Turismo rural: Urânia oferece colheita de uvas e morangos

Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)
Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)

Urânia, cidade a 160 quilômetros de São José do Rio Preto, SP, tem se destacado no turismo rural. Quem visita o município de quase 9 mil habitantes está em busca de experiências na roça e tranquilidade. Urânia oferece um roteiro rural diversificado, no qual o turista tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia do campo, colher frutas frescas direto do pé, apreciar o colorido das flores, a culinária e a pesca.

O roteiro reúne os seguintes locais:

Com a pandemia da Covid-19, na alta temporada alguns desses lugares alteraram a visitação, mas, aos poucos, têm aberto as portas com segurança, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ideal é entrar em contato para confirmar o funcionamento.

Questões como higiene pessoal e do espaço, redução no número de visitantes e atendimento exclusivo à membros da mesma família passaram a compor as regras dos locais.

Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)
Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)

Colheita de uvas no Vale das Vitórias

Entre os locais mais concorridos pelos turistas que visitam Urânia está o Vale das Vitórias. Em cada temporada, a propriedade rural recebe visitantes da região, do Brasil e também de outros países. O lugar é gerenciado pelos produtores rurais Weber e Lucélia Borachi, que trabalham há mais de 15 anos neste ramo e há quatro abriram a propriedade para o Turismo Rural.

Tem seis qualidades de uvas, sendo a carro-chefe, a uva Vitória, que é a mais famosa de todas, e atrai por seu sabor adocicado e peculiar. As outras castas de uva são: Núbia (com semente), Benifuji (com semente), Niagara Rosada (com semente), a Isis (sem semente) e a Centennial (uva verde sem semente).

A temporada de Turismo no Vale das Vitórias vai de julho a novembro. Para Weber, abrir a propriedade para o Turismo Rural têm sido uma grande experiência. “Receber o público para que colha diretamente das parreiras não é só uma experiência para os turistas, mas para nós também, que podemos interagir, contar como funciona o plantio e ver a felicidade de cada um, ou seja, é muito gratificante, até porque nosso trabalho, reconhecimento e retorno como produtores rurais são diferenciados através do Turismo Rural”, disse.

Como funcionam as visitas e colheitas no Vale das Vitórias

No Vale das Vitórias o visitante participa da colheita das uvas, por meio do sistema é o “colha e pague. Como a parreira é grande, não há limite de pessoas. “Seguimos todas as regras de segurança como distanciamento. Também é obrigatório o uso de máscara e disponibilizamos álcool em gel para todos”, explica Weber.

O Vale funciona de terça à sexta, das 8 às 18h e, aos sábados e domingos, das 8 às 18h. Não há cobrança de taxa de entrada.

Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)
Visitantes podem colher fruta no pé (Foto: Divulgação/Vale das Vitórias)

“Agendamos para grupos fechados em dias diferenciados, como durante a semana, para realização de piqueniques. Nosso público é variado, formado por grupo de famílias e amigos, assim como grupos de ciclistas e motociclistas- pessoas de várias idades e perfis. Os dias que recebemos mais visitantes são de sábado e domingo”, afirma Weber Borachi.

Além das uvas, eles contam com um espaço com sombra, mesas e cadeiras para que os visitantes relaxem. Oferecem salgados, suco de uva natural, geleia e mousse de uva, sorvetes, água, refrigerante, vinho e macarrão artesanal. Para as crianças, balanço e playground.

Alta temporada: Julho a novembro.

Informações da propriedade
Endereço:
Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 3,8 KM.

Contato: (17) 9 9171-1512.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto colhido por quilo, e/ou outros produtos.

Horário de funcionamento: Apenas durante a alta temporada. Aos sábados, domingos e feriados no período das 8h às 18h. Terça-feira a sexta-feira das 14h às 18h. Durante o período de safra poderá ser realizado agendamento.

Morangos Urânia Turismo Rural

A propriedade Morangos Urânia é a pioneira no Turismo Rural do município. Tem como principal atrativo turístico a colheita de morangos feita pelo próprio visitante. O local oferece aos seus visitantes uma grande variedade de produtos, entre eles, bombons, espetos, tortas, geleias, suco, paletas mexicanas, copo da felicidade, mousse de morango, bolo de pote, bolos, morango congelado, mudas de morango, bolachas caseiras, salgados…

Além disso, a propriedade oferece ainda a visitação na roça de Girassóis. O Morangos Urânia cultiva aproximadamente 80 mil pés de morangos, o que equivale a uma área de quatro hectares. A roça de Girassóis é uma excelente opção de visitação para lindas fotos sozinho ou em família.

Alta temporada: A colheita do morango acontece entre os meses de junho a setembro, sendo os meses de julho e agosto considerados como de alta produção. A roça de Girassóis tem a previsão de atendimento ao público durante o ano todo, conforme floração.

Informações da propriedade
Endereço: Estrada Municipal que liga Urânia a Jales – 1,5 KM – Chácara São José.

Contato: WhatsApp (17) 9 9702-1931 ou ligação (17) 9 9742-2659.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada na roça de morangos. É cobrado apenas o valor do produto colhido por quilo, e/ou outros produtos. Para conhecer a plantação de Girassóis o visitante paga uma taxa de entrada simbólica.

Horário de funcionamento: Apenas durante a alta temporada. Todos os dias das 7h às 18h30.

Recanto das Pitayas

O Recanto das Pitayas possui uma plantação desta exótica e saborosa fruta que combate hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, fonte de vitamina C e rica em ômega 3.

A frutificação é prevista para os meses de dezembro a janeiro, período em que os visitantes podem colher a fruta

Alta temporada: Dezembro a janeiro.

Informações da propriedade
Endereço: Rua Goiás, s/n., ao lado da Chácara Espelho D’Água.

Contato: (17) 9 9758-4259.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto adquirido no local.

Horário de funcionamento: A visitação durante a alta temporada é realizada apenas com agendamento pelo número (17) 9 9758-4259.

Orquidário Santa Rita de Cássia

O Orquidário Santa Rita de Cássia é um local ideal para levar a família. São cinco viveiros repletos de orquídeas das mais variadas espécies, além de diversas plantas como, Rosas do Deserto, Primaveras, Suculentas e Palmeiras Ornamentais. Para os amantes de flores, o local proporciona aos visitantes as opções de vendas no atacado e varejo.

Alta temporada: O ano todo.

Informações da propriedade
Endereço: Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 2,2 KM.

Contato: (17) 9 9632-0809.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto adquirido no local.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, inclusive feriado, no período das 14h às 18h. Para a visitação em turma é necessário agendamento.

Estância das Videiras

A Estância das Videiras é uma propriedade que oferece aos visitantes uma grande variedade de uvas finas de mesa, como as opções sem sementes, Vitória, Centennial e Ísis e as opções com sementes, como Brasil, Benitaka, Itália, Red Meire, Rubi, Tainá (Brasil Elíptica), Núbia e Benefuji. No local, os visitantes além de realizarem a colheita direto da videira, podem ainda, adquirir mudas de uvas enxertadas e se deliciar com guloseimas da fruta como sucos e doces.

Alta temporada: Julho a setembro.

Informações da propriedade
Endereço: Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 2,1 KM.

Contato: (17) 9 9747-0479 ou (17) 9 9774-7889.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto colhido por quilo, e/ou outros produtos.

Horário de funcionamento: Apenas durante a alta temporada. Aos sábados, domingos e feriados no período das 8h às 17h.

Recanto das Uvas

O Recanto das Uvas, é mais uma propriedade que abriu suas porteiras para o Turismo Rural. Os turistas que visitarem a chácara durante a alta temporada poderão colher as uvas das variedades como, Benitaka, Rubi, Itália, Vitória, Núbia, Ísis, Centennial, Red Meire de Mesa e Niágara, além do suco das uvas Isabel Carmem e Magda, direto do parreiral. Os visitantes ainda poderão adquirir o delicioso licor de uva, além da poupa da fruta.

Alta temporada: Julho a outubro.

Informações da propriedade
Endereço:
Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 5,5 KM – Chácara Bela Vista.

Contato: (17) 9 9745-0589 ou (17) 9 9783-7735

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto colhido por quilo, e/ou outros produtos.

Horário de funcionamento: Apenas durante a alta temporada. Todos os dias, das 8h às 18h. Durante o período de safra poderá ser realizado agendamento.

Uvas Dorigan

A propriedade da família Dorigan também oferece aos visitantes frutas que podem ser colhidas direto das videiras. Nas parreiras, os visitantes podem experimentar e levar para casa uvas das seguintes variedades, Itália, Benitaka, Brasil, Núbia e Vitória.

Alta temporada: julho a novembro.

Informações da propriedade
Endereço:
Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 8,0 KM – Sítio São José.

Contato: (17) 9 9758-3649 ou (17) 9 9669-3789.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto colhido por quilo.

Horário de funcionamento: Apenas durante a alta temporada. Todos os dias, das 8h às 18h.

Vinhas do Trevo

Para os amantes do vinho, a propriedade Vinhas do Trevo oferece vinhos artesanais, sucos e uma variedade de uvas com e sem semente para os visitantes.

Alta temporada: O ano todo.

Informações da propriedade
Endereço:
Rodovia Pedro Floriano, que liga Urânia a Paranapuã – 9,0 KM – Estância Vinhas do Trevo.

Contato: (17) 9 9103-3882.

Valor da visitação: Não é cobrado taxa de entrada. É cobrado apenas o valor do produto adquirido.

Horário de funcionamento: A visitação durante a alta temporada é realizada apenas com agendamento pelo número (17) 9 9103-3882.