Destinos no Brasil para quem é fã de chocolate

Mundo do Chocolate é atração em Gramado, RS (Foto: Reprodução / Facebook)

O brasileiro é fã de chocolate. Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita pelo Ibope, que apontou que 75% dos brasileiros consomem o produto. Números também revelam o crescimento das vendas no país. De janeiro a setembro de 2016, a comercialização cresceu 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Comer chocolate é bom, mas se for dentro da fábrica ou, ainda, apreciando a beleza das cidades produtoras e se divertindo em atrações feitas com o doce, a experiência pode ser ainda melhor.

Algumas cidades brasileiras se destacam pela produção industrial ou artesanal da delícia feita a base de cacau, como Ilhéus, na Bahia, e Vila Velha, no Espírito Santo.

Cidades famosas por seus chocolates:

Combu, Pará

Combu é uma ilha que fica nos arredores de Belém e é famosa por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí.

O chocolate do Pará é tão famoso que um dos mais renomados chefs de cozinha, Alex Atala, se rendeu a iguaria e incorporou o doce ao seu menu. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate. A ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

Ilhéus, Bahia

A cidade é considerada capital do cacau e destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o doce pronto para consumo. Por lá, o turista pode visitar fazendas do fruto e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município.

Pode visitar também o roteiro que mostra um pouco da vida de Jorge Amado, autor que nasceu em Itabuna, mas viveu em Ilhéus. Vale a pensa conhecer a casa onde o autor viveu por muitos anos, no centro da cidade. Em estilo neoclássico foi transformada em Casa de Cultura.

Outro ponto turístico é o famoso Bar Vesúvio, aberto há mais de 100 anos. O lugar era reduto dos coronéis das fazendas de cacau. Ali em frente está uma estátua de Jorge Amado. É um dos pontos mais visitados de Ilhéus. Destaque para os kibes de Nacib, libanês que adquiriu o bar na década de 1940, ao se casar com uma baiana.

Vila Velha, Espírito Santo

A fábrica de chocolates da Garoto está localizada em Vila Velha e se tornou atrativo para os amantes do doce. As visitas são chamadas de Chocotours e incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate.

O visitante acompanha o processo de fabricação do produto e pode degustar alguns bombons.

Aproveite que está no município mais antigo do Espiríto Santo e visite os históricos Convento de Nossa Senhora da Penha, Sítio Histórico da Prainha, Farol de Santa Luzia, além de outras atrações.

Campos do Jordão e Caçapava, São Paulo

O turismo do chocolate colocou Campos do Jordão na rota das cidades mais famosas para destinos doces. Além de fábricas, o local tem chocolaterias especializadas em tipos, sabores e derivados do doce como fondue, chocolate quente, geleias, licores e souvenirs.

Em Caçapava está a fábrica de chocolates Nestlé com portas abertas para visitação e claro, degustação dos doces.

Destinos para quem adora um chocolate (Foto: Reprodução / Google Images)

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Vizinhas, as cidades são a cara do chocolate brasileiro e repletas de mini-fábricas, lojas e expositores. Gramado é tão chocólatra que tem até um Mundo de Chocolate, único parque temático da América Latina. São seis ambientes, mais de 200 peças e 30 toneladas de chocolate.

A Torre Eiffel de chocolate, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida manualmente.

Fonte: Ministério do Turismo