Recanto dos Manacás: simplicidade natural em Socorro

“Socorro: onde ainda se vive”. Este é o slogan da cidade que oferece muita aventura na Serra da Mantiqueira, em São Paulo (Leia a reportagem geral sobre Socorro) . Nós estivemos por lá em junho, a convite do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e da Banca de Notícias Comunicação. Ficamos hospedados na Pousada Recanto dos Manacás. Socorro tem cerca de 20 hotéis-fazenda e pousadas. A maioria tem estilo rústico. Umas, oferecem esportes radicais. Em outras, o foco é o turismo rural. Mas em todas elas o visitante tem muito contato com a natureza.

Os manacás, planta que dá nome à pousada, são vistos por todo canto. São três espécies Manacá-de-cheiro, Manacá-de-jardim
e Manacá-da-serra.

A proposta da Pousada Recanto dos Manacás, fundada em 2000, é integrar natureza e sociedade. Ela fica a 1,5 km do centro de Socorro e foi construída em meio a um vale na Serra da Mantiqueira. Da área externa é possível avistar uma parte da cidade e a Igreja da Matriz. O visual da serra pela manhã é revigorante.

Estrutura
São dois prédios, a pousada e a casa do bosque. Ao todo são 13 unidades. Na pousada, as suítes são equipadas com TV colorida (sem canais a cabo), frigobar, ventilador de teto, chuveiro ecológico solar e rede. Também há apartamento adaptado para portadores de necessidades especiais

Nosso quarto ficava no prédio da pousada, de frente para o gramado e para a Serra da Mantiqueira. Simples, mas muito aconchegante. Tinha uma cama de casal e beliche. No banheiro, só sabonete líquido, para evitar o desperdício e a produção de lixo com embalagens.
A sustentabilidade, aliás, é um dos lemas da pousada. Nos quartos e em todo o local existem quadros com frases que incentivam o turista a economizar água e preservar a natureza.

Na casa do bosque, são quatro suítes com garagem. Aqui a diferença está na camas (Box para casal), TV a cabo, ar-condicionado e aquecimento ecológico solar em todas as torneiras. Este alojamento fica bem perto do pomar e do bosque.

No pomar orgânico é possível encontrar (e também consumir) diversas frutas: lichia, carambola, jaboticaba, limão, ameixa amarela (nêspera) e muitas outras. Eu não me contive e peguei algumas nêsperas…frutas que costumava comer na minha infância.

O que oferece
Assim que o turista chega, ele recebe um cartão de descontos em vários estabelecimentos da cidade: restaurantes, atrações turísticas, bares…Os descontos variam entre 5% e 15%. As diárias iniciam em R$ 150 (Casal, durante a semana).

O café da manhã é estilo colonial e tem diversos tipos de pães e bolos. Alguns são produzidos ali mesmo e outros são adquiridos de parceiros locais. Vale a pena experimentar as geléias artesanais, o pãozinho de queijo (delícia!), os sucos naturais,leite e a manteiga da fazenda. A cozinha da pousada é coletiva e o hóspede pode usá-la para esquentar refeições ou fazer um chá numa noite quente.

A pousada tem piscina adulto e infantil, playground, mini academia, rancho com churrasqueiras e cozinha coletiva, mesas de jogos (Pebolim e Sinuca), bosque, onde os hóspedes podem fazer a observação de aves, viveiro de aves domésticas (galinhas, perus, galinha d’angola e marrecos) e o pomar orgânico.

Sustentabilidade
Chuveiro ecológico solar, economia de água, lâmpadas econômicas, compostagem, no qual todo resíduo sólido orgânico da pousada é transformado em húmus e distribuído como adubo nas plantas e ações de reflorestamento, são algumas das atividades sustentáveis e de preservação feitas pela Pousada.

Administrada pelo biólogo e empresário João Gabriel Tannus Giacometti, filho da fundadora, a Recanto dos Manacás, oferece hospedagem sem agredir o meio ambiente. Ao contrário, trabalha para preservar o que faz de Socorro um destino tão agradável e gostoso: a natureza.

* O Hi-Mundim viajou a convite do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e da Banca de Notícias Comunicação