Cia. Cênica apresenta Sabiás do Sertão

Sabiás do Sertão (Foto: Jorge Etecheber)

Nesta quinta, dia 20, a Cia. Cênica apresenta espetáculo Sabiás do Sertão em São José do Rio Preto, SP.

Público poderá conferir peça que homenageia dois expoentes da cultura caipira, Cascatinha e Inhana, às 20h, na sede da companhia. E no sábado, Cia. Cênica promove outra atividade grátis, um encontro especial para mães artistas

O espetáculo Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança, que conta a história de Cascatinha e Inhana. Expoentes da música caipira, foi a primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher. A entrada é gratuita.

O espetáculo é livre para todos os públicos e os lugares limitados. A retirada de ingressos deve ser feita a partir das 19h no local.

O endereço da sede da Cia. é Avenida das Hortências, 263, no Jardim dos Seixas, em Rio Preto.

A apresentação é pelo Arte de Quinta, ação do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018. Por meio dela, até outubro, a companhia apresentará gratuitamente todos os espetáculos de seu repertório.

Sabiás do Sertão

Em Sabiás do Sertão, o circo e o rádio, presentes na trajetória da dupla Cascatinha e Inhana, são trazidos à cena por uma companhia ambulante de teatro.

Os artistas rapsodos contam, vivem, tocam, dançam e cantam. Também trazem um pouco da vida e muito do rico repertório de toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções imortalizadas nas vozes de Cascatinha e Inhana.

Sabiás do Sertão (Foto: Estevam Collar)

As canções que compõem o repertório da dupla configuram-se como um importante elemento narrativo e são interpretadas pelo elenco.

O espetáculo estreou em agosto de 2013.

A Cia. convidou para a codireção e a direção musical do espetáculo Luiz Carlos Laranjeiras, ator, diretor, compositor e investigador da cultura popular brasileira e de sua influência na formação do ator no Brasil.

Encontro

Também pelo PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, nesta semana, a Cia. Cênica oferece outra atividade gratuita.

É o encontro Samaúma – Sobre Mães-Árvore e Atrizes Polivalentes, conduzido por Juliana Calligaris e Fernanda Missiaggia, voltado a mães artistas.

Será neste sábado (22/9), às 10h, na Praça das Rosas, que também fica no Jardim dos Seixas, em frente ao Colégio Criarte.

Fernanda Missiaggia (Foto: Amauri Alves Marçal)

Ritualizado em forma de piquenique, o encontro irá tratar sobre o que é ser essa espécie de mulher-árvore, samaúma gigante, deusa da humanidade para alguns povos indígenas.

Essa mãe empoderada que também é atriz polivalente: atua, produz, ensaia, apresenta e, acima de tudo, é nutriz, progenitora e tronco.

Não é necessário fazer inscrição para o encontro. As participantes devem levar algum alimento para saborear e partilhar durante a atividade.

O PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018 venceu o Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

Até outubro, a Cia. Cênica desenvolve, por meio dele, várias apresentações artísticas e de intercâmbio e atividades formativas gratuitas, envolvendo a classe artística local e convidados e a comunidade.

Serviço:

Espetáculo Sabiás do Sertão, da Cia. Cênica. Quinta (20/9), às 20h, na Sede da Cia. Cênica. Endereço: Avenida das Hortências, 263 – Jardim dos Seixas – Rio Preto. Gratuito. Lugares limitados. Retirada de ingressos a partir das 19h no local. Livre.

Encontro Samaúma, conduzido por Juliana Calligaris e Fernanda Missiaggia. Sábado (22/9), às 10h, na Praça das Rosas. Endereço: Avenida das Hortênsias, próximo ao Colégio Criarte – Jardim dos Seixas – Rio Preto. Gratuito. Não é necessário fazer inscrição.