Apresentações culturais, performances, palestras e exposição fotográfica marcam a Semana da Síndrome de Down, que acontece até o dia 29 de março, no Riopreto Shopping.
O evento, que tem entrada gratuita, também destaca o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.
Feito em parceria com o Coletivo Irmãs Down, a Semana terá atrações artísticas promovidas com alunos Down e palestras de especialidades diversas relacionadas à causa.
Traz também a Exposição Mundo Down, do fotógrafo Bruno Arantes e da artista plástica Stela Maria Atanázio.
De acordo com a presidente do Coletivo irmãs Down, Stela Atanazio, o projeto previa apenas a exposição fotográfica, com a parceria e apoio do Riopreto Shopping.
Mas ação se expandiu e se transformou na Semana da Síndrome de Down.
”Não apenas pela arte. Quem convive de perto com a causa como é meu caso, sabe da importância de quebrar barreiras da inclusão e transformá-la, apenas, em respeito”, conta Stela, mãe de Judah Atanazio, 22 anos, “um lindo Down”, como ela mesmo define.
Stela explica que a proposta da Exposição Mundo Down é levar os artistas aos seus mundos preferidos, mostrar suas habilidades e sonhos.
A Exposição flerta com o lúdico, mostrando realidades diárias dos pequenos grandes protagonistas.
Síndrome de Down e arte
Formada em Artes Plásticas pela Escola Pan-americana de arte, a artista plástica Stela Maria Atanázio, já foi premiada no Salão Internacional de Joanesburgo em 2010 e no Salão de Arte Contemporânea do Soho NY.
“A arte é atemporal, é a representação do momento em que vivemos, portanto escreve a história. É uma importante ferramenta de expressão e inclusão social”, diz a artista, apaixonada por materiais recicláveis.
Todos os cenários foram confeccionados em sua oficina de arte. Utilizando materiais recicláveis, seus alunos Down participaram de todo o processo.
Fizeram a construção de cenários, montagem e assistência de produção durante todas as sessões fotográficas.
Formado em publicidade e jornalismo pela Unilago, Bruno Arantes já fotografou para vários veículos de comunicação de Rio Preto, como Revista Ordem. Atualmente é fotógrafo da cantora sertaneja Bruna Viola.
Para esta exposição, Bruno e Stela realizaram mais de 30 sessões de fotos com portadores da Síndrome de Down. São bebês e jovens na faixa dos 25 anos de idade.
“Com a exposição, meu objetivo é desmitificar um pouco do discurso da inclusão, porque na verdade o que eles precisam é de respeito”, afirma Bruno.
Semana Down
Nesta terça, 20, o grupo UpDown se apresenta.
Também tem a palestra “A importância da fisioterapia na fase adulta das pessoas com SD”, com a fisioterapeuta Seomara Dias.
A técnica de defesa pessoal do Krav Mag estará em destaque no dia 21, com o mestre Edson Mariotti e o instrutor Marcos Montana.
Depois, a palestra da fisioterapeuta Nanci Affini, que vai destacar a importância das atividades equestres associadas à Síndrome de Down.
O dia 22 será reservado para apresentação musical de Armanda Sant’Anna ao piano e Adriano Reis ao violino.
Lucas Atanazio fala sobre a superação de obstáculos.
Para fechar a semana, a turma do Coletivo irmãs Down apresentará o desfile “Somos todos 21”.
União pela amizade
O Coletivo Irmãs Down nasceu da amizade e da feliz coincidência de algumas amigas se tornarem mães Down.
Essas amigas e seus filhos se reuniam aos finais de semana no Parque Ecológico.
Enquanto os filhos brincavam as mães conversavam sobre suas vivências como mães de filhos Down , suas dúvidas, expectativas e suas vitórias.
No encontro do dia 16 de agosto de 2015 tiveram a ideia de criar um grupo no WhatsApp para trocar informações.
O grupo cresceu e hoje reúne mais de 120 irmãs e irmãos Down.