Passeio de Trailblazer pelo Parque Estadual do Cantareira

A convite da Chevrolet do Brasil, o Hi-Mundim foi curtir um final de semana em Mairiporã, pertinho de São Paulo, no Unique Garden Hotel & SPA. E chegamos até lá com o Novo Traiblazer. Mairiporã fica na região metropolitana de São Paulo, no meio da Serra da Cantareira. Um lugar bem interessante para quem curte natureza e busca tranquilidade.

Nos preparando para pegar a estrada

Nós saímos de São José do Rio Preto, SP, em uma sexta-feira e fomos até o Novotel Center Norte, onde pegamos o Novo Trailblazer. De lá, dirigimos cerca de 50 quilômetros até o hotel Unique Garden, em Mairiporã. É possível seguir pela rodovia Fernão Dias, com pedágio, ou em um trajeto por dentro da cidade mesmo, pegando alguns trechos de serra (mais bonito).

Trecho de serra pelo caminho

Escolhemos o segundo trecho. Pegamos muitas curvas e subidas. Foi legal porque tivemos a oportunidade de experimentar várias tecnologias e equipamentos do Novo Trailblazer. Estávamos com a versão equipada com motor 3.6 V6, a gasolina, de 279 cavalos e câmbio automático de seis velocidades. O SUV tem mais de 50 inovações.

Antes de pagar a estrada, testamos o sistema OnStar. É um sistema muito útil e fácil de usar. Basta apertar um botão no espelho retrovisor. O OnStar um sistema que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade. Nós usamos o Concierge para saber sobre o clima em Mairiporã durante o final de semana. O legal é que nesse sistema é uma pessoa real que te atende, não um robô. Para que ele funcione é preciso que na aérea tenha sinal de celular.

hi-mundim-trailblazer-interna

Na estrada, o Trailblazer andou muito bem. Ele tem freios ABS e ficamos bem seguros com o controle de estabilidade e tração. Mesmo sendo um veículo grande e pesado, subiu sem problemas a serra. Você pode alterar o câmbio para o active select, que permite que o motorista realize as trocas de marcha ao seu modo. Isso ajuda muito nesse tipo de trajeto.

hi-mundim-Trailblazer-frontal

O caminho de São Paulo até Mairiporã é tranquilo e bem bonito. Em meio a mata do Parque Estadual da Cantareira, último reduto de Mata Atlântica preservado em SP. Em alguns trechos é preciso ter atenção redobrada. E outro equipamento que nos auxiliou bastante foi o alerta de ponto cego. É muito útil na hora de mudar de faixa, porque acende uma luz no retrovisor externo avisando sobre a presença ou da aproximação de outro veículo em tráfego lateral.

hi-mundim-trailblazer-faixaavisa

O alerta de saída de faixa também nos auxiliou durante o percurso. Ele possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso sonoro toda vez que perceber que o veículo sai involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

Ah! Outro sistema que testamos durante o trajeto, é o alerta de colisão frontal. O motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo da frente e é alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Quando isso acontece, luzes vermelhas piscam no parabrisa e um alarme soa pelos alto-falantes. Tudo é muito fácil de ser manuseado. Com relação ao consumo, de acordo com o computador de bordo, o Trailblazer a gasolina fez 6km/l, em trecho misto (urbano e rodovia).

hi-mundim-Trailblazer-bancos

O Trailblazer é muito confortável e espaçosa. São sete lugares e três fileiras de bancos. O porta-malas é gigante. Tem capacidade 554 litros. Se os bancos estiverem rebatidos, a capacidade sobre para 1830 litros. Como estávamos em dois, nossas malas couberam sem problemas. Aqui tem uma reportagem completa sobre o Novo Trailblazer.

hi-mundim-trailblazer-portamalas

Unique Garden Hotel & SPA, Mairiporã

O lago principal do hotel

Uma ilha de tranquilidade em meio à natureza. Pertinho do Parque Estadual da Cantareira, o Unique Garden Hotel & SPA está em uma área de 330 mil m², com bosques, aves, animais silvestres, plantas nativas, água mineral de fonte própria, uma horta com ervas e verduras orgânicas e muito ar puro. São apenas 27 chalés no hotel. Nós ficamos na Vila Mediterrânea, que fica no entorno da Fonte da Juventude, cercada por jardins floridos. São apenas 14 chalés, que têm até uma charmosa e aconchegante varanda. Aqui, o ócio é levado (muito) a sério.

A Vila Mediterrânea

O Unique Garden é pet friendly, você pode levar o seu bichinho de estimação, que vai ganhar comedouro, bebedouro, caminha e até um kit de amenities. Os jardins chamam a atenção e estão sempre bem cuidados. As flores foram trazidas da Europa pelo fundador do hotel, o empresário Victor Siaulys. Destaque para a lavanda, que é encontrada nos jardins, chalés (quando você chega é recebido no quarto com um buquê de lavanda e um bilhetinho fofo), nos tratamentos de SPA e, inclusive, na gastronomia.

Há tours diários pelos jardins, ervanário, hortas, estufas, bosques e lagos. O hotel também mantém dois canis, de onde os cães podem ser adotados. O Unique Garden é um mantenedouro conservacionista, autorizado pelo IBAMA. Animais em extinção e aves raras, resgatados pelo Instituto, encontram os cuidados necessários para sobreviver.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O atendimento é ótimo. Funcionários atenciosos e prestativos, que te chamam pelo nome. Ah…e como não falar dos amenities da Bvlgari? Delícia! Existe wifi em quase todo o hotel. Isso é muito bom, já que o celular não pega muito bem por ali.

Atividades imperdíveis são a piscina aquecida, o passeio de bike pelo hotel e as massagens no SPA. Nós fizemos a Indiana e a Clássica. Depois de pouco mais de uma hora de massagem relaxante, é servido um chá de ervas orgânicas produzidas ali no hotel mesmo.

Gastronomia orgânica

O Unique Garden tem selo Green Kitchen que certifica altos padrões de ingredientes orgânicos, semeados e cultivados em estufas próprias. Tudo é muito saboroso. Ao chegar, o hóspede encontra no quarto um potinho com alguns tomatinhos cereja orgânicos. Cultivados ao som de música clássica, eles não apresentam acidez e são deliciosos. O mais legal é que você pode comprar e levar para casa mudas, verduras, legumes, pães que são produzidos no hotel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O café da manhã é servido no restaurante Kitanda, de frente para os jardins e para a piscina. São diversas frutas orgânicas sazonais e sucos especiais. Tem também bolo sem lactose, manteiga ghee, requeijão, geleias, omeletes, crepes, rabanadas e tapiocas. Mas em minha opinião os destaques foram o iogurte e a granola produzidos no hotel.

O almoço e jantar são servidos no Chez Victor, restaurante comandado pelo premiado Chef Daniel Aquino, que criou um menu de inspiração mediterrânea.

Turismo em Mairiporã

Após aproveitar os muitos espaços do Unique Garden, resolvemos pegar o Trailblazer e dar uma volta por Mairiporã. Fomos conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do local, o Pico do Olho D’água. Ele fica a cerca de 15 quilômetros do hotel e para chegar lá dirigimos pela rodovia Fernão Dias e pela cidade. Enfrentamos algumas subidas bem íngremes e trechos de terra, onde usamos até a tração 4×4 do Trailblazer.

hi-mundim-pico-dolho2

O Pico do Olho D´água é muito procurado para contemplação, voo livre, piqueniques e trilhas de downhill. Ele tem esse nome pelos veios de água que brotam da serra, também é chamado de Morro do Juqueri e é tombado pelo Condephaat. De lá, é possível ter uma visão 360º da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com 1180m de altura em relação ao nível do mar, é possível visualizar uma cadeia de montanhas da região, ver a Pedra Grande de Atibaia, que fica a cerca de 16 quilômetros em linha reta, o Morro do Ovo da Pata, no Parque Estadual do Juquery e a Pedreira de Mairiporã.