com a batata amassada. Junte o salame, o queijo ralado e o orégano e misture bem até formar uma massa bem compacta que dê para enrolar. Faça bolinhos, recheie com mussarela e passe pela clara e pela farinha de rosca. Frite em óleo quente.
Nissin com caldo de feijão e bacon
Ingredientes
4 pacotes de Nissin Lámen Bacon
3 xícara (chá) de bacon picado
4 xícara (chá) de feijão cozido e batido no liquidificador
4 xícara (chá) de água
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto
Modo de preparo
Faça o macarrão conforme instruções da embalagem.
Em outra panela, doure o bacon com 1 colher de óleo.
Coloque o feijão batido, acrescente a água, deixe ferver e apurar.
Corrija o sal e adicione a pimenta.
Tire do fogo e deixe esfriar.
Coloque sobre o macarrão instantâneo bem no centro, salpique o cheiro verde e sirva.
Nissin com calda de chocolate e morangos
1 pacote de Espaguete T3
320 g de chocolate ao leite, picado (2 barras)
200 ml de creme de leite
1 lata de leite condensado
200 ml de leite
1 caixa de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Molho:
Coloque o chocolate picado e o creme de leite em banho-maria, mexendo até que derretam completamente e formem um creme homogêneo. Adicione o leite e o leite condensado e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
Espaguete Nissin T3 500g:
Ferva água para cozinhar a massa.
Com o pacote ainda fechado, quebre bem a massa em pequenos pedaços. Quando a água na qual
a massa for cozinhar estiver fervendo, acrescente 2 colheres de açúcar e a massa já quebrada. Cozinhe por 3 minutos e escorra bem.
Montagem do prato:
Em uma travessa, coloque a massa e regue com o molho. Distribua os morangos picados ou inteiros e sirva imediatamente.
Dica:
Os morangos podem ser substituídos por framboesas, cerejas, bananas, kiwis, manga ou abacaxi. Para finalizar o prato, coloque uma folhinha de hortelã.
Outras receitas aqui – https://www.nissin.com.br/receitas/