Cinco motivos para visitar Cunha, em SP

Plantação de lavanda

Já ouviu falar sobre Cunha, na Serra da Bocaina, em São Paulo? Não? Pois deveria…Cercada por muito verde, o lugar tem campos de lavanda, ateliês de cerâmica, cerveja artesanal, gastronomia surpreendente e pousadas sustentáveis. Reunimos alguns motivos que fazem valer a pena visitar a cidade.

Lavandário e Contemplário

Lavandário e Contemplário

Nesse lugar charmoso, os viajantes podem conhecer verdadeiros campos de lavanda francesa, visitar ateliês de cerâmica japonesa e tomar uma autêntica cerveja alemã. O Lavandário e o Contemplário não oferecem apenas uma paisagem de tirar o fôlego, típica da Provença. Lá, os visitantes podem experimentar quitutes à base de lavanda, como sorvete e pesto, além de adquirir cosméticos e outros produtos elaborados com o extrato da planta, como sabonetes e aromatizadores de ambientes.

hi-mundim-ceramista

Os ateliês de cerâmica são um show à parte, não só pela beleza das peças mas também pelo delicado processo da produção artesanal de cada uma delas. No Suenaga e Jardineiro, por exemplo, os proprietários ainda seguem o estilo japonês de queima e pintura e contam em detalhes o processo de produção para os visitantes que estiverem interessados.

Quem não abre mão de uma cerveja artesanal tem que visitar a cervejaria Wolkenburg, no topo de uma montanha, com direito a uma paisagem incrível da região e degustação. Na hora da fome, as especialidades são os pratos à base de shitake – há diversos produtores na região, garantindo o frescor do produto – e pinhão, outro carro-chefe da gastronomia de Cunha.

Pousada B. Bié

Pousada B. Bié

As dicas de hospedagem são as premiadas pousadas da cidade. O Traveler’s Choice, prêmio anual do site de viagens TripAdvisor, elegeu a Barra do Bié (www.pousadabarradobie.com.br) como a melhor pousada do Brasil. No mesmo ranking, em 16º lugar, está a Quinta da Serra (www.pousadaquintadaserra.com.br). A premiação é feita com base na quantidade e na qualidade das avaliações feitas pelos usuários do site sobre hotéis, atrações e restaurantes localizados em cada destino.

Pousada dos Anjos

Pousada dos Anjos

Recentemente, outros dois estabelecimentos foram contemplados com o prêmio. A Pousada dos Anjos (http://www.pousadadosanjos.com.br/) ganhou mais uma vez o selo EcoLíder Prata, classificação concedida aos hotéis que seguem padrões de sustentabilidade. O espaço possui, além dos chalés e quartos aconchegantes, natureza exuberante no lago, nas florestas e trilhas. Os ingredientes do café da manhã são orgânicos e a pousada busca usar energia solar. Já a pousada Pouso Caminho das Artes (http://www.pousocaminhodasartes.com.br/) subiu um degrau no programa Ecolíderes do TripAdvisor e agora é bronze no quesito sustentabilidade. Destacam-se, ainda, o conforto, o requinte e o atendimento atencioso, a apenas 1 km do centro.

Pousada Quinta da Serra

Pousada Quinta da Serra

Mais informações podem ser obtidas em http://www.cunha.sp.gov.br