Passeios e destinos para aproveitar a primavera

Oficinas de primavera no Riopreto Shopping (Foto: Ricardo Boni)

Setembro é um mês especial. Além de marcar a chegada da primavera, no dia 23, celebramos também o Dia da Árvore, 21. Para receber a estação mais florida do ano, reunimos aqui algumas dicas de atividades, passeios e turismo em São José do Rio Preto, SP, e em outras regiões do Brasil. 

Para começar, nos dias 21 e 22 de setembro, das 14h às 17h, o Riopreto Shopping realiza oficinas de jardinagem voltada ao público infantil. Na atividade, as crianças participarão de todas as etapas do plantio, desde a customização do vaso até o tratamento da terra e a plantação da muda.

Na oficina, que tem início no Dia da Árvore (21) e que celebra a chegada da nova estação, serão plantadas mudas de flores, como crisântemos e margaridas e de temperos, como manjericão, salsinha e cebolinha.

Fotos: Ricardo Boni

Primavera chegou

Criando uma experiência sensorial, onde as crianças podem experimentar a natureza, a oficina busca valorizar o compromisso com meio ambiente e estimular hábitos saudáveis.

“Plantar uma muda permite que a criança observe o desenvolvimento de um ser vivo e tenha noção de responsabilidade” afirma Ayla Farias, responsável pelo projeto Riopreto Shopping Kids.

A oficina tem o intuito de desenvolver o protagonismo do brincar e estimular a autonomia na primeira e na segunda infância e é voltada para crianças 5 a 12 anos, com inscrições abertas no local uma hora antes de cada sessão.

Para participar, basta apresentar notas fiscais de consumo em qualquer loja do shopping, no valor de R$50.

Rio Preto recebe a 7ª edição da feira CEAGESP em Flor 

Durante os dias 18, 19, 20 e 21 de setembro, São José do Rio Preto, SP, recebe mais uma edição da feira Ceagesp em Flor.

O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá atacadistas da APRORIO – Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de São José do Rio Preto, e dezenas de barracas de artesanato dos mais variados produtos.

Tem também comidinhas como: açaí, massas Zarattini, lanches artesanais, pizza e fritas no cone, sorvetes, churros, pão de mel, cachaças artesanais, chopp, café gourmet e cappuccino, bolos finos, linguiças artesanais, queijos e sucos da serra da canastra.

São vinte mil m² com stands de flores, plantas ornamentais e frutíferas, das mais variadas espécies, cores e perfumes, gramas, artigos florais, flores artificiais, essências e acessórios de decoração para casa e jardim.

Para o presidente da associação, Josildo Pereira de Souza, conhecido como Dido, o evento já está consolidado. Chega em sua 7ª edição mais fortalecido e maior.

“O evento está cada vez melhor e vem para celebrar a chegada da primavera. O consumidor aguarda essa feira que sempre traz novidades e preços ótimos!”

Ricardo Freire Sanches, vice-presidente da APRORIO diz que a feira já faz parte da agenda das pessoas. “Os consumidores esperam por ela, pois sabem que vão encontrar excelentes produtos a preço justo”.

Na Ceagesp em Flor o visitante encontrará flores, plantas, insumos, gramas, folhagens, árvores frutíferas e ornamentais, artigos florais, flores artificiais, essências, artigos de decoração para casa e jardim, em um só espaço.

Esses produtos podem sem consumidos tanto por revendedores como para consumidor final.

A feira é aberta ao público em geral, seja ele consumidor final ou profissionais da área. A expectativa para esta edição é de que mais de 40 mil pessoas visitem o evento.

Primavera pelo Brasil

Se está pensando em viajar, a primavera é uma estação bem bacana para conhecer alguns lugares do Brasil. Afinal, a estação é conhecida por colorir as cidades com flores e frutas, deixando as ruas mais alegres e cheirosas.

E tem mais: como ainda não é a alta temporada, a dica é aproveitar esta época para viajar.

Amantikir Garden

Confira uma lista de parques floridos e curta os destinos:

Amantikir Garden (Campos do Jordão – SP): Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a área de 35 mil m² possui 22 jardins e cerca de 800 espécies de plantas. O mais legal é que o parque reutiliza materiais descartados de obras, como plantas paisagísticas, por exemplo, buscando causar menor impacto ambiental.

Jardim Botânico (Rio de Janeiro – RJ): Situado na Zona Sul da cidade, o parque possui um acervo de cerca de 9 mil espécies botânicas. Muitas delas importadas e até ameaçadas de extinção. O espaço também conta com construções históricas e uma biblioteca especializada no assunto. Quem quiser ainda pode dar uma esticadinha até o exuberante Parque Lage, que fica pertinho de lá. O local também é arborizado e tem trilhas que levam ao Corcovado.

Jardim Botânico (Curitiba – PR): É um dos pontos turísticos mais visitados do município e foi criado em 1991. O espaço conta com um tapete de flores na entrada, estufas de vidro estilo Art nouveau e exposições de diversas espécies botânicas nacionais e internacionais. Outra atração é o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros onde o visitante percorre de olhos vendados, para experimentar os demais sentidos com mais atenção, tateando as plantas, ouvindo os sons e sentindo os aromas.

Lago Negro (Gramado – RS): A região foi criada após um grande incêndio destruir parte da mata que existia ali. Para conter o fogo, residentes abriram uma fenda no chão, onde mais tarde seria transformada em um lago artificial. Apesar de possuir uma história triste, o local é um dos destinos mais conhecidos de Gramado. Com águas escuras, o lago reflete as diversas árvores, além das hortênsias e azaleias que se revezam nas épocas do ano.

Campos de Holambra (Holambra – SP): Conhecida como a “Cidade das Flores”, não há como deixá-la de fora da lista. O município paulistano conta com um visual europeu, inspirado na Holanda, com moinhos e casas coloridas. É responsável por grande parte da produção de flores do Brasil. Durante a primavera, os parques, ruas e estufas ficam repletas das mais variadas espécies e cores de plantas. Também nesta época, acontece a Expoflora, maior feira de flores da América Latina.

Festa de Flores e Morangos (Atibaia – SP): Com o intuito de promover a produção rural do município, que é é responsável por cerca de 25% da produção nacional de flores, o evento atrai mais de 100 mil pessoas para o Parque Edmundo Zanoni. Os visitantes podem conhecer as novas espécies e comprar flores e morangos diretamente dos produtores. Além disso, diversas atrações como shows e exposições são distribuídas entre os dias 30 de agosto e 22 de setembro.

Fonte: Peixe Urbano