Corpo e tecnologia dialogam no Festival Perfídia

Humalteridade (Foto: Guilherme Cordeiro)

São José do Rio Preto será palco, em agosto, do inédito Perfídia – Festival de Performance e Novas Mídias. Entre os dias 10 e 13 de agosto, artistas e coletivos que estabelecem o diálogo entre corpo e tecnologia em suas criações estarão reunidos na cidade.

A programação dessa primeira edição, concebida a partir de curadoria feita pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, envolve 15 apresentações, três palestras, três oficinas e 11 videoperformances.

São 35 artistas e coletivos de vários estados brasileiros e um artista do Equador.

O Perfídia envolve atividades no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, Praça Cacilda Becker, Casa de Cultura Dinorath do Valle, Praça Dom José Marcondes, Sesc Rio Preto, Parque da Represa, Centro Cultural Vasco e Barteliê Gastrô.

Toda a programação é gratuita, aberta ao público. Com exceção das noites no Barteliê, que vai abrigar a festa de abertura, com performances de DJs e VJs, e o #cabaréPerfídia, que contará com a presença do coletivo Animalia, agitadores da cena noturna da cidade de São Paulo.

Entre os destaques da programação estão as projeções do VJ Spetto, pioneiro no Brasil e especialista em videomapping, criador da videoarte da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A ExCompanhia de Teatro traz para o Festival o espetáculo sensorial Frequência Ausente 19Hz. Nele, o público é convidado a uma experiência imersiva através de smartphones, áudio 3D e imagens digitais, explorando as potências únicas do site specific, em que a obra é adaptada ao contexto urbano de Rio Preto.

Curva (Foto: Carolina Purcinno)

O equatoriano Gabriel Arroyo Galhardo traz para o festival a instalação performática METHAGONIA, um experimento que reflete sobre o corpo como uma interface de interações com o espaço, a presença e as tecnologias do erro.

O artista fará também uma oficina de criação de dispositivos sonoro-visuais por meio de circuit bending.

Atividades formativas no Perfídia

O festival Perfídia traz também atividades formativas para que artistas da região e o público tenham contato com processos criativos.

Intitulado #perfídiaLAB, o módulo envolve três palestras e três oficinas, todas elas com participação gratuita.

Entre os convidados está a performer, pesquisadora e professora da UnB (Universidade de Brasília) Bia Medeiros, que coordena o grupo de pesquisa Corpos Informáticos.

Para participar das atividades formativas do festival, não é necessário inscrição prévia, mas quem quiser reservar sua vaga pode enviar e-mail com o assunto “RESERVA #perfídiaLAB” para o endereço festivalperfidia@gmail.com, com nome da oficina, nome completo e idade.

O festival também se configura como uma plataforma de criação coletiva. A abertura será marcada pela apresentação do espetáculo Euterpe, um recital de piano aliado à projeção de vídeo e à dança.

Trata-se de uma criação colaborativa entre o pianista Luís Fernando Cirne (São Paulo) e o coletivo Agrupamento Andar7 ( Gabriel Diaz Regañon, Junior Lima e Luciana Ramin).

O Perfídia – Festival de Performance e Novas Mídias é uma realização do coletivo Agrupamento Andar7 e conta com conta com patrocínio da CAIXA, através do Programa Caixa de Apoio de Festivais, além das parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, do Centro Cultural Vasco e do Barteliê Gastrô.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA | 10 DE AGOSTO

19h

  • Vídeoinstalação interativa

Retinamérica
[Agrupamento Andar7]

Praça Cacilda Becker
Sinopse: Vídeoinstalação interativa onde o público é co-criador da obra, manipulando imagens, reconstruindo-as e alterando-as em milhões de combinações visuais em tempo real, como um VJ (video-jockey). As imagens são iconografias dos países da América latina, embaladas por trechos de músicas populares e folclóricas.

20h30

  • Cerimônia de Abertura

Teatro Municipal

21h

  • Espetáculo de Abertura

Euterpe
[Luis Fernando Cirne (São Paulo-SP), Júnior Lima (São José do Rio Preto-SP) e Agrupamento Andar7]

Teatro Municipal
Sinopse: Produzido pelo Festival Perfídia através do #perfidiaCOLAB, o espetáculo é um recital de piano aliado a projeção de vídeo e dança, uma criação colaborativa entre o pianista Luis Fernando Cirne (São Paulo-SP) e o Agrupamento Andar7 com o dançarino Júnior Lima (São José do Rio Preto-SP) e os vídeo artistas Luciana Ramin e Gabriel Diaz Regañon. O programa musical envolve composições de Frederic Mompou (Catalunha), Domenico Scarlatti (Itália), Felix Mendelssohn (Alemanha) e Heitor Villa-Lobos (Brasil).
Entrada: Gratuita. Ingressos distribuídos na bilheteria a partir das 20h, no próprio dia. 386 lugares.
Duração: 40 minutos.
Classificação Indicativa: Livre.

21h40

  • Intervenção

Humalteridade
[Vanessa Cornélio | Asa de Borboleta Performance Art – São José do Rio Preto-SP]

Humalteridade (Foto: Guilherme Cordeiro)

Hall do Teatro Municipal
Sinopse: Humalteridade pesquisa as construções do corpo cênico performático, inserindo-o numa perspectiva da Alteridade. Quer provocar o espectador usando, como fio condutor, a noção da realidade do distinto, abordando o “estranho”, enquanto percorre a fronteira cartográfica corpórea.
Artista: O projeto Asa de Borboleta é fruto das inquietações e iniciativa da atriz/performer Vanessa Cornélio, destinado à pesquisa da Performance Art, e fortemente ligado às artes plásticas, arte e vida real, arte e psicologia, política e estética. O projeto quer servir de combustível à reflexão crítica dos elementos do cotidiano, velados ou não, a partir dessa experiência provocativa do corpo limitado pela dificuldade de locomoção.
Duração: 20 minutos
Classificação Indicativa: Livre

23h

  • Festa de Abertura do Festival Perfídia

Barteliê

DJ Pedro Progresso aka #ExóticaDasArtes – DJ Residente do Festival Perfídia (São Paulo-SP) |DJ&VJ Lady Darling (São Paulo-SP) | DJ Harlen Felix (DJ residente do Barteliê)
Entrada: R$ 5.
Ingressos: Venda antecipada no Barteliê.
Entrada sujeita à lotação. 80 lugares.
Somente para maiores de 18 anos, obrigatória a apresentação de documento com foto.

[DJ Pedro Progresso aka #ExóticaDasArtes – DJ Residente do Festival Perfídia – São Paulo-SP]
Apresenta sua residência sonora entre atos durante o festival. Um percurso pós tropicalista pela canção brasileira e antropofágico na música do mundo.

[DJ & VJ Lady Darling – São Paulo-SP]
O duo Lady Darling, formado por Luciana Ramin e Otávio Oscar, mostra um recorte de músicas e imagens do universo tropical urbano sob a insurgência de cores e formas encontradas nos trópicos – e dos utópicos. Vai do sem freios da década de 1980 ao batecool que faz descer até o chão.

[DJ Harlen Félix – DJ residente do Barteliê – São José do Rio Preto-SP]
O jornalista, ator, agitador cultural e blogueiro passeia por diferentes gêneros e décadas da música popular brasileira. Variações sobre o pop, o rock, a disco e a indie.

SEXTA | 11 DE AGOSTO

#ocupaçãoPerfídia no Centro Cultural Vasco

13h

  • #perfidiaLAB _laboratórios criativos em arte e tecnologia

Dispositivo Sonoro-Visual G-BomB
[Gabriel Arroyo Gallardo – Quito-Equador]

Os participantes serão convidados a construir dispositivos sonoros-visuais através da prática do circuit bending e do uso do circuito integrado 40106, criando diagramas de conexão entre o 40106 e outros componentes eletrônicos (resistências, capacitores, diodos, jacks de saída) e suas interrelações.
Vagas: 15 pessoas
Inscrições: Não é necessário inscrição prévia, mas se o participante quiser reservar sua vaga, envie email com o assunto “RESERVA #perfidiaLAB G-BomB” para festivalperfidia@gmail.com, com nome e idade.
Classificação: Livre

16h30

  • Palestra

Corpos Informáticos
[Bia Medeiros – Brasília-DF]

Trajetória do Corpos Informáticos (25 anos): uma prática permeada de conceitos que pensam arte e tecnologia, performance, composição urbana, videoarte, webarte. São conceitos que provém de filósofos, ou não, e são pensados pelo Corpos Informáticos com brasilidade, fuleragem, prónoia. Conceitos que “voluem” e dançam. Corpos Informáticos organiza desde 2010, anualmente, o evento Performance, Corpo, Política: www.performancecorpopolitica.net.
Bia Medeiros é performer, pesquisadora e professora da UnB (Universidade de Brasília). Pós-doutora em Filosofia no Collège International de Philosophie, Doutora em Arte e Ciências da Arte na Universidade Paris 1-Sorbonne. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos desde 1992 [www.corpos.org].

18h-22h

Lounge DJs + Videoinstalações

[A partir das 18h, não será permitida a entrada e permanência de menores de 18 anos no local. Necessária apresentação de documento com foto na entrada]

20h

  • METHAGONIA
    [Gabriel Arroyo Galhardo – Quito-Equador]

Methagonia (Foto: Gaag)

Sinopse: Instalação performática que reflete sobre o corpo como um interface de conjuntos trans-realidades, através de methaspheres, onde o corpo dimensiona o espaço da experiência e os fenômenos sucessivos de inter-relações e interações com dispositivos de baixa tecnologia, tecnologias experimentais e tecnologias do erro.
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos

21h

  • Perereca Brasil
    [Thaiz Cantasini e Jaqueline Lourenço – Ouro Preto-MG]

Perereca Brasil

Sinopse: O show-performance é uma apresentação dançante-sonora-debochada, anarcofeminista e político-performática da cantautora feminista goiana/mineira Thaiz Cantasini, com a participação especial da DJ Jaque Line (Ouro Preto/MG). Em seu repertório apresenta composições musicais que fez para espetáculos teatrais nos últimos 10 anos e performances onde experimenta espaços liminares e hibridismos entre o teatro, a música, tecnologia e feminismo(s), dialogando com questões do Brasil hoje.
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos

SÁBADO | 12 DE AGOSTO

10h

  • #perfidiaLAB _laboratórios criativos em arte e tecnologia

Teatro das Imagens
[Biarritzzz – Recife-PE]

SESC Rio Preto – Espaço Tecnologia e Artes

O teatro das imagens é o furo da tela, a abertura entre o que aparece e o que está por trás: o ao vivo, a imagem real simultânea com a virtual, a fusão do palco com a coxia, mais as possibilidades de transformação do que é visto. O laboratório aborda questões acerca da ferramenta como linguagem versus linguagem como estética, em cima do universo artístico das novas imagens em movimento (o GIF, a página na web, a interface de programas, a webcam, o glitch etc).
Duração: 3h
Vagas: 20 pessoas. Pede-se que cada participante leve um notebook, para baixar os programas e realizar o experimento. Entretanto, ter o notebook não é obrigatório, é possível realizar o experimento em duplas e trios.
Inscrições: Não é necessário inscrição prévia, mas se o participante quiser reservar sua vaga, envie email com o assunto “RESERVA #perfidiaLAB Teatro de Imagens” para festivalperfidia@gmail.com, com nome e idade.
Classificação: Livre

11h

  • CURVA
    [Beatriz Ri, Enzo Quinsan e Rodrigo Roman – São José dos Campos-SP/São Paulo-SP]

Praça Dom José Marcondes – Centro

Sinopse: Unindo linguagens da dança (butoh), música (eletrônica) e poesia (spoken word), os artistas se dispõem ao encontro com o ambiente e propõem a ressignificação deste, estabelecendo nova semântica a partir daquelas ações ali no concreto, nos passantes, no agora. Dos auto falantes ouve-se a paisagem sonora captada através de microfones dispostos na rua; mistura-se a essa paisagem frequências de síntese sonora a partir de aparatos tecnológicos diversos, criando terreno próprio para o desenvolvimento do diálogo com a dança e a poesia.
Entrada: A performance é realizada em espaço público.
Duração: 25 minutos
Classificação Indicativa: Livre

14-21h

  • FREQUÊNCIA AUSENTE 19Hz
    [ExCompanhia de Teatro – São Paulo-SP]

Teatro Municipal

Sinopse: Um ator se prepara, há muito tempo, para levar à cena seu projeto mais importante: um monólogo inspirado em “A Náusea” de Jean-Paul Sartre. No entanto, na noite de estreia, ninguém aparece. Ele sai então sem rumo pelas ruas da cidade e se desmaterializa fisicamente, consumido pela falta de sentido em existir. Exatamente um ano depois ele reaparece para o público através de uma experiência imersiva – através de smartphones, áudio 3D e imagens digitais – levando todos a percorrerem os mesmos caminhos que traçou no fatídico dia de seu desaparecimento.
Entrada: Gratuita. Sem retirada de ingressos.
Horário: Visitação livre entre 14h e 21h; intervalo entre 17h e 18h.
Duração total da experiência: 1h30 para cada pessoa.
Classificação Indicativa: 16 anos

15h

#perfidiaLAB _laboratórios criativos em arte e tecnologia

  • Explodindo as normatividades do gozo: provocações ao prazer pré-fabricado
    [Thaiz Cantasini – Ouro Preto-MG]

Casa de Cultura Dinorath do Vale

Uma proposta de experimento coletivo partindo das reverberações do Manifesto Contrassexual de Paul/Beatriz Preciado, de técnicas de percepção sonora e do uso de tecnologias, como uma provocação às normatividades do desejo.
Duração: 4h
Vagas: 20 pessoas.
Inscrições: Não é necessário inscrição prévia, mas se o participante quiser reservar sua vaga, envie email com o assunto “RESERVA #perfidiaLAB Explodindo as normatividades do gozo” para festivalperfidia@gmail.com, com nome e idade.
Classificação Indicativa: 18 anos

18-22h

  • Lounge DJs e VJs; Inserts VJ Spetto; Insets Antropogif [Paulo Brazyl]; Videoinstalação interativa PIXO [Agrupamento Andar7]

Praça Cacilda Becker

VJ Spetto [São Paulo-SP]
VJ pioneiro no Brasil, especialista em VideoMapping, VJing, Video Performance e Instalações Interativas. Tem passagens no Brasil e no exterior dentro dos principais festivais de Arte Eletrônica. É considerado o mais influente e importante VJ do cenário nacional. Foi responsável pela criação de conteúdo e coordenação técnica do Videomapping da Cerimônia de Abertura das Olimpiadas 2016 no Rio de Janeiro. Junto com Pedro Zaz e Roger S. desenvolveram o software Blendy Dome VJ, utilizado para mapeamento e controle de projeção em Domos e superfícies esféricas. O software está presente em mais de 40 países, sendo que renomados institutos e planetários o utilizam, entre eles o MoMA SP1 em Nova York.

Antropogif
[Paulo Brazy – São Paulo-SPl]

Sinopse: O projeto ANTROPOGIF surgiu como proposta do artista de iniciar a produção de uma série de trabalhos alusivos a Semana de Arte Moderna de 22, mais especificamente ao Movimento Antropofágico.. Para cumprir a proposta de “transfiguração”, o artista optou pelo uso de um formato de mapeamento de imagem, o GIF criado na década de 1980 e que tem conquistado um número cada vez maior de adeptos pelo mundo, incluindo aristas visuais e transmídias.

19h às 22h

Videoinstalação

  • Ensaio para o Exílio
    [Jef Telles – São José do Rio Preto-SP]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: Duas cadeiras espelham. Esperam o tempo onde o relógio marca os versos. A poesia da esquerda confronta a prosa da direita, enquanto um abismo aproxima os dois exílios. As imagens da parede se dividem pra anunciar o motor da solidão: um deserto de vozes fatigadas. Castigadas. O todo é maior ou menor do que a soma das partes? Videoinstalação imagética e sonora, onde o público assiste a uma projeção multimídia e também interage por meio de fones de ouvido.
Entrada: Instalalação realizada em espaço aberto
Duração: 9 minutos, reproduzidos em loop.
Classificação Indicativa: Livre

20h

  • MISONEÍSMO
    [Biarritzzz e Alberto Marques- Recife-PE]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: Num teatro-show ao vivo, composto por GIFs, assiste-se a uma história em três atos-músicas. X espectadorx entra no universo de um conto contado por imagens que se movem numa tela. A transmissão é hackeada. O terrorismo virtual está presente.
Entrada: Performance realizada em espaço aberto
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre

21h

  • Distopia
    [Coletivo Espectro – São Paulo-SP]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: “Distopia” propõe abordar os problemas da metrópole através de uma performance de criação conjunta áudio-visual produzida em tempo real, processo conhecido como live cinema. De maneira integrada e simultânea, objetos, sons, ruídos e música se fundem em um processo sinestésico de performance ao vivo, onde tudo o que for reproduzido no telão será feito na frente da câmera em tempo real, entendendo a câmera como instrumento integrante da música e participante da composição.
Entrada: Performance realizada em espaço aberto
Duração: 30 minutos
Indicativa: Livre

23h

  • #cabaréPerfídia
    [Animalia (São Paulo-SP) |DJ Pedro Progresso aka #ExóticaDasArtes (São Paulo-SP) |DJ&VJ Lady Darling (São Paulo-SP) | DJ Harlen Felix (DJ residente do Barteliê)]

Barteliê

Entrada: R$ 15.
Ingressos: Venda antecipada no Barteliê ou com a produção do Perfídia, durante as atividades do festival (somente em dinheiro). Contato: festivalperfídia@gmail.com
Entrada sujeita à lotação. 80 lugares.
Somente para maiores de 18 anos, obrigatória a apresentação de documento com foto.

[Animalia – São Paulo-SP]
Um experimento sensorial que consiste em diálogos entre imagem (projeção), som (djset) e live performance, dentre suas mais variadas vertentes (de corpo instalação à dança e contato improvisação). Dentro de uma estética e trabalho de corpo apocalípticos e eletrizantes, Animalia dissipa suas energias em pistas de dança, palcos e rua em São Paulo e outros estados, tendo o estranhamento, a desconstrução, a utopia e o movimento dos corpos como vieses principais para o convívio.

[DJ Pedro Progresso aka #ExóticaDasArtes – DJ Residente do Festival Perfídia – São Paulo-SP]
Apresenta sua residência sonora entre atos durante o festival. Um percurso pós tropicalista pela canção brasileira e antropofágico na música do mundo.

[DJ & VJ Lady Darling – São Paulo-SP]
O duo Lady Darling, formado por Luciana Ramin e Otávio Oscar, mostra um recorte de músicas e imagens do universo tropical urbano sob a insurgência de cores e formas encontradas nos trópicos – e dos utópicos. Vai do sem freios da década de 1980 ao batecool que faz descer até o chão.

[DJ Harlen Félix – DJ Residente do Barteliê – São José do Rio Preto-SP]
O jornalista, ator, agitador cultural e blogueiro passeia por diferentes gêneros e décadas da música popular brasileira. Variações sobre o pop, o rock, a disco e a indie. De Billy Idol a Sidney Magal, de Madonna a Rita Lee.

DOMINGO | 13 DE AGOSTO

15h

  • Palestra

Construção site specific e tecnologia: em busca de dramaturgias singulares
[Ex-Companhia de Teatro – São Paulo-SP]

Teatro Municipal

Sinopse: O diretor e dramaturgo Bernardo Galegale compartilha com o público a experiência de construção de dramaturgia em site specific e o uso das tecnologias digitais na ExCompanhia de Teatro, em suas quatro obras: “EU – Negociando Sentidos” (2012-2013, Brasil e Alemanha) , “Jornada” (2015, Brasil), ”Frequência Ausente 19Hz” (2015 a hoje, Brasil e Portugal) e “O Enigma Voynich” (2017, Brasil). A experiência vivenciada no Festival Perfídia norteará o debate, agora preenchido pelos novos significados revelados pela cidade de São José do Rio Preto.
Duração: 2h
Classificação Indicativa: Livre

16h

  • CURVA
    [Beatriz Ri, Enzo Quinsan e Rodrigo Roman – São José dos Campos-SP/São Paulo-SP]

Parque da Represa – Lago 2

Sinopse: Unindo linguagens da dança (butoh), música (eletrônica) e poesia (spoken word), os artistas se dispõem ao encontro com o ambiente e propõem a ressignificação deste, estabelecendo nova semântica a partir daquelas ações ali no concreto, nos passantes, no agora. Dos auto falantes ouve-se a paisagem sonora captada através de microfones dispostos na rua; mistura-se a essa paisagem frequências de síntese sonora a partir de aparatos tecnológicos diversos, criando terreno próprio para o desenvolvimento do diálogo com a dança e a poesia.
Entrada: A performance é realizada em espaço público.
Duração: 25 minutos
Classificação Indicativa: Livre

17h

  • Palestra-performance
    #Versa.com
    [Rodrigo Munhoz aka Amor Experimental – São Paulo-SP]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: Consiste na instauração de um ambiente onde o performancero compartilhará de uma série de processos borrados pela imprecisão, irregularidade, hackeamento, gambiarra, bem como outros modos necessários para…
Rodrigo Munhoz transita pela arte da performance, fotografia, vídeo e educação. Seus trabalhos tem circulado por muitos estados brasileiros, além de Colômbia, Equador, Venezuela, México, Portugal,Bangladesh e Sérvia. Nos últimos anos tem se dedicado a colaborar em rede, para o desenvolvimento de atividades que operam sob a perspectiva da (de)formação, preservação e difusão da arte da performance . É colaborador da estação de trabalho La Plataformance ,bem como do Lab Livre Performance.
Duração: 1h

18-22h

  • Lounge DJs; Inserts VJ Spetto; Videoinstalação interativa Qto vc ocupa? [Agrupamento Andar7] Praça Cacilda Becker

19h

  • U(IN)versus
    [Coletivo RE(C)organize + Mirella Brandi x Muepetmo – São Paulo-SP]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: Performance audiovisual que busca traduzir artisticamente, através de imagens e sons, a história da evolução dos efeitos visuais. Para isso, foi elaborada uma narrativa sobre a trajetória de uma personagem. A paisagem ao seu redor é demonstrada através da visão em primeira pessoa e o seu mundo interior e estado mental são expressos pela interferência de efeitos visuais. A narrativa é referenciada nos movimentos surrealistas e dadaístas. A parte musical e a roteirização contaram com a colaboração dos artistas Muepetmo e Mirella Brandi.
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre

20h

  • Middle Tech
    [Clássicos de Calçada – São Paulo-SP]

Praça Cacilda Becker

Sinopse: Performance em formato Live Electronic Audiovisual apresentada pelo dúo Clássicos de Calçada, cuja proposta performativa consiste em uma narrativa audiovisual não linear, baseada na interação estabelecida entre os artistas e os meios telemáticos para intercambiar informações em tempo real, a partir da manipulação e processamento de dados, de síntese sonora e criação visual. A performance em formato Live AV evoca a rua como princípio estético revelando de forma poética os acontecimentos macro e micro políticos através de registros realizados em caminhos cotidianos.
Entrada: Performance realizada em espaço aberto
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: Livre

MOSTRA DE VIDEOPERFORMANCES

Classificação Indicativa: 18 anos

Quinta, 10 de Agosto
Barteliê
Exibição entre 22h e 2h

Sexta, 11 de Agosto
Centro Cultural Vasco
Exibição entre 19h e 22h

Sábado e Domingo, 12 e 13 de Agosto
Casa de Cultura Dinorath do Vale
Exibição entre 19h e 22h

Sábado, 11 de Agosto
Barteliê
Exibição entre 23h e 3h

Pontos Terminais Emaranhados
[rc campos – Fortaleza – CE – Brasil]

Sinopse: Na rede global de infraestrutura de cabos submarinos, os pontos terminais são sítios precários, passivos de serem afetados por atores locais, pelo ambiente que os circunda ou por ameaças de segurança. O artista busca estabelecer um vínculo fenomenológico com esse ambiente de transição da infraestrutura dos cabos submarinos, partindo dos pontos terminais em Fortaleza (Brasil) para os pontos terminais em duas outras cidades com as quais está materialmente conectada e que se encontram em extremos opostos do Atlântico Sul Equatorial: Sangano (Angola) e Salgar (Colômbia).
Duração: 9 minutos

MOONOVOSOL II
[coletivo STAR – São Paulo-SP]

Sinopse: Dois seres não identificados exploram mundos internos e externos, absorvendo imagens, refletindo, refratando e retransmitindo vias de exploração. Percebem e investigam campos de percepção, seus movimentos meticulosos os aproximam do mundo em sua volta dentro de ondas sucessivas de captura e libertação de uma indeterminação iluminada.
Duração: 12 minutos

MARIA III
[Cristiano Sousa + O Anti Balé – Goiânia-GO]

Sinopse: Série de videoarte experimental com o artista e performer goiano Marcos Maria Branquinho.
Duração: 2 minutos e meio

PORN TECH
[Julha Franz – Porto Alegre-RS]

Sinopse: PORN como símbolo das relações atuais. TECH como a virtualização das relações, do contato. Nós usamos a tecnologia ou ela nos usa?
Duração: 4 minutos

estudo 3: salobro | contaminações sobre o rio
[Cristiana Nogueira – Macapá-AP]

Sinopse: estudo 3: salobro | contaminações sobre o rio faz parte de uma série de trabalhos que discutem a contaminação das águas de rios e mares por elementos naturais ou artificiais. Através da inserção do corpo na paisagem contaminada é criado um contraste entre a beleza da paisagem e a contaminação que se esconde nas águas.
Duração: 5 minutos

Contemplação
[Van Jesus – São Paulo-SP]

Sinopse: Ação de contemplar, olhar, observar com atenção. Ver, admirar com o pensamento, imaginar, supor. Meditação profunda e contemplativa. Em busca de entender as cidades, suas formas e construções. A artista, olha observa com atenção e medita profundamente no meio da BR 116, a Rio-Bahia, estrada que liga e corta o Rio e a Bahia, estrada que parte uma cidade em dois, que divide, que difere que se diferencia.
Duração: 2 minutos e meio

Tupinikuirs
[Jeffe Grochovs – Curitiba-PR]

Sinopse: Celebração dissidente, repleta de corpos-políticos empoderados e empoderadores, discursando através de performance e deslocamentos performativos, em um encontro freak e casual.
Duração: 17 minutos

VANITAS
[Vinícius Cardoso + Irupé Sarmiento e Vera Valdez- São Paulo-SP]

Sinopse: No inferno de Bosch, ela foi condenada a olhar para seu próprio reflexo. Para sempre. Condenada pela sua vaidade, ela é vaidade. São duas, mas uma só. Espírito que vagueia pela escuridão do Jardim das Delícias. Ela se vê no espelho, jovem e velha. Ela é espelho. No reflexo agarra-se ao seu corpo morto, à juventude passada no desespero da beleza. Ela vive a precariedade efêmera dos prazeres mundanos, o vazio das ostentações vaidosas da humanidade, o engano pelo apego excessivo pelas riquezas materiais de que se rodeia; e a realidade ameaçadora do triunfo final da morte. O fim da beleza. O belo que encontra seu ápice na fim. A morte. A direção certa ao não-ser. Caminho de barro, pó e cinza.
Duração: 6 minutos e meio

Interlúdio Percussivo #1 e #2
[Victor Galvão + Laura Gonzaga – Belo Horizonte-MG]

Sinopse: A performance musical cria uma temporalidade expandida, em que não existem subdivisões: as ‘Gymnopédies’, de Erik Satie, são executadas livremente, sem preocupação com referências ou proporções no tempo musical. A sexualidade que envolve a performance é também expandida para a sua definição mais ampla, e também procura se livrar de referências externas acerca de passividade e atividade, começo e fim.
Duração: #1- 5minutos / #2 – 7 minutos

Jornada Transcendental
[Chaiss + Linn da Quebrada]

Sinopse: Primeiro videoclipe de “Charas” o novo álbum do Chaiss.
Duração: 3 minutos e meio

Sobre os Trilhos
[Junior Lima + Michael Rodrigues – São José do Rio Preto-SP]

Sinopse: Ocupar a cidade, dançar o espaço urbano e registrar a troca simultânea entre o corpo e o ambiente. É sobre idas e vindas, sobre escolhas, tempos e trajetórias.
Duração: 2 minutos e meio

SERVIÇO

PERFÍDIA – Festival de Performance e Novas Mídias
De 10 a 13 de agosto de 2017

Teatro Municipal | Praça Cacilda Becker | Casa de Cultura Dinorath do Vale | Centro Cultural Vasco | Barteliê
São José do Rio Preto (SP)

Realização: Agrupamento Andar7
Direção Artística e Curadoria: Luciana Ramin
Direção de Produção e Curadoria: Otávio Oscar
Patrocínio: CAIXA
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Centro Cultural Vasco e Barteliê

Site: www.plataformaperfidia.com
Facebook: https://www.facebook.com/plataformaperfidia/
Instagram: https://www.instagram.com/plataformaperfidia/

ENDEREÇOS

TEATRO MUNICIPAL
Av. Brg. Faria Lima, 5381 – Chácara Municipal

CASA DE CULTURA DINORATH DO VALE
Rua Antônio de Godoy, 120 – Chácara Municipal

PRAÇA CACILDA BECKER
Praça Cacilda Becker s/nº Chácara Municipal

CENTRO CULTURAL VASCO
R. São João, 1840 – Boa Vista

BARTELIÊ
R. Três Fronteiras, 2695 – Eldorado

SESC RIO PRETO
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal