Concurso em Floripa elege melhores destilados do mundo

capa_destilados_internaA cidade de Florianópolis-SC recebe entre os dias 6 e 8 de junho o Concours Mondial Spirits Selection, uma das maiores competições internacionais de destilados.

O evento reunirá 720 amostras de bebidas destiladas do mundo todo, 238 fabricadas no país, com destaque para a cachaça, grande aposta do concurso com 220 concorrentes.

A premiação é itinerante e pela primeira vez será realizada em uma cidade da América Latina. Organizada pela Concours Mondial de Bruxelles, o evento chega a sua 15ª edição como um dos mais conceituados do segmento.

O local escolhido para abrigar o concurso foi o Costão do Santinho, resort que figura sempre entre os melhores de praia do país.

Serão apresentadas amostras de cachaças, runs, uísques, vodcas, conhaques, brandies, piscos e grappas. São 205 mais produtos inscritos do que a edição do ano passado.

Os destilados são provenientes da Alemanha, Bélgica, Chile, China, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Martinica, México, Peru, Portugal, Republica Dominicana e Taiwan, entre outros.

O Brasil participa com o maior número de amostras: 220 só de cachaça e 18 entre grappas e vodcas. Os destilados são de muitas partes do Brasil e mostram particularidades de produtores de estados como Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e São Paulo – os principais produtores, em volume, de acordo com Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

Ainda entre os brasileiros, o evento reúne também produtores de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

“O mundo está de olho no Brasil por causa da Copa e devido a este concurso de destilados. É uma boa oportunidade para destacar a qualidade dos produtos daqui e posicioná-los no exterior”, diz Zoraida Lobato, promotora do concurso no Brasil.

Para avaliar as amostras, o concurso conta um time de 55 especialistas, 35 estrangeiros vindos da Alemanha, Bélgica, China, Coréia do Sul, França, Holanda, Itália, Peru, Reino Unido e Taiwan, além de 20 brasileiros.

Em avaliações às cegas serão premiados com três tipos de medalhas os melhores destilados do mundo.

A Silver Medal é atribuída ao espírito sem falhas, que exibe características claras de qualidade e equilíbrio definitivo.

A Gold Medal vai para o destilado que se destacar pela qualidade intrínseca e apresentar uma impressão acima da média de equilíbrio e expressão.

Já a Grand Gold Medal só é concedida aos espíritos notáveis, que se destacam em todos os níveis e para todos os critérios de degustação.

A globalização do mercado dessas bebidas, chamadas de espirituosas, cria oportunidades e desafios para consumidores, produtores e distribuidores. O Concours Mondial Spirits Selection colabora para orientar as escolhas do consumidor de todo mundo, uma vez que confere prestigiadas medalhas, reconhecidas e respeitadas no setor internacional de bebidas.

Além das degustações às cegas, o evento ainda promove uma série de atividades para os jurados e convidados vips, que colocam em evidência os destilados e as possibilidades de uso e combinações

Expectativa
Entre os brasileiros a expectativa é de levar ao menos uma das 220 cachaças ao pódio e repetir o sucesso da edição de 2013, em Taiwan, quando a carioca Cachaça da Quinta, recebeu a Gran Gold Medal.

A cachaça nunca havia conseguido esse prêmio no Spirits Selection. A medalha rendeu um aumento de 20% nas vendas da marca, dando grande visibilidade nacional e internacional.